Zendaya (Challengers) © 2023 Metro-Goldwyn-Mayer Pictures Inc. All Rights Reserved.

Estes são os 5 melhores filmes de Luca Guadagnino (Depois da Caçada)

Luca Guadagnino é um dos cineastas mais elegantes e sensoriais do cinema contemporâneo. Os seus filmes respiram emoção, desejo e calor humano. A estreia deste realizador italiano no formato de longa-metragem deu-se em 1999, com “The Protagonists”, com Tilda Swinton e desde então tem construído um currículo heterogéneo e prolífico, mas sempre marcante.

Com a estreia do seu novo filme, “Depois da Caçada”, com Julia Roberts, Andrew Garfield e Ayo Edebiri, é a altura certa para refletir sobre a sua filmografia e os seus melhores filmes. Estes são os seus cinco filmes mais notáveis!

Pub

“Chama-me Pelo Teu Nome”

chama-me pelo teu nome livro grandes filmes na tv
Timothée Chalamet, muito jovem, surge assim em “Call Me By Your Name” (2017) |©Sony Picture Classics

O marco internacional da sua carreira, “Chama-me Pelo Teu Nome” (2017), continua a ser o grande ponto de viragem. Rodado no norte de Itália, é uma carta de amor à juventude e ao verão, onde uma relação breve entre Elio, um jovem de 17 anos, e Oliver, um jovem adulto, se desenrola com doçura, amargura e uma inevitável dor.

Aqui, Guadagnino não filma uma história de amor, mas uma experiência de descoberta para Elio. O papel de Timothée Chalamet como Elio e a música original de Sufjan Stevens tem tornado neste filme num clássico contemporâneo.

“Suspiria”

top mhd melhores filmes cinema de 2018 suspiria
Suspiria, de Luca Guadagnino

“Suspiria”, de 2018, é um filme totalmente diferente e revela a faceta mais experimental e política de Luca. É um remake ousado do clássico de Dario Argento, mas o realizador transforma-o num manifesto sobre o poder feminino e os fantasmas da história. Dakota Johnson está no papel principal e Tilda Swinton surge aqui em múltiplos papéis num filme visualmente intenso e sonoramente marcante, com a soundtrack de Thom Yorke.

Lê Também:
Depois da Caçada - Análise

“Ossos e Tudo”

79º Festival de Veneza
via 79º Festival de Veneza

“Ossos e Tudo” é um dos filmes mais ousados e violentos, mas sensíveis de Luca Guadagnino. Baseado no romance de Camille DeAngelis, este acompanha Maren (Taylor Russell), uma jovem marcada por um impulso canibal incontrolável, que parte numa viagem pelos Estados Unidos à procura da mãe e de respostas sobre a sua condição. Pelo caminho, conhece Lee (Timothée Chalamet), um rapaz com o mesmo instinto e solidão interior, e entre ambos nasce um amor tão profundo quanto perigoso. Guadagnino mistura o road movie e o romance com o horror corporal, num filme ainda com um grande e perturbador papel secundário de Mark Rylance.

Pub

“Challengers”

challengers grandes filmes a nao perder 2024
© Cinemundo

Talvez o filme mais sensual de Guadagnino é também o mais divertido. Aqui, o realizador traz-nos o incessante triângulo amoroso entre três profissionais do ténis: Art, Patrick e Tashi. Zendaya brilha como Tashi, uma ex-jogadora de ténis transformada em treinadora, envolvida, ao longo de anos, com dois homens que disputam, interpretados por Josh O’Connor e Mike Faist. O filme é vibrante e ritmado com uma banda sonora que surge imediatamente entre as grandes bandas sonoras dos últimos tempos de Atticus Ross e Trent Reznor, e é montado como um jogo de ténis, alternando entre força frenética e fragilidade.

Lê Também:
Há 8 novas estreias no cinema esta semana e estas são as melhores

“Queer”

Queer Daniel Craig
©A24

Por último, e lançado no mesmo ano (2024) que “Challengers” está assim “Queer”, talvez o filme mais trágico do realizador italiano. O filme é uma adaptação do romance homónimo de William S. Burroughs e é passado na Cidade do México dos anos 1950. Acompanha Lee, um escritor americano homossexual solitário e alcoólico, interpretado magistralmente por Daniel Craig, que vive entre bares decadentes, paixões fugazes e uma procura desesperada por afeto. Guadagnino filma esta deriva existencial com uma sensibilidade quase hipnótica, e sempre com empatia.

Pub

Qual é o teu filme favorito de Guadagnino? Já foste ver “Depois da Caça”?


About The Author


Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *