Wolf Alice (foto de Jordan Hemingway)

O regresso épico dos Wolf Alice com “The Last Man on Earth”

Após quatro longos anos, os Wolf Alice regressam em grande com “The Last Man on Earth” e anunciam o terceiro álbum, Blue Weekend.

Depois de uma forte estreia em 2015, com My Love Is Cool, a banda londrina elevou a fasquia com Visions of Life, lançado em 2017. Superar um vencedor do Mercury Prize não é tarefa fácil, mas as novidades prometem um digno sucessor. Depois de quatro silenciosos anos, os Wolf Alice avançaram o single “The Last Man on Earth” do seu futuro e seguramente aguardado terceiro longa-duração, Blue Weekend, a sair no dia 11 de junho pela Dirty Hit/RCA Records.

“É sobre a arrogância humana”, explica Ellie Rowsell, vocalista dos Wolf Alice. “Tinha acabado de ler Cat’s Cradle de Kurt Vonnegut e tinha escrito o verso “Peculiares sugestões de viagem são lições de dança de Deus” nas minhas notas. Mas depois pensei ‘‘Uh, uma peculiar sugestão de viagem não é uma lição de dança de Deus, é apenas uma sugestão de viagem! Porque precisa tudo de ter um significado mais profundo?” Quanto ao nome do álbum, esclarece que este álbum é para outras pessoas: “Por vezes, ouves uma canção e ela faz-te sentir melhor, ou ouves uma canção e ela faz-te sentir olhado. Eu lembro-me de me sentir azul em relação a alguma coisa, e pensar ‘pergunto-me que canções posso ouvir que sejam sobre o que estou a sentir agora'”.

Lê Também:
Melhores Álbuns da Década 2010-2019

A canção funde a escrita clássica de canções e a personalidade vincada da banda, resultando numa faixa que, tendo tudo para ser apenas uma balada, vai-se lenta e subtilmente metamorfoseando noutra coisa graças ao cunho pessoal dos Wolf Alice. Se a primeira parte da canção nos dá a voz nua de Rowsell, em solitária conversa com o piano, enfatizando-se cada palavra proferida, a ponte assinala uma viragem inesperada, introduzindo uma mescla de coros épicos e guitarras psicadélicas da década de 60.

A banda partilhou também o vídeo do single, onde uma versão minimalista, estilizada a preto e branco, de Ellie Rowsell ocupa o centro, intercalando hipnoticamente planos de peito da vocalista com planos de pormenor do seu rosto impávido e sereno. Versos como “the thing you should be asking for is help” e “you’d like a light to shine on you” vão ecoando, trazendo à memória a nossa condição neste tempo de pandemia, enquanto efeitos caleidoscópicos e flashes de luz irradiada de fontes incertas sublinham o veio psicadélico da balada. Crítica à arrogância de quem pede por mais, olhos postos nas alturas, enquanto ignora a mão estendida pelos amigos na conversa da qual não se ouve palavra? E se as alturas não viessem daquela obscura e inatingível lua que lampeja por instantes no vídeo, mas da proximidade terrena de quem se encontra ao nosso lado?

WOLF ALICE | “THE LAST MAN ON EARTH”

O vislumbre que este nono capítulo nos dá do conteúdo do álbum sugere uma nova flexão da sonoridade da banda, confirmando o intuito experimentalista de Visions of Life. A crueza lírica de “The Last Man On Earth”, envolta num pacote enganadoramente doce e épico, promete um álbum digno de esperar e ouvir.

BLUE WEEKEND | Alinhamento

1. The Beach
2. Delicious Things
3. Lipstick on the Glass
4. Smile
5. Safe From Heartbreak (if You Never Fall in Love)
6. How Can I Make it OK?
7. Play the Greatest Hits
8. Feeling Myself
9. The Last Man on Earth
10. No Hard Feelings
11. The Beach II

Pub


About The Author


Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *