Jamie Lee Curtis e Lindsay Lohan

20 Filmes para veres com a tua Mãe

Hoje celebramos o dia da Mãe, por isso decidimos reunir 20 filmes para veres com a tua mãe! Embarquem nesta nossa viagem cinematográfica que vos irá transportar entre décadas de choro e riso! Uma sugestão de programa diferente para este domingo ou para outro dia 🙂

UM SONHO POSSÍVEL (2009)

um sonho possível

Realização: John Lee Hancock

Elenco: Sandra Bullock, Tim McGraw, Quinton Aaron, Lily Collins, Jae Head

Sinopse: Michael Oher (Quinton Aaron), um adolescente traumatizado e abandonado à sua sorte, tem três capacidades que o tornam muito especial: resiliência, uma aptidão inata para o desporto e um instinto de protecção particularmente apurado. Leigh Anne Tuohy (Sandra Bullock) é uma mulher da classe alta, decidida e autoritária, mas cujo enorme coração tem sempre espaço para mais um. A força do acaso junta-os e, o que poderia ser unicamente um gesto de generosidade, torna-se no grande momento de viragem nas suas vidas…




A MINHA MÃE, EU E A MINHA MÃE (1999)

A Minha Mãe, Eu e a Minha Mãe

Realização: Wayne Wang

Elenco: Susan Sarandon, Natalie Portman, Hart Bochner, Eileen Ryan, Ray Baker, John Diehl, Shawn Hatosy

Sinopse: Adele August (Susan Sarandon) vive com a sua filha Ann (Natalie Portman), de 14 anos, em Bay City no estado do Wisconsin. Adele é uma mulher exuberante e sonhadora que está farta da sua vida medíocre na pequena cidade do interior e decide mudar-se para Beverley Hills na Califórnia. Ann fica furiosa com a mudança, apesar da mãe acreditar que a filha pode, assim, aspirar a uma carreira de actriz em Hollywood.

As duas vão viver tempos difíceis, na ensolarada Califórnia de todos os sonhos, com Adele a ter muita dificuldade em encontrar um marido rico, manter o emprego e pagar as contas…




O SEU GRANDE MISTÉRIO (1948)

i remember mama

Realização: George Stevens

Elenco: Irene Dunne, Barbara Bel Geddes, Oskar Homolka, Philip Dorn, Cedric Hardwicke, Edgar Bergen

Sinopse: Narrado sob a perspectiva da filha Katrin (Barbara Bel Geddes), “I Remember Mama” (no original) retrata as peripécias e desafios de um casal de imigrantes nórdicos que tenta iniciar uma nova vida na América. Mama (Irene Dunne) tenta a todo o custo manter a sua casa e família em ordem, à medida que a sua casa é invadida por familiares, imigrantes e amigos.




UM DIA DE LOUCOS (2003)

Um Dia de Doidos

Realização: Mark S. Waters

Elenco: Jamie Lee Curtis, Lindsay Lohan, Mark Harmon, Harold Gould, Chad Michael Murray

Sinopse: A Dra. Tess Coleman (Jamie Lee Curtis) e a filha adolescente Anna (Lindsay Lohan) não têm nada em comum. Tess não consegue entender os gostos da filha no que diz respeito a homens e roupa e muito menos o seu sonho de ser uma “rock star”. Até que uma manhã, as duas acordam e descobrem que trocaram de corpos! Tess está presa dentro de corpo de Anna e a filha no corpo da mãe.

E para piorar tudo, Tess está de casamento marcado para sábado e até lá tem de descobrir uma forma de inverter a bizarra situação. Entretanto, devido ao estado em que se encontram, Tess e Anna aprendem a respeitar-se e a compreender-se.




LAÇOS DE TERNURA (1983)

Terms of Endearment

Realização: James L. Brooks

Elenco: Shirley MacLaine, Debra Winger, Jack Nicholson, Danny DeVito, Jeff Daniels

Sinopse: Baseado no romance de Larry McMurtry, “Laços de Ternura”mistura o drama com a comédia, abarcando cerca de 30 anos da vida de uma mãe, Aurora Greenway (Shirley MacLaine), e uma filha, Emma (Debra Winger). À medida que cresce, Emma sente-se sufocada pela mãe e anseia por sair de baixo da sua asa. Para desespero da mãe, Emma sai de casa para se casar com Flap (Jeff Daniels), de quem tem três filhos. Enquanto isso, Aurora é cortejada por Garrett Breedlove (JackNicholson), um ex-astronauta com grande sentido de humor.




WONDER: ENCANTADOR (2017)

canais tvcine e séries

Realização: Stephen Chbosky

Elenco: Julia Roberts, Jacob Tremblay, Owen Wilson, Mandy Patinkin, Ali Liebert, Crystal Lowe

Sinopse: Baseado no bestseller de R.J. Palacio, Auggie Pullman (Jacob Tremblay) é um menino que nasceu com uma malformação facial e por consequência está a ser alvo de bullying por parte dos colegas. Mas a sua força interior e a capacidade de mostrar a sua verdadeira essência vão fazer com que todos todos entendam que ele é apenas mais uma criança comum, e que a beleza não está na aparência.




A MINHA MÃE É UMA SEREIA (1990)

A Minha Mãe é Uma Sereia

Realização: Richard Benjamin

Elenco: Cher, Winona Ryder, Bob Hoskins, Christina Ricci

Sinopse: Após mais um fracasso sentimental, Rachel Flax (Cher) muda-se com as duas filhas para a Costa Leste. Uma delas, Charlotte (Winona Ryder), em plena crise da adolescência, não concorda com a decisão. Para mais, enquanto Rachel é sexy e conquistadora, Charlotte só aspira a ser freira. Mas as hormonas não perdoam…




ALMA EM SUPLÍCIO (1945)

alma em suplicio

Realização: Michael Curtiz

Elenco: Joan Crawford, Jack Carson, Zachary Scott, Eve Arden, Ann Blyth, Bruce Bennett

Sinopse: Uma mãe trabalhadora (Joan Crawford) inclina-se para o desastre quando se divorcia do seu marido e passa de empregada a dona de restaurante para sustentar as suas duas filhas.




FLORES DE AÇO (1989)

Flores de Aço (1989)

Realização: Herbert Ross

Elenco: Sally Field, Dolly Parton, Shirley MacLaine, Daryl Hannah, Olympia Dukakis, Julia Roberts, Tom Skerritt

Sinopse: Esta é a história de seis mulheres (Sally Field, Dolly Parton, Shirley Mclaine, Daryl Hannah, Olympia Dukakis e Julia Roberts), muito diferentes e especiais, ligadas pela amizade e pela lealdade, ao longo de vários períodos das suas vidas, numa pequena cidade da Louisiana. Seis mulheres com os seus medos e com as suas esperanças, mordazes, irónicas ou ingénuas, mas eternamente amigas.




CLAUDINE CORPO E ALMA (1974)

Claudine

Realização: John Berry

Elenco: Diahann Carroll, James Earl Jones, Lawrence-Hilton Jacobs, Tamu Blackwell, David Kruger

Sinopse: Na Harlem dos anos 70, Roop, que trabalha na recolha do lixo, sente-se intimidado pela ideia de namorar com Claudine, uma mãe solteira de seis sob pensão.




PAI PARA MIM…MÃE PARA TI (1998)

Filmes

Realização: Nancy Meyers

Elenco: Lindsay Lohan, Dennis Quaid, Natasha Richardson, Lisa Ann Walter, Elaine Hendrix

Sinopse: Duas irmãs gémeas separadas à nascença no divórcio decidem fazer-se passar uma pela outra para tentarem reconciliar os pais.




LION – A LONGA ESTRADA PARA CASA (2016)

Lion a longa estrada

Realização: Garth Davis

Elenco: Rooney Mara, Nicole Kidman, Dev Patel, Nawazuddin Siddiqui, Tannishtha Chatterjee, David Wenham, Pallavi Sharda

Sinopse: Quando tinha apenas cinco anos, o indiano Saroo (Dev Patel) perdeu-se dos pais nas ruas de Calcutá, a milhares de quilómetros de casa. Após enfrentar enormes desafios para sobreviver sozinho, é adotado por uma amável família australiana. Agora, aos 25 anos de idade, decide partir para o reencontro da sua família biológica.




RECORDAÇÕES DE HOLLYWOOD (1990)

postcards from the Edge

Realização: Mike Nichols

Elenco: Gene Hackman, Shirley MacLaine, Meryl Streep, Dennis Quaid, Rob Reiner, Richard Dreyfuss

Sinopse: Uma estrela de Hollywood que acaba de sair da clínica de reabilitação tenta retomar a vida normal mas é forçada a voltar a ir viver com a mãe para evitar o desemprego.




ROOM (2015)

Realização: Lenny Abrahamson

Elenco: Brie Larson, Jacob Tremblay, William H. Macy, Joan Allen, Sean Bridgers, Megan Park, Amanda Brugel, Kate Drummond

Sinopse: Depois de Jack (Jacob Tremblay), de 5 anos, e a sua mãe (Brie Larson) terem escapado ao enclausuramento que Jack conheceu durante toda a sua vida, o rapaz faz uma descoberta fascinante: o mundo exterior. Enquanto experiência toda a alegria, entusiasmo e medo que esta nova aventura traz, ele agarra-se ao que lhe é mais importante – a ligação especial com a sua amada e devota mãe.




A MINHA MADRASTA É UM EXTRATERRESTRE (1988)

A Minha Madrasta É Um Extraterrestre (1988)

Realização: Richard Benjamin

Elenco: Dan Aykroyd, Kim Basinger, Jon Lovitz, Alyson Hannigan, Joseph Maher, Seth Green, Ann Prentiss

Sinopse: O astrofísico americano Steven Mills (Dan Aykroyd) cria um poderoso feixe de raios que é lançado no espaço, ameaçando um planeta numa longínqua galáxia. O planeta ameaçado envia uma nave à Terra e um extraterrestre surge na forma de uma sexy loira sob o nome de Celeste Martin (Kim Basinger)…

Esta, que aprendeu a língua e os costumes humanos através da televisão, exibe uma série de bizarros comportamentos que só a filha adolescente (Alyson Hannigan) de Steven parece notar, como por exemplo, beber o ácido de uma bateria ou meter a mão em água a ferver. O bizarro comportamento e os disparates de Celeste divertem Steven que se apaixona por ela. Celeste apenas pretende que Steven salve o seu planeta mas no meio de um inesperado romance inter-galáctico, vai perdendo o sentido da sua missão.




SALA DE PÂNICO (2002)

sala de panico

Realização: David Fincher

Elenco: Dwight Yoakam, Forest Whitaker, Jodie Foster, Kristen Stewart

Sinopse: Meg Altman (Jodie Foster), uma mulher recém-divorciada, compra uma casa para viver com a filha Sarah, de 11 anos. A casa tem uma particularidade estranha: inclui uma sala com portas fortificadas — a “sala de pânico” —, a partir da qual é possível controlar todas as outras divisões através de um circuito interno de vídeo.

A sala, que fascina Sarah, torna-se fundamental quando a casa é assaltada por três homens armados: Meg e a filha refugiam-se então nessa fortaleza interior para se protegerem dos assaltantes. Mas estes vão tentar entrar na “sala de pânico” a todo o custo, pois o que procuram está justamente aí.




O PECADO DAS MÃES (1937)

o pecado das mães

Realização: King Vidor

Elenco: Barbara Stanwyck, John Boles, Anne Shirley, Barbara O’Neil, Alan Hale

Sinopse: Uma mãe (Barbara Stanwyck) da classe trabalhadora está disposta a sacrificar tudo para dar à sua filha um futuro socialmente promissor.




RICKI E OS FLASH (2015)

Ricki e os Flash

Realização: Jonathan Demme

Elenco: Sebastian Stan, Meryl Streep, Kevin Kline, Mamie Gummer, Rick Springfield

Sinopse: Um filme recheado de música e performances ao vivo, onde Meryl Streep interpreta Ricki, uma lenda da guitarra que desistiu de tudo pelo sonho de ser uma estrela Rock&Roll, mas que agora regressa a casa para fazer as pazes com a sua família. Streep contracena com a sua filha na vida real, Mamie Gummer, que também interpreta a sua filha no filme.




TUDO SOBRE A MINHA MÃE (1999)

Tudo Sobre a Minha Mãe

Realização: Pedro Almodóvar

Elenco: Cecilia Roth, Marisa Paredes, Candela Peña, Penélope Cruz, Rosa Maria Sardà

Sinopse: O vencedor do Óscar para Melhor Filme Estrangeiro de 1999, narra a história de Manuela que perde o seu único filho Estebán, de 18 anos, num acidente de viação, cuja grande obsessão era saber quem era o seu pai. Após a morte de Estebán, Manuela sente a necessidade de procurar o pai do seu filho….




MAMMA MIA! (2008)

DVDs lançados

Realização: Phyllida Lloyd

Elenco: Meryl Streep, Amanda Seyfried, Pierce Brosnan, Colin Firth, Pierce Brosnan, Stellan Skarsgard

Sinopse: Donna (Meryl Streep) é uma mãe solteira e independente que gere um pequeno e idílico hotel numa ilha grega. A filha Sophie (Amanda Seyfreid) vai casar e para o casamento Donna convida as suas melhores amigas. Mas Sophie, que secretamente sonha encontrar o pai, faz também três convites inesperados.

À ilha chegam três homens (Colin Firth, Pierce Brosnan e Stellan Skarsgard) que pertenceram ao passado de Donna, sendo que qualquer um deles pode ser o pai de Sophie. Em 24 horas, Donna desespera e tudo pode acontecer, até porque com um casamento por perto o romance anda no ar.

 

Tens algum filme que (re)vejas com a tua mãe?

Inês Serra

Cresci a ir ao cinema, filha de pais que iam a sessões duplas...Será genético? Devoro livros e algumas séries. Fã incondicional do fantástico e do sci-fi. Gostaria de viver todos os dias com o mote Spielbergiano - "I dream for a living"

Inês Serra has 1011 posts and counting. See all posts by Inês Serra

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.