A Modista | Kate Winslet e o seu guarda-roupa de diva
A Modista | A comunidade mais chique da Austrália>>
A Modista é uma explosão de glamour, apresentando um fabuloso guarda-roupa inspirado na alta-costura europeia dos anos 50. Kate Winslet protagoniza este conto de vingança, onde as armas não são pistolas, mas sim uma máquina de costura e um inabalável estilo.
Em Sabrina, um filme de Billy Wilder de 1954, Audrey Hepburn deixa a sua casa e família, partindo para Paris com o intuito de se educar. Anteriormente uma jovem sem grande estilo ou carisma, aquando do seu regresso, Hepburn emerge com todo o esplendor de uma verdadeira estrela de cinema, vestida dos pés à cabeça no melhor que a casa Givenchy tinha para oferecer na época. Se Sabrina tivesse começado nesse momento e tivesse sido um conto de vingança situado no deserto australiano, talvez se parecesse um pouco com A Modista, o filme mais recente de Jocelyn Moorhouse, protagonizado por Kate Winslet.
A Modista é um filme com uma imensidão de problemas narrativos e um tom que oscila violentamente entre o cómico e o trágico sem qualquer sofisticação ou elegância. A sua salvação é, sem dúvida, o desfile de glamour que enche as suas imagens. Kate Winslet, em particular, é aqui apresentada como uma luminosa estrela do grande ecrã, lembrando as grandes divas da era dourada de Hollywood. Ela é Tilly Dunnage, uma mulher que na infância foi ostracizada da sua terra natal de Dungatar na Austrália, e que, passados cerca de 20 anos, regressa com o intuito de se vingar daqueles que lhe destruíram a vida, equipada com o estilo, técnica e máquina de costura que adquiriu enquanto modista de várias casas de alta-costura em França e Itália.
Vê Também: Kate Winslet e Liam Hemsworth juntos no trailer de The Dressmaker!
A vestir a atriz inglesa esteve a figurinista Margot Wilson, que apenas se responsabilizou pelo guarda-roupa da protagonista, exacerbando a ligação de A Modista aos filmes da Hollywood dos grandes estúdios, onde era normal um filme ter um figurinista para a estrela e outro para o resto do elenco. Em A Modista, a equipa de figurinistas é completa por Marion Boyce que foi a principal responsável pelo makeover do resto do elenco feminino, que passa de tons neutros e estilos desenxabidos ao exagerado esplendor da alta-costura.
O guarda-roupa de Kate Winslet como Tilly Dunnage é um dos mais impressionantes do cinema de 2015, mostrando um estilo tão impecável como exuberante, logo desde a sua entrada noturna, vestida com um conjunto inspirado no New Look da Dior.
As roupas de Tilly estão no epicentro de todo o enredo, mas são de particular relevância numa divertida sequência durante um jogo de futebol em que a atriz se pavoneia num vestido de seda italiana. O corte é tão provocador como o material é luxuoso, sendo que Wilson supostamente esteve 30 anos a guardar um rolo de seda vermelha moiré que havia comprado em Milão, até que este filme lhe deu a perfeita oportunidade para o usar. É difícil imaginar um melhor destino para tão vistoso tecido.
Depois de ter escandalizado os seus vizinhos, Tilly troca de indumentária, mas, se possível, o seu segundo conjunto é ainda mais explosivo. Envergando um vestido preto sem alças, Kate Winslet parece a reencarnação de Rita Hayworth, sendo que o seu sensual despir de um par de longas luvas pretas parece sair diretamente do repertório desse sex symbol das décadas de 40 e 50 do século passado.
Muitos são os glamourosos conjuntos que Winslet veste em A Modista. A destacar ainda, está a sua indumentária para um funeral que combina o preto do luto com a exuberância da pele de leopardo, e o luxuoso casaco preto e amarelo mostarda que Tilly enverga aquando da sua incendiária saída de Dungatar.
Tão impressionantes como as indumentárias da protagonista são as roupas do resto do elenco, concebidas pela formidável Marion Boyce. Para explorares essa faceta do guarda-roupa de A Modista, segue para a próxima página, onde te espera Hugo Weaving vestido como um toureiro e uma Judy Davis ensandecida.
A Modista | A comunidade mais chique da Austrália>>