Martin Scorsese em "A Invenção de Hugo" | ©2011 GK Films

Martin Scorsese | Top Filmes MHD

Os membros da equipa da MHD juntaram-se para fazer o TOP 10 melhores filmes do realizador Martin Scorsese. Este top não é um top dos melhores filmes do realizador em termos técnicos, mas sim os favoritos da nossa equipa, por isso os resultados podem ser um pouco diferentes. Será que o teu filme favorito do realizador vai estar neste Top?

Sabias que Martin Scorsese era para ser padre? Mas o realizador mudou de ideias para não se sentir ainda mais isolado já que cresceu com asma e por isso não podia praticar desporto, que fez com que fosse isolado dos outros.

Os filmes de Martin Scorsese são muito sobre o próprio. Sendo trabalhos pessoais e apaixonantes que mostram um pouco das suas obsessões, a sua separação da religião, a tormenta espiritual e a culpa, muitas vezes mostrados por filmes com gangues e dramas criminais.

Vamos descobrir qual é o Top 10 de filmes Martin Scorsese segundo a MHD?!

1 de 10

10º – Taxi Driver (1976)

taxi driver martin scorsese
©AXN Portugal

Robert de Niro, vestido com um casaco verde-tropa, de arma em punho em frente ao espelho, quase como um ator a treinar expressões para a sua peça. É assim que o encontramos ou não fosse esta mítica cena completamente improvisada, a pedido de Scorsese, que entre alguns diálogos simples, um fica para sempre na história do cinema. “Are you talking to me?” é ainda hoje a primeira frase que nos vem à memória quando mencionamos de Niro, numa subtileza sem igual que fez de uma pequena diretriz, uma das mais icónicas cenas da indústria cinematográfica.

Não recordar Scorsese sem o associar automaticamente a “Taxi Driver” é o mesmo que assistir a um musical sem música e esta simbiose continuará a perdurar no tempo pela simplicidade complexa como se desenvolve a narrativa do filme. Travis Bickle (Robert de Niro), veterano de guerra com traumas profundos decorridos desse tempo, sofre de insónias que se repetem noite após noite. Decide então aproveitar o seu infortúnio para conduzir um táxi nas ruas urbanas e sombrias de Nova Iorque, numa tentativa de encontrar um sentido íntimo para a sua existência, algo que defende como ideal desde o início, não deixando que a vida passe por ele em vão.

Entre o cinza da cidade, representando a sua própria decadência, existe muita magia, seja pela interpretação de de Niro, pela realização ímpar de Scorsese ou pelo argumento intimista de Paul Schrader, a jornada de Bickle representa acima de tudo uma crítica explícita ao sistema americano, mostrando como os veteranos eram deixados à sua mercê depois de darem a sua vida para defender o país, a par da violência e corrupção dos anos 70 perfeitamente ficados nesta produção, que faz com que após mais de 40 anos, continuemos a revisitar e relembrar inclusivamente neste TOP.

Filipa Martins     

1 de 10

Ana Inês Carvalho

Licenciada em História de Arte. Viciada em filmes e música, em especial k-pop, e também wrestling.

Ana Inês Carvalho has 1022 posts and counting. See all posts by Ana Inês Carvalho

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *