Hacker de 16 anos lança jogo no Steam sem aprovação da Valve

Este domingo, um jogo literalmente sobre ver tinta a secar esteve disponível para venda no Steam sem autorização.

Sejamos francos, o Steam é um marco incontornável no mercado atual de jogos PC. É uma das maiores plataformas digitais do planeta, assim como uma das melhores formas que os criadores de jogos tem para dar o seu produto a conhecer ao mundo e certas companhias já não lançam jogos em PC sem ser em conjunto com a loja da Valve. Até mesmo a industria japonesa, recentemente dedicada quase exclusivamente às consolas, tem começado a abrir-se ao mundo dos computadores pessoais, com ports de jogos como Disgaea, Valkyria Chronicles, Danganronpa e a série Guilty Gear para PC lançadas no Steam.

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No entanto nestes últimos anos o Steam também tem sido sinónimo de desleixo na forma como a Valve gere a sua plataforma digital. Desde o já famoso serviço de atendimento que chega a levar meses para resolver um problema relativamente simples, passando pela quantidade de jogos claramente inacabados que são vendidos sem qualquer aviso em relação ao seu estado e até falhas de segurança em que a própria Valve parece recusar-se a comunicar com os seus clientes nos momentos em que isso seria mais importante, o nome da companhia tem-se tornado cada vez mais visto como exemplo do pior que há em termos de controlo de qualidade.

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E assim, eis que uma das vulnerabilidades desse sistema foi explorada recentemente por um adolescente de 16 anos chamado Ruby Nealon que conseguiu colocar um jogo de 45 segundos que consistia em ver tinta a secar na loja do Steam. Este jogo não teve de passar pelo Greenlight, o sistema da Valve que permite a programadores indie submeterem os seus jogos à aprovação da comunidade, ou de ser aprovado diretamente pela própria companhia. De acordo com o seu próprio relato publicado no Medium, Nealon só teve de convencer o sistema de alguns passos, como adicionar cartas colecionáveis que não existiam realmente, conseguir acesso ao Steamworks, que é essencialmente a espinha dorsal do Steam e depois simplesmente colocar o seu “jogo” à venda.

Steam

No entanto, este acto não tinha qualquer intenção maliciosa, trantando-se apenas de uma “partida” pregada à Valve após Nealon ter enviado vários e-mails à companhia de Seattle por forma a os tentar chamar à atenção para esta falha, tendo sido repetidamente ignorado. Depois deste incidente, o problema foi finalmente resolvido e esta vulnerabilidade já deixou de existir. Mas quanto tempo será que vai levar até ocorrer novamente um caso deste gênero?

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