RTP2 estreia nova minissérie nomeada aos BAFTA com Lindsay Duncan (Roda do Tempo)
Depois da estreia da série da BBC “Howard’s End” (2017, Hettie Macdonald) que decorre já esta noite (domingo 23 de novembro) na RTP2, o canal público vai ter outra nova série inglesa: “Amor Verdadeiro” (2024, Charlie Covell e Iain Weatherby).
A saber, “Amor Verdadeiro” é um drama do Channel 4 sobre amizade e morte e tem como protagonista a atriz Lindsay Duncan.
Qual a narrativa de Amor Verdadeiro?

A nova série da RTP2 abre, pois, com um reencontro de personagens: Philippa (interpretada por Lindsay Duncan) e Ken (Clarke Peters). Os dois reencontram-se num funeral, depois de terem sido namorados na adolescência e percebem que nunca se esqueceram um do outro. Ela foi a primeira mulher chefe de polícia britânica e está agora com uma reforma confortável mas vazia. Ele é um antigo veterano das forças especiais. Estão os dois sem rumo e o reencontro no funeral de um amigo vai igualmente trazer-lhes um novo grupo de septuagenários aos quais eles se juntam.
Acreditando estarem no final das suas vidas, entregam-se à nostalgia e à bebida e imaginam como podem ter uma morte digna. O grupo de amigos acredita que Ken e Phil são as pessoas certas para lhes proporcionarem essas grandes despedidas. Não querem sofrer e pretendem ter uma morte justa.
Em resumo, “Amor Verdadeiro” é um drama de 6 episódios sobre amor, morte, lealdade, amizade, empatia, solidão e frustração.
Quando vai estrear a série na RTP2?
A minissérie “Amor Verdadeiro” vai, pois, chegar à RTP2 já na próxima quinta-feira 27 de novembro às 22h, após o “Jornal 2”. Isto, portanto, depois de no dia anterior terminar a série espanhola “Perverso” (2024, Alonso Laporta, Gustavo Ron e Ángela Armero).
“Amor Verdadeiro” tem como co-criador Charlie Covell, o mesmo que nos trouxe, por exemplo, a série da qual foi argumentista “The End of the F***ing World” (2017-19, Jonathan Entwistle) e “Kaos” (2024). Já Iain Weatherby tem ainda poucos créditos relevantes. No entanto, destaca-se a escrita de um episódio da série do AMC “Humans” (2015-18, Jonathan Brackley e Sam Vincent).
Qual o elenco da série?

Como já referi, destacam-se como protagonistas Lindsay Duncan – de “A Roda do Tempo” (2021-25, Rafe Judkins) – e Clarke Peters – de “The Wire” (2002-08, David Simon).
A eles juntam-se ao elenco de “Amor Verdadeiro”: Fiona Button – de “Tribunal de Família” (2018-24, Abi Morgan), igualmente exibida na RTP2 – (como Kate), Phil Davis – que participou recentemente na série igualmente exibida na RTP2 “Pais em Guerra” (2025, Kate Hewitt) – (Nigel), Peter Egan – da série também da RTP2 “Inesquecível” (2015-, Chris Lang) – (David), Sue Johnston – que participou nas T5 e T6 de “Downton Abbey” (2010-15, Julian Fellowes) – (Marion), Kiran Sonia Sawar – de “Listen” (2020, Ana Rocha de Sousa) – (Ayesha), entre outros.
Curiosamente, Lindsay Duncan não era a atriz originalmente pensada para o papel de Philippa Leach. Já com as filmagens a decorrer, Julie Walters (de “Mamma Mia!”, 2008, Phyllida Lloyd) teve de desistir do papel por razões de saúde.
A saber, Sue Johnston esteve nomeada ao BAFTA de melhor atriz secundária pelo seu papel nesta série.
O que dizem os criadores de Amor Verdadeiro?

Numa entrevista ao Channel 4, Charlie Covell relembra: “O Iain e eu tomámos um café há cerca de dez ou onze anos, depois de uma apresentação, creio eu, e mencionei-lhe uma familiar idosa que nos disse com bastante veemência que preferia que a ‘levássemos para os fundos e a matássemos’ caso ela ficasse terminalmente doente. (…) Então, o Iain e eu acabámos a falar sobre eutanásia e morte assistida como uma ideia para um drama. Pedir a alguém que prometesse isso. (…) E depois ter que realmente cumprir a promessa, quando chegasse a hora. Seria possível fazer isso? Deveria-se fazer isso? Queríamos fazer as perguntas, mas não dar respostas. (…) Oh, e o pub — o Iain contou-me a história do True Lover’s Knot, que era um cenário brilhante para o pacto inicial feito entre bêbados. E então foi apenas uma conversa em evolução… pelos próximos dez anos!”
Pelo seu lado, Iain Weatherby referiu-se à criação das personagens de “Amor Verdadeiro”: “Quando se escreve personagens, é sempre uma mistura de pessoas que conhecemos. O Charlie e eu fizemos esse processo, contámos um ao outro histórias sobre os nossos pais e avós e pegámos emprestadas facetas e aspetos deles para criar essas personagens. (…) Também usamos a incrível experiência de vida deles [Lindsay Duncan e Clarke Peters] para ajudar a fundamentar os personagens e construí-los.”


