© taniavolobueva via ShutterStock (ID 1091873957)

Martin Scorsese ficou apaixonado por esta canção de Lead Belly

Martin Scorsese é um dos mais importantes realizadores americanos em atividade. Para quem acompanha minimamente os seus filmes, sabe que o autor tem um gosto particular pelo cinema europeu e também pela música.

O realizador é autor de 26 longas-metragens de ficção e ainda 16 documentários. Além disso, realizou várias curtas-metragens e até anúncios publicitários. Vários são os projetos de Martin Scorsese ligados à música, sobretudo no que aos documentários diz respeito. Assim, o autor revelou uma das suas canções favoritas.

Lê Também:
Estes são os 7 filmes favoritos de Martin Scorsese

Qual a canção que Martin Scorsese tanto gosta?

Martin Scorsese Assassinos da Lua das Flores novo filme Leonardo DiCaprio Life of Jesus raging bull touro enraivecido streaming prime video
© aspen rock via ShutterStock (ID: 75815674)

Com a sua filmografia a percorrer já quase 60 anos de História do Cinema, Martin Scorsese é invejavelmente um dos maiores realizadores de cinema no mundo.

A sua primeira longa-metragem de ficção data já de 1967, “Quem Bate à Minha Porta?”, e o autor trabalhou logo com um daqueles que viriam a ser um dos seus atores-fétiche: Harvey Keitel.

No meio da sua obra de ficção, Martin Scorsese é igualmente autor de vários documentários dedicados à música. Documentários esses que nem sempre são reconhecidos e onde se destacam:

  • “A Última Valsa” (1978): sobre o último concerto de The Band no Inverno de 1976, o filme inclui ainda participações de Bob Dylan, Joni Mitchell, Neil Young, Ringo Starr, entre muitos outros;
  • “No Direction Home: Bob Dylan” (2005): integrado na série “American Masters”, o documentário analisa os primórdios da carreira de Bob Dylan, entre 1961 e 1966;
  • “Shine a Light” (2008): sobre a carreira dos Rolling Stones e com a presença de vários momentos de concertos;
  • “George Harrison: Living in the Material World” (2011): em concreto, sobre a vida e carreira de George Harrison, mas com a participação de outros elementos dos Beatles;
  • “Rolling Thunder Revue: A Bob Dylan Story by Martin Scorsese” (2019): documentário para a Netflix centrado na turné “Rolling Thunder Revue” de Bob Dylan em 1975.

Agora, Martin Scorsese revelou qual a canção que despertou o seu gosto pelos blues: “See See Rider”, cantada por Lead Belly.

Lê Também:
Martin Scorsese | Top Filmes MHD

Porquê o gosto particular pelos blues?

Pois é, na verdade, há uma razão bastante simples para isto. É que Martin Scorsese produziu em 2003 uma minissérie intitulada “The Blues”, exibida no canal público PBS.

Pub

Analisando obras de nomes como B. B. King, Ike Turner ou Pinetop Perkins, Martin Scorsese realizou o primeiro episódio da série prestando tributo aos Delta blues. A saber, os restantes episódios são da autoria de Wim Wenders, Richard Pearce, Charles Burnett, Marc Levin, Mike Figgis e Clint Eastwood.

É no âmbito de uma entrevista sobre esta série documental que Scorsese recorda: “Um dia, por volta de 1958, lembro-me de ouvir algo diferente do que tinha ouvido até então. Nunca vou esquecer a primeira vez que ouvi o som daquela guitarra. A música pedia: ‘Ouve-me!’ Corri a ir buscar uma caneta e um papel e apontei o nome. A canção chamava-se ‘See See Rider’ que eu já conhecia no cover de Chuck Willis. O nome do cantor era Lead Belly.”

Por fim, o autor acrescentou ainda que foi a correr a uma loja de música para ouvir um disco com várias músicas do cantor com o qual tinha ficado encantado.

Pub


About The Author


Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *