©Valve

Steam Machine: Todos os segredos da nova consola da Valve

A Valve surpreendeu tudo e todos com o anúncio inesperado da Steam Machine esta semana, uma nova consola que promete revolucionar a indústria dos jogos. A consola tira partido não só da mais recente tecnologia de processamento, mas também de um design simples e compacto.

No entanto, este anúncio não surge do nada. Há vários anos que surgem rumores de uma potencial nova consola de secretária com base em hardware da Valve, seguindo o sucesso do Steam Deck. Porém, os rumores têm-se divergido no que toca ao produto final da máquina.

Pub

A Steam Machine é 6x mais poderosa que o Steam Deck, abrindo as portas para uma performance mais estável e com gráficos melhorados. Além disso, o novo dispositivo tira partido de um novo comando desenhado pela Valve que promete ser uma ferramenta útil para os amantes dos jogos.

Lê Também:
Steam presenteia os jogadores com um novo jogo grátis

Quais os componentes da Steam Machine?

Steam Machine
©Valve

A Steam Machine junta-se ao Steam Deck e Steam Frame como a mais recente ferramenta da Valve. A nova consola tem como base o sistema operativo SteamOS, que dá acesso a milhares de jogos disponíveis na loja digital da Valve, mas também pode ser utilizado como um PC mais tradicional através da instalação do Windows.

Além disso, a consola conta com um sistema de ventilação potente, permitindo que se mantenha fresca e silenciosa por longos períodos de tempo. Seguidamente, conta com uma grande variedade de entradas de conexão para uma maior personalização do setup pelo jogador, bem como uma faceplate removível que pode ser facilmente customizável.

No comunicado oficial, Gabe Newell, presidente e cofundador da Valve, constatou que “Estamos muito satisfeitos com o sucesso da Steam Deck. Os jogadores de PC continuaram a pedir ainda mais formas de jogar todos os grandes títulos das suas bibliotecas Steam. É exatamente isso que a Steam Machine está preparada para fazer”.

Pub

Embora as especificações da consola da Valve sejam boas, a realidade é que ficam aquém dos PCs mais modernos. Segundo a empresa, isso foi uma decisão consciente, uma vez que procuram criar um aparelho o mais financeiramente acessível possível.

  • CPU: Semi-custom AMD Zen 4 6C / 12T – até 4.8 GHz, 30W TDP
  • GPU: Semi-Custom AMD RDNA3 28CUs – 2.45GHz max, 110W TDP
  • RAM: 16GB DDR5 + 8GB GDDR6 VRAM
  • Energia: Fonte de alimentação interna, AC 110-240V
  • Memória Interna: 512GB NVMe SSD ou 2TB NVMe SSD, com capacidade de expansão via microSD
  • Wi-Fi: 2×2 Wi-Fi 6E
  • Bluetooth: antena dedicada de Bluetooth 5.3
  • Imagem: DisplayPort 1.4, até 4K @ 240Hz ou 8K@60Hz (Suporta HDR e FreeSync)
    • HDMI 2.0, até 4K @ 120Hz (Suporta HDR e FreeSync)
  • USB: 2x USB-A 3.2 / 2x USB-A 2.0 / 1x USB-C 3.2
  • Ligações à rede: Ethernet

Lê Também:
Epic Games surpreende com 3 novos jogos grátis esta semana

Quando chega a consola da Valve às lojas?

Steam Machine
©Valve

Embora já esteja confirmado o lançamento da consola para meados de 2026, a Valve ainda não está pronta para dar a conhecer a data. No entanto, o mais provável é que seja agendado para aproveitar a época festiva de 2026.

Pub

Além disso, um dos aspectos mais importantes, e que a Valve tem evitado abordar, é o preço. A Steam Machine ainda não tem preço anunciado, mas a empresa refere que procura que seja algo acessível. Atualmente a consola mais cara do mercado é a ROG Xbox Ally X, que chega aos 1000 euros, enquanto que a mais barata é a PlayStation 5 Digital, por 320 euros.


About The Author


Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *