Anime e mangas baseados em factos verídicos

[tps_header]

Sabemos que existem várias séries de televisão e filmes que são baseados em factos verídicos. E em relação a anime e mangas?

De certeza que por esta altura, já viram diversos filmes onde as bases da sua história era inspiradas em histórias reais. O mesmo já deve ter acontecido com séries de televisão. É uma prática muito comum e que se estende ao universo dos anime e mangas japonesas.

É verdade que este meio caracteriza-se mais por explorar um lado mais imaginativo e fantástico. Porém, os anime e mangas japonesas também já se dedicaram a contar histórias inspiradas por figuras ou factos verídicos. Em alguns casos, a realidade acaba por se misturar com a fantasia.

[/tps_header]

[tps_start_button label=”CLICA AQUI e DESCOBRE os ANIME E MANGA baseados em FACTOS VERÍDICOS” style=”color: #ff0000; font-size: 12pt” class=””]



Túmulo dos Pirilampos

anime e manga

Quem já viu o filme do cineasta japonês Isao Takahata, O Túmulo dos Pirilampos, já sabe perfeitamente que a história é baseada em factos reais. Afinal, estamos perante o drama de dois jovens japoneses que tentam sobreviver enquanto o seu país é atingido pela Segunda Guerra Mundial. Porém, a veracidade desta história não fica simplesmente pelo retrato da guerra no Japão. Grave of the Fireflies é uma narrativa autobiográfica. O filme é baseado na história escrita por Akiyuki Nosaka em 1967. Nosaka inspirou-se nos momentos que viveu antes, durante e depois do bombardeamento de Kobe, em 1945.

Lê mais: Os Estúdios de Anime | Um olhar pela indústria de animação japonesa

Uma das suas irmãs morreu de doença. O seu pai adoptivo faleceu durante o bombardeamento. E a sua irmã mais nova, Keiko, morreu por desnutrição, em Fukui. Akiyuki Nosaka escreveu esta história como um pedido de desculpa a Keiko.




Welcome to the NHK

anime e mangas

Welcome to the NHK é uma série anime inspirada na obra de Tatsuhiko Takimoto. A história gira em torno de um homem com cerca de 20 anos, que vive isolado, em casa. A série retrata com grande detalhe o que é ser um hikikomori. Este termo japonês serve para designar comportamento de extremo isolamento doméstico. Os hikikomori são pessoas geralmente jovens, entre os 15 e os 39 anos, que se afastam completamente da sociedade, de modo a evitar o contacto com outras pessoas.

Vê ainda: Os Anime que não podes perder nesta temporada de Primavera 2017

Tatsuhiko Takimoto conseguiu este enorme detalhe na sua história porque ele era também um hikikomori enquanto escrevia a obra, para além de se encontrar com uma depressão. Após o sucesso do livro, e da adaptação anime, Takimoto confessou que não tem sido capaz de escrever uma nova história e que tem vivido à custa dos direitos de autor da obra.

Lê Também:   Disney+ vai exibir o novo anime do criador de Dragon Ball



Planetes

anime e mangas

Planetes é uma manga escrita e ilustrada por Makoto Yukimura, de ficção científica hard. Para quem nunca ouviu falar deste sub-género, ele foca-se nos detalhes e na precisão científica. A manga foi mais tarde adaptada para uma série anime, pelo estúdio Sunrise, em 2003.

Não percas: Os Melhores Pais dos Anime

A história decorre durante o ano de 2075, onde um grupo de astronautas tem como tarefa recolher os detritos espaciais, de modo a proteger satélites, naves espaciais e evitar algum acidente grave. Ao contrário de algumas séries desta lista, Planetes não retrata nem se baseia em nenhum evento que já tenha acontecido. Contudo, não deixa de ter um alto nível de veracidade. Planetes tem uma enorme preocupação em apresentar de forma realista o espaço e as viagens espaciais, assim como a vida de um astronauta no espaço.




Vinland Saga

anime e mangas

Escrita por Makoto Yukimura (o mesmo autor de Planetes), Vinland Saga é uma manga de acção e ficção histórica e decorre numa altura em que a Inglaterra controlava a Dinamarca. O drama centra-se na ascensão histórica do rei Cnut, o Grande ao poder e na vingança do explorador histórico Thorfinn, filho de um ex-guerreiro assassinado.

Consulta também: Calendário de Séries Midseason 2017 | As estreias e os regressos das tuas séries




Space Brothers

anime e mangas

Tal como Planetes, Space Brothers é uma série que procura demonstrar da forma mais credível e real a jornada de alguém que se queira tornar num astronauta. A série anime produzida pelo estúdio A-1 Pictures adaptou a manga escrita por Chūya Koyama e estreou em 2012, contando com 99 episódios. A história inspira-se numa experiência real, e no seu 31º episódio, a série apresentou um excerto de uma gravação de voz do espaço feita pelo astronauta Akihiko Hoshide através da Estação Espacial Internacional!

Lê mais: Anime da Semana: Yuri on Ice




Barefoot Gen

anime e mangas

Barefoot Gen é uma manga escrita por Keiji Nakazawa e é inspirada pelas experiências do autor como sobrevivente da bomba atómica que atingiu Hiroshima. Na altura, Nakazawa tinha seis anos e perdeu grande parte da sua família por causa da bomba. Após a morte da sua mãe, em 1966, Keiji Nakazawa começou a revisitar os eventos de Hiroshima numa série de histórias. Barefoot Gen é a obra mais conhecida de Keiji no âmbito internacional e foi adaptada para dois filmes anime pelo estúdio Madhouse e três filmes live-action.

Não percas: Ouve as melhores bandas sonoras dos filmes do Studio Ghibli




Tokyo Magnitude 8.0

anime e mangas

Tokyo Magnitude 8.0 é uma série cuja história se inspirou na previsão de que existe 70% de probabilidade, ou mais, de um sismo de magnitude 7 atingir a cidade Tóquio nos próximos 30 anos. O que a série anime faz é ilustrar o que aconteceria se Tóquio fosse abalada por um terramoto de magnitude 8. Na altura tratava-se de um retrato hipotético, mas baseou-se em simulações que ajudaram a imaginar da forma mais fiel possível um desastre como este. A série estreou em julho de 2009 e, dois anos mais tarde, o Japão viria a ser atingido por um sismo de magnitude 9.0, em março de 2011, um dos mais fortes que o país já testemunhou.

Lê Também:   Disney+ vai exibir o novo anime do criador de Dragon Ball

Vê também: Anime da Semana | Tokyo Magnitude 8.0

Tokyo Magnitude 8.0 segue dois irmãos, Mirai e Yuuki, enquanto lidam com as consequências do sismo que devastou a cidade. O interesse da série não está em mostrar em cada episódio momentos de calamidade e desastre, mas sim no que acontece depois do sismo. De que maneira é que as pessoas reagem? Que consequências físicas e psicológicas podemos encontrar depois de uma catástrofe como esta? Como é que os meios de salvamento se organizam? Agarrando nestas questões, Tokyo Magnitude 8.0 faz um retrato bastante cru e autêntico dos efeitos de um desastre natural como este.




Bakuman

anime e mangas

Escrita por Tsugumi Ohba e ilustrada por Takeshi Obata (a mesma dupla de Death Note), a manga Bakuman é uma história que acompanha dois jovens do 9º ano, Moritaka Mashiro e Akito Takagi, que desejam tornar-se artistas de manga japonesa. A manga foi publicada entre 2008 e 2012. Mais tarde foi adaptada para uma série anime, pelas mãos do estúdio J.C.Staff em 2010.

Consulta ainda: A Bela e o Monstro terá adaptação em manga

A história de Bakuman baseia-se nas experiências de Tsugumi Ohba e Takeshi Obata, enquanto se encontravam a escrever a manga de Death Note para a revista Weekly Shonen Jump. Para além disso, a série faz um retrato muito real sobre o processo de escrita de uma manga japonesa.




Vagabond

anime e mangas

Vagabond é uma manga baseada no romance Musashi, de Eiji Yoshikawa, que conta a história do samurai Miyamoto Musashi. Este foi uma espadachim e ronin do Japão, criador do estilo de luta com duas espadas chamado Niten Ichi Ryu, e autor do Livro dos Cinco Anéis, uma obra sobre estratégia, táctica e filosofia que ainda é estudada hoje. Takehiko Inoue, autor da manga, foca a sua história da fase mais jovem de Musashi. A manga sofreu várias pausas, ou hiatus, para que Takehiko conseguisse fazer as suas pesquisas sobre a vida de Miyamoto Musashi.

Já viste algum destes anime e mangas?

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *