antoniodiaz/Shutterstock.com

Aprender a tocar música sozinho: que instrumento musical escolher?

Se quer aprender a tocar música sozinho e não sabe que instrumento musical escolher para começar, nós deixamos-lhe algumas perguntas para responder e que o podem ajudar a tomar uma decisão.

Mas antes de passarmos para as perguntas, queremos deixar-lhe uma recomendação. Embora seja importante aprender a tocar o instrumento escolhido, também é importante aprender mais sobre a teoria musical.

Essa aprendizagem pode ser feita através de cursos online ou mesmo vídeos no Youtube de especialistas.

Finalmente, segue-se uma lista dos instrumentos musicais mais fáceis de tocar, que podem ser encontrados numa loja de instrumentos musicais na internet, e algumas perguntas que o vão ajudar a escolher o seu instrumento musical de eleição.

5 instrumentos musicais fáceis de aprender a tocar sozinho

Bateria

Existem milhares de tutoriais para quem quer aprender a tocar bateria, muitos deles sem ter que pagar um cêntimo. Além de todo este conhecimento à disposição, o próprio instrumento não é difícil de aprender.

O mais importante neste instrumento musical é manter a atenção, a consistência na aprendizagem e trabalhar a coordenação motora. Para quem tem uma coordenação menos desenvolvida, a bateria pode ser um desafio maior.

Guitarra elétrica

Sabia que a guitarra é um dos instrumentos musicais mais conhecidos e que mais adeptos tem no mundo? Por essa razão, existem milhares de tutoriais na internet que o ensinam a tocar guitarra e ainda um pouco sobre a teoria musical.

Existem vários tipos de guitarras disponíveis no mercado e pode, inclusive, consultar uma lista das principais guitarras e preços associados nas diversas lojas online de instrumentos musicais. Nestas pode comprar uma guitarra elétrica, acústica ou outra e receber em sua casa em apenas alguns dias.

Teclado

Aprendizagem acessível? Sim. Mas será necessário manter a consistência na aprendizagem se quiser alcançar bons resultados. No caso do teclado é especialmente importante reservar cerca de 1 hora por dia numa fase inicial. Se tiver a possibilidade de reservar mais tempo, melhor.

No caso do teclado, além da posição das mãos, das notas e do ritmo, também é importante trabalhar a sua postura. Com uma pesquisa rápida, irá descobrir centenas de vídeos a explicar-lhe mais acerca da postura.

Ukulele

Que levante a mão quem gosta do som do ukulele. Este instrumento de origem havaiana tem um som que agrada quase todos os gostos e é ideal para uma noite de diversão com amigos ou família.

O ukulele pode ser levado para qualquer lugar sem dificuldade e é um dos mais fáceis de aprender. Quem nunca aprendeu a tocar música ou não tem um bom ritmo, pode sentir alguma dificuldade, mas essa questão pode ser melhorada com a consistência.

Bongo

Aprender a tocar este instrumento é muito fácil, desde que seja mantida uma prática constante. Também será necessário treinar a coordenação e o próprio ouvido para garantir um bom ritmo enquanto toca.

Este instrumento é muito usado para animar as festas, o que significa que pode colocar o seu novo talento em prática na próxima festa em que estiver presente.

Como escolher o instrumento musical mais adequado?

Que instrumento lhe chama a atenção?

Algum instrumento lhe chamou a atenção recentemente ou mesmo quando era mais novo? Se sim, comece por aí.

Quando se aprende a tocar música sozinho, o melhor é aprender a tocar o instrumento que sempre chamou a sua atenção, mesmo que seja um instrumento um pouco mais complicado. Essa será uma forma de manter a motivação, mesmo quando estiver em falta.

Que estilo musical lhe agrada?

Caso nunca tenha tido interesse em nenhum instrumento, analise o seu estilo musical preferido e, com base nisso, escolha um instrumento. Por exemplo, se quer aprender a tocar rock, não faz sentido escolher o violino.

Esta também é uma forma de manter a motivação porque lhe possibilita tocar as suas músicas preferidas.

Quanto tempo tem disponível para estudar?

É muito importante decidir quanto tempo tem semanalmente ou diariamente para aprender a tocar música.

Se tem pouco tempo disponível, escolha a bateria ou a guitarra para ter um avanço mais rápido. Se tem muito tempo, pode optar por instrumentos mais complexos, como o violino ou o saxofone.

Qual o seu orçamento?

E, por último, quanto pode gastar com o seu novo instrumento musical? Responder a esta questão é essencial porque se o orçamento for muito baixo, terá de excluir alguns instrumentos musicais.

Para ter uma ideia do preço de cada instrumento musical, faça uma pesquisa numa loja de instrumentos musicais que o online lhe possibilita. E, para concluir, só nos resta desejar-lhe boa sorte nesta nova jornada.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.