For Some Inexplicable Reason © ArteKino

ArteKino ’18 | For Some Inexplicable Reason, em análise

For Some Inexplicable Reason de Gábor Reisz é uma comédia dramática disponível no ArteKino Festival que retrata a vida caótica de um jovem adulto que não consegue encontrar o seu caminho até que, acidentalmente, se vê com um voo marcado para Portugal. 

Vencedor de três prémios incluindo o de melhor realizador no Sofia International Film Festival, “For Some Inexplicable Reason” segue a vida atribulada de Áron Szentesi (Áron Ferenczik), um jovem que acredita que a sua morte poderia acontecer em qualquer lado e em qualquer altura sem que tivesse significado ou consequência. Aos 29 anos, Áron vive à custa dos pais, receoso de arranjar um emprego que não seja na sua área e, principalmente, de acabar com uma vida monótona.

For Some Inexplicable Reason

A obra que estreia Gábor Reisz na realização de uma longa-metragem retrata a dificuldade de muitos jovens se tornarem realmente independentes, procurando o seu lugar no mundo enquanto à sua volta todos parecem terem encontrado o caminho. Contudo, Áron não é um jovem comum. Calado, introvertido, e muito estranho, ele vai vivendo o dia a dia de uma forma completamente anérgica até que um dia compra, acidentalmente, um bilhete para Lisboa. Temendo o futuro ele decide aceitar o que o destino lhe trouxer, pronto a qualquer mudança positiva na sua vida, seja ela qual for.

Para além do argumento, a montagem e a edição têm em “For Some Inexplicable Reason” um ponto forte, bastante criativas e longe do tradicional. Temos acesso à depressão e confusão mental de Áron não somente através do diálogo e das suas ações mas também pela montagem, diferente e carregada de significado – vemos não necessariamente a realidade mas o estado de espírito do protagonista e o modo como em determinado momento ele vê e sente o que o rodeia. De igual forma, a fotografia é despida de cor, centrada em tons cinza e sem vida, assim como a roupa da maioria das personagens.

Lê Também:   ArteKino Festival | Catálogo das obras disponíveis (gratuitamente) em Portugal

Em contraste temos igualmente breves momentos documentais em que as personagens, olhando diretamente para a câmara, listam as suas vitórias incluindo o quanto ganham por mês, mergulhando ainda mais Áron no sentimento de que está perdido enquanto todos os amigos e familiares seguem as suas vidas felizes – mesmo que isto não seja verdade.

Com o decorrer dos dias até à sua viagem, a personagem irá refletir sobre a sua vida, arranjar um emprego que odeia, enfrentar os seus medos e, no final, descobrir-se. No entanto, não te enganes porque esta descoberta não será a que esperas.

TRAILER | FOR SOME INEXPLICABLE REASON ESTÁ NO ARTEKINO

Áron procura a sua identidade e esta será-lhe-á revelada em “For Some Inexplicable Reason”, um filme que podes ver gratuitamente no ArteKino Festival e com o qual certamente te identificarás em parte se te encontras nesta tão importante fase da vida. Já encontraste o teu caminho?

For Some Inexplicable Reason, em análise
For Some Inexplicable Reason

Movie title: For Some Inexplicable Reason

Director(s): Gábor Reisz

Actor(s): Áron Ferenczik, Miklós Horváth, Bálint Györiványi

Genre: Comédia, Drama

  • Ângela Costa - 75
75

CONCLUSÃO

O filme é um retrato da realidade de muitos jovens que se veem obrigados a encontrar o seu lugar no mundo mesmo que isso não seja fácil.

O MELHOR: Uma montagem e uma fotografia criativas que exploram a emoção do protagonista especialmente em momentos de tensão.

O PIOR: Algumas partes do argumento são demasiado monótonas, ainda que isto faça parte do sentimento que o realizador pretende transmitir.

Sending
User Review
5 (1 vote)
Comments Rating 0 (0 reviews)

Leave a Reply

Sending