Estes 4 grandes filmes estão prestes a abandonar a Netflix
A plataforma de streaming Netflix é uma das mais populares em todo o mundo (Portugal incluído). Como em todas as plataformas de streaming, há constantemente entradas e saídas do catálogo.
À exceção dos conteúdos originais, os direitos dos filmes e séries têm um tempo limitado de disponibilidade devido aos direitos de autor. Assim, em outubro há várias (grandes) saídas de filmes no catálogo da Netflix. Deixo-te, para ti, a referência (e sugestão) de 4 títulos do catálogo para o qual tens a última oportunidade de os veres nos próximos dias.
Uma série que virou filme (ainda) na Netflix
“O Sexo e a Cidade” (1998-2004, Darren Star) é uma das séries mais emblemáticas da história do canal premium americano HBO. Com 6 temporadas e 94 episódios lançados, mesmo quem não viu sabe minimamente o que é esta série que venceu 7 prémios Emmy e 8 Globos de Ouro, entre muitos outros prémios.
A saber, após o sucesso da série foram ainda lançados dois filmes – “O Sexo e a Cidade” (2008) e “O Sexo e a Cidade 2” (2010), ambos realizados por Michael Patrick King – e ainda duas outras séries derivadas – a prequela “The Carrie Diaries” (2013-14, Amy Harris) e a sequela “And Just Like That…” (2021-25, Michael Patrick King e Darren Star).
Ora, a Netflix tem (ainda) no seu catálogo a série original e os dois filmes. O grande problema para ti – se és fã ou se nunca viste e queres ver – é que ambos os filmes vão sair do catálogo da Netflix. O primeiro filme sai do catálogo já hoje, 10 de outubro. Quanto ao segundo, tens até ao dia 31 de outubro para o veres.
A série irá continuar, por agora, no catálogo. Contudo, sendo uma série original da HBO – incluída no catálogo da Netflix num acordo surpreendente em 2023 -, podemos especular que seja a próxima vítima em breve… Mas, para já, podes ficar descansado por uns tempos. Depois da saída da Netflix poderás ainda ver os dois filmes na Prime Video e, claro, na HBO Max. Em alternativa, ambos os filmes tiveram exibição no Star Life recentemente. Assim, ainda os consegues ver nas gravações automáticas da tua box.
Qual a narrativa dos filmes?
No primeiro filme, Carrie (Sarah Jessica Parker) tem finalmente o seu casamento marcado com Big (Chris Noth), depois de se mudarem juntos para um luxuoso apartamento em Nova Iorque. Contudo, o noivo fica nervoso com a proporção que os detalhes do casamento estão a tomar e o matrimónio fica em risco…
No segundo filme, a produção torna-se maior e as quatro amigas – Carrie, Samantha (Kim Cattrall), Charlotte (Kristin Davis) e Miranda (Cynthia Nixon) – viajam até Abu Dhabi, nos Emirados Árabes Unidos, onde o ex de Samantha se encontra a rodar um filme.
Sandra Bullock numa atuação premiada
A atriz Sandra Bullock já foi nomeada para dois Oscars e cinco Globos de Ouro. Contudo, só conseguiu vencer uma vez em ambos os casos.
“Um Sonho Possível” (2009, John Lee Hancock) foi o filme com o qual a atriz conseguiu o feito de ganhar ambos os prémios e (ainda) podes ver o filme na Netflix. A obra, à primeira vista, pode ser vista como um filme de desporto. No entanto, é muito mais do que isso.
O filme inspira-se na história verídica do jogador de futebol americano Michael Oher (interpretado por Quinton Aaron). Além disso, é uma adaptação do livro homónimo de Michael Lewis (de onde retiraram apenas o subtítulo “Evolution of a Game”).
“Um Sonho Possível” conta a história de Michael Oher, um rapaz abandonado pela sua mãe e que vive sozinho nas ruas. Num jogo de desporto escolar, Leigh Anne Tuohy (Sandra Bullock) apercebe-se do jovem. No seu sentido de cristã, acaba por abrigá-lo na sua casa e Michael é adotado pela família. Paralelamente, a família Tuohy descobre o dom de Michael para o futebol americano e encorajam-no a jogar tornando-se num dos maiores jogadores da modalidade.
Podes ver “Um Sonho Possível” na Netflix até ao próximo dia 13 de outubro. Depois disso, poderás ver o filme em regime de compra na Apple TV e Rakuten TV.
Um musical inesquecível (ainda) na Netflix
Um filme igualmente premiado – 6 Oscars, incluindo o de melhor filme, 3 Globos de Ouro, incluindo melhor filme de comédia ou musical, entre muitos outros – “Chicago” (2002, Rob Marshall) é outra das “vítimas” da Netflix nos próximos dias.
O musical “Chicago” tem interpretações inesquecíveis de Renée Zellweger, Catherine Zeta-Jones, Richard Gere e Queen Latifah, por exemplo. O filme é uma adaptação do musical homónimo da Broadway de 1975 com autoria de Bob Fosse e Fred Ebb, bem como na peça de teatro de mesmo nome de 1926 com autoria de Maurine Dallas Watkins.
A ação de “Chicago” centra-se na história de duas assassinas – Roxie Hart (Zellweger) e Velma Kelly (Zeta-Jones). Elas são presas mas conseguem ser ilibadas de forma surpreendente pelo advogado Billy Flynn (Gere). Por fim, ainda conseguem tornar-se grandes estrelas de vaudeville à conta dos seus crimes.
“Chicago” vai sair da Netflix já no próximo dia 16 de outubro. Depois disso, podes ver em regime de aluguer ou compra na Apple TV.