Asghar Farhadi

Asghar Farhadi estará em Portugal em Junho

O realizador iraniano Asghar Farhadi estará em Espinho em Junho no âmbito da 15ª edição do FEST, Festival Novos Realizadores, Novo Cinema. 

O cineasta iraniano Asghar Farhadi é a mais recente confirmação do Training Ground da 15ª edição do FEST, Festival Novos Realizadores, Novo Cinema. Nascido no Teerão, Asghar Farhadi interessou-se pelo cinema na sua adolescência, tendo realizado diversos filmes em 8 e 16 mm para a Associação Jovem de Cinema de Teerão.

Desde 2001 realizou mais de 30 filmes e séries de televisão, acumulando, em vários deles, as funções de argumentista. Conhecido pelo gosto de abordar temas complexos e pelas exímia narrativa que marca as suas histórias, ganha com Darbareye Elly, o reconhecimento internacional, representado no aplauso da crítica, o Urso de Prata da Berlinale e o prémio maior do Festival Tribeca.

Em, 2011, à segunda nomeação, arrecada o primeiro Óscar para Melhor Filme Estrangeiro com “Uma Separação”, um drama familiar que tocou o mundo e marcou presença no pódios dos principais festivais do sector (Urso de Ouro em Berlim, de Ouro, a Boston, Melhor Filme Estrangeiro para as associações de críticos de Boston, Chicago, Los Angeles e Nova Iorque, Globo de Ouro para a mesma categoria). Em 2017, volta a repetir o feito com “O Vendedor”, assumindo-se como um dos mais respeitados e galardoados realizadores da actualidade. Na altura, Asghar Farhadi não se deslocou aos Estados Unidos, devido às medidas de anti-imigração impostas por Donald Trump e pela sua administração.

TODOS LO SABEN É O NOVO FILME DE ASGHAR FARHADI

Asghar Farhadi
Ricardo Darín, Asghar Farhadi, Penélope Cruz e Javier Bardem

Recentemente, “Todos lo Saben”, a sua mais recente longa-metragem filmada em Espanha com o casal Penélope Cruz e Javier Bardem teve antestreia mundial no Festival de Cannes, onde aliás foi o filme de abertura.

O FEST reforça o painel de oradores já confirmados para a vertente educativa do festival que, entre 18 e 25 de Junho, organiza mais de 30 masterclasses, workshops e ateliers, com a participação de profissionais da indústria de cinema mundial. Pelo Training Ground deste ano passarão David Seidler (argumentista “O Discurso do Rei”); Stephan Elliott (realizador de “Priscilla, Rainha do Deserto”); Roman Coppola (Produtor, realizador, e argumentista de “Moonrise Kingdom”); Francesca Jaynes (coreógrafa de “A.I. Inteligência Artificial”; Gravidade) e Gareth Wiley (produtor de “Match Point” e “Vicky Cristina Barcelona”).

Cruzando os universos do documentário, ficção e cinema experimental, o FEST integrará ainda uma competição internacional de longas e curtas metragens (Lince de Ouro e Lince de Prata), uma secção infanto-juvenil dedicada às famílias (FESTinha), uma competição nacional de curtas-metragens (Grande Prémio Nacional), um prémio para obras de realizadores a saírem das faculdades (NEXXT). Nas vertentes não competitivas, destaque ainda ao foco sobre o cinema japonês, austríaco e sueco, nos 19 filmes que integram a secção Flavours of The World. Ponto de entrada num dos mais isolados países do mundo, a Coreia do Norte é a proposta da secção Be Kind Rewind.

Para conheceres mais sobre o FEST, Festival Novos Realizadores, Novo Cinema podes clicar aqui.

Virgílio Jesus

Era uma vez em...Portugal um amante de filmes de Hollywood (e sobre Hollywood). Jornalista e editor de conteúdos digitais em diferentes meios nacionais e internacionais, é um dos especialistas na temporada de prémios da MHD, adepto de todas as formas e loucuras fílmicas, e que está sempre pronto para dois (ou muitos mais!) dedos de conversa com várias personalidades do mundo do entretenimento.

Virgílio Jesus has 1377 posts and counting. See all posts by Virgílio Jesus

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.