Foto de Jimmy Chan no © Pexels

Descobre se as aplicações para afastar mosquitos realmente resultam

Todos os anos, quando o calor começa a apertar, surgem os tão irritantes mosquitos. E é então que as aplicações anti-mosquitos ganham terreno.

Estas aplicações alegam emitir uma série de sons ultrassónicos que são capazes de repelir, ou até mesmo matar, os mosquitos. Não é possível ouvi-los, pois são frequências muito altas, impercetíveis ao ouvido humano, garantem.

A realidade é que estes sons não são ultrassónicos. Na verdade, nem sequer existem. Os altifalantes de um telemóvel não foram projetados para emitir tais frequências, tornando-se impossível para essas aplicações cumprir a função prometida.

Lê Também:   Bateria a 0% no telemóvel? Com este truque ganhas dois minutos

O ouvido humano é capaz de ouvir frequências entre 20 e 20.000 Hz. Normalmente, os altifalantes de qualquer tipo de dispositivo emitem nessa faixa, muitas vezes com restrições para reduzir custos.

Os ultrassons, por outro lado, operam entre 22.000 e 25.000 Hz, tornando impossível para um smartphone emiti-los. No fundo, como os telemóveis são incapazes de suportá-las, a eficácia contra mosquitos é nula.


Curiosamente, mesmo que os smartphones fossem capaz de emitir ultrassons, tal não teria qualquer efeito nos mosquitos. Isto porque não existe qualquer estudo científico que comprove que esse tipo de som afaste estes insetos.

A teoria pseud0-ocientífica por trás dessa crença é que as fêmeas se afastam desses sons por lembrá-las de mosquitos machos. No entanto, trata-se de uma teoria sem qualquer base científica comprovada.

Então, por que existem? A verdade é que existem aplicações para quase tudo e mais alguma coisa! O objetivo não é afugentá-los, mas sim fazer com que abras a aplicação o maior número de vezes possível e vejas os anúncios.

Lê Também:   Spotify introduz funcionalidade muito pedida

Já usaste alguma app deste género?



Também do teu Interesse:


About The Author


Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *