© British Broadcasting Corporation (BBC)

RTP2 estreia nova série histórica com Joseph Quinn (Stranger Things)

A RTP2 está de regresso às séries históricas e, desta vez, traz uma obra com o selo de qualidade da BBC. “Howard’s End” (2017, Hettie Macdonald) é a escolha do canal público e chega dentro de dias.

“Howard’s End” é uma nova adaptação do clássico de literatura homónimo de E.M. Forster e conta a história de três famílias no início do século XX em Inglaterra.

Pub
Lê Também:
Há 10 novas séries esta semana na Netflix, Disney+ e Prime Video em Portugal, mas estas 4 são as melhores

Qual a narrativa de Howard’s End?

Joseph Quinn em Howard's End
© British Broadcasting Corporation (BBC)

A nova série da RTP2 “Howard’s End” é uma obra histórica, adaptada do romance homónimo de E.M. Forster que decorre em Inglaterra no início do século XX.

A história da série é contada do ponto de vista de três famílias: os intelectuais e idealistas Schlegel, os ricos e preconceituosos Wilcox e os Bast da classe trabalhadora. Isto em plena época da Inglaterra eduardiana, ou seja, no período em que o país foi governado pelo rei Eduardo VII.

Pub

A época do reinado de Eduardo VII ficou marcada por várias mudanças sociais e de classes. Isto também num período de grande Revolução Industrial, nomeadamente no aço e no ferro com, por exemplo, a introdução da ferrovia poucos anos antes.

Na história da série, a família Bast encontra-se em dificuldades. Assim, as irmãs Margaret e Helen Schlegel tentam ajudá-los. Paralelamente, os Wilcox são uma família conservadora e de ideias preconcebidas e as irmãs vão também tentar mudar isso.

Pub

O grande problema nisto tudo é que Helen se apaixona pelo filho mais novo da família Wilcox. As vidas das duas famílias começam a cruzar-se especialmente quando Ruth Wilcox decide deixar a sua casa Howard’s End a Margaret Schlegel. Após a morte de Ruth, Margaret não é informada da herança. Mas quando o viúvo Henry Wilcox se apaixona por Margaret, vêm aí novas complicações…

Lê Também:
Nova série sobre os Kennedy está a caminho da Netflix

Quando estreia a série?

“Howard’s End” é uma minissérie inglesa de 4 episódios, originalmente exibida pela BBC One entre novembro e dezembro de 2017. Teve igualmente exibição nos E.U.A. no canal de cabo Starz em abril de 2018. Chega agora, finalmente, a Portugal através da RTP2.

Pub

A estreia de “Howard’s End” está já marcada para domingo 23 de novembro às 22h, logo após o “Jornal 2”. O canal público volta, portanto, a apostar na ficção histórica para as noites de domingo, depois de ter terminado no passado domingo 16 de novembro a série “Kafka” (2024, David Schalko).

Uma minissérie que pode muito bem vir a agradar a fãs de “Downton Abbey” (2010-15, Julian Fellowes), “The Gilded Age” (2022-, Julian Fellowes) ou “Bridgerton” (2020-, Chris Van Dusen).

Pub
Lê Também:
Thriller espanhol com Ivan Massagué (A Plataforma) está prestes a chegar à RTP2

Qual o elenco de Howard’s End?

Howard's End
© British Broadcasting Corporation (BBC)

Fazem parte do elenco de “Howard’s End” nomes como Matthew Macfadyen – de “Orgulho e Preconceito” (2005, Joe Wright) – (como Henry Wilcox), Hayley Atwell – de “A Duquesa” (2008, Saul Dibb) – (como Margaret Schlegel), Philippa Coulthard – de “Annabelle 2: A Criação do Mal” (2017, David F. Sandberg) – (como Helen Schlegel), Alex Lawther – de “The End of the F***ing World” (2017-19, Jonathan Entwistle) – (como Tibby Schlegel), Joe Bannister – de “This England” (2022, Michael Winterbottom e Kieron Quirke) – (como Charles Wilcox), Donna Banya (como Annie), Tracey Ullman (como Tia Juley), Bessie Carter (como Evie Wilcox), Joseph Quinn (como Leonard Bast), Rosalind Eleazar (como Jacky Bast), entre outros.

A saber, “Howard’s End” esteve ainda nomeada para o BAFTA de melhor minissérie em 2018. Além disso, é importante referir que Kenneth Lonergan foi o argumentista da série. Lonergan foi, por exemplo, realizador do filme “Manchester by the Sea” (2016), filme que lhe valeu o Oscar de melhor argumento e deu ainda o Oscar de melhor ator a Casey Affleck.

Pub

Por fim, referir que a obra literária também já teve adaptação para cinema com “Regresso a Howard’s End” (1992, James Ivory). Este filme venceu 3 Oscars: melhor atriz (Emma Thompson), melhor argumento adaptado e melhor direção artística. Infelizmente, o filme não está disponível no streaming português. Contudo, podes comprar o blu-ray (sem legendas em português) através da Amazon Espanha.


About The Author


Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *