©Amazon

Amazon gera polémica com novo drone

O Ring Always Home Cam, o novo drone da Amazon, tem sido alvo de muita polémica devido a questões de privacidade. 

A Amazon anunciou uma nova linha de produtos para uso doméstico, uma câmara de vigilância, com a forma de um drone que vigia a casa. O Ring Always Home Cam, é um drone interno autónomo que utiliza um mapa da casa para voar de forma independente e verificar os ruídos ou movimentos suspeitos quando não estiver ninguém em casa.

O donos da casa recebem uma notificação aquando de uma possível invasão indesejada, e o drone está também preparado para emitir uma notificação em caso de incêndio.

A empresa prevê lançar o novo aparelho em 2021, mas, de momento, a câmara tem tido algumas críticas e levanta-se o problema da privacidade. O grupo de defesa da privacidade ‘Big Brother Watch’ referiu-se ao novo drone como “indiscutivelmente o produto de vigilância mais assustador da Amazon”. O diretor do grupo, Silkie Carlo acrescentou que “é difícil imaginar por que razão a Amazon pensa que alguém quer câmaras conectadas à internet por uma empresa de colheita de dados na privacidade de sua própria casa”.

Lê Também:   Google Maps vai mapear zonas com surtos de COVID 19

Contudo, o vice-presidente sénior de Dispositivos da Amazon, Dave Limp, já respondeu que a câmara do drone apenas se liga quando está em movimento. “Ficaria mais preocupado com a câmara no vosso telemóvel do que a de um drone”, referiu ao The Verge.

©Amazon

O drone custa 250 dólares (215 euros) e está preparado para permanecer dentro de casa num “berço” especial à espera de ser activado pelo seu proprietário.

Recentemente, a Amazon também lançou um serviço completo de streaming de jogos para competir directamente com a Microsoft e o Google.

Consideras a utilização deste novo drone segura?

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *