Este é o favorito a vencer na categoria de Melhor Filme nos Óscares 2025
“Anora” tornou-se o filme favorito surpreendente para os Óscares de 2025, após algumas vitórias recentes em cerimónias de prémios.
O filme acompanha uma trabalhadora sexual americana que é contratada pelo filho de um oligarca russo e fica chocada quando ele a pede em casamento para obter autorização de residência nos Estados Unidos da América e fugir aos pais.
“Anora” é realizado por Sean Baker, que realizou também “Tangerine”, “The Florida Project”, e, mais recentemente, “Red Rocket”, e é protagonizado pela jovem atriz Mikey Madison, de “Once Upon a Time in Hollywood” e “Scream”.
O elenco do filme inclui ainda Mark Eydelshteyn, que interpreta Ivan, o filho do oligarca russo, Yura Borisov, que interpreta Igor, Karren Karagulian, que interpreta Toros, e Vache Tovmasyan, que interpreta Garnik.
Quais são as razões que levam “Anora” a ser o favorito ao prémio de Melhor Filme?
O filme de Sean Baker teve um fim de semana de sucesso, tendo ganhado o prémio de Realização em Cinema nos Directors Guild Awards (DGAs) e o prémio Darryl F. Zanuck para Melhor Produção nos Producers Guild Awards (PGAs), conquistando ambos os troféus na mesma noite.
O que torna estes prémios interessantes é a frequência com que se traduzem em sucesso nos Óscares. 19 dos últimos 22 vencedores do principal prémio dos DGAs também ganharam o de Melhor Realizador nos Óscares, enquanto 25 dos últimos 34 vencedores do principal prémio dos PGAs acabaram por ganhar o de Melhor Filme.
Para que prémios está “Anora” nomeado nos Óscares 2025?
“Anora” está nomeado para Melhor Filme e Melhor Realizador nos Óscares, bem como para Melhor Atriz (Mikey Madison), Melhor Ator Secundário (Yura Borisov, o primeiro ator russo nomeado em quase 50 anos), Melhor Argumento Original e Melhor Montagem.
“The Brutalist” era anteriormente considerado o favorito nas categorias de Melhor Filme e Melhor Realizador, mas parece que isso mudou após este fim de semana. Um outro favorito que tem perdido fôlego é “Emilia Pérez”, depois da grande polémica com a sua atriz principal Karla Sofia Gascón.
A 97.ª edição dos Prémios da Academia vai decorrer no domingo, dia 2 de março de 2025.
Conseguirá “Anora” seguir esta tendência e alcançar a glória nos Óscares?