Assim Nasce Uma Estrela

Assim Nasce Uma Estrela | Banda Sonora não poderá competir nos Grammy 2019

“Assim Nasce Uma Estrela” já é considerado um dos melhores filmes deste ano. As expetativas face à temporada de prémios estão elevadas, mas os Grammy já não são um objetivo.

Espera-se que “Assim Nasce Uma Estrela” seja um dos maiores vencedores dos Academy Awards. Contudo, o mesmo não acontecerá nos Grammy Awards de 2019. Apesar do enorme sucesso que a banda sonora de “Assim Nasce Uma Estrela” teve, tendo estado três semanas no primeiro lugar da tabela da Billboard, os Grammy já foram praticamente descartados. Ainda que a banda sonora continue a ser um êxito, não poderá ser eleita nos mais importantes prémios de Música. Isso deve-se ao facto de o álbum inteiro ter sido divulgado a 8 de outubro. Por sua vez, a data limite para o álbum poder ser elegível era 1 de outubro. Dessa forma, somente o tema principal – “Shallow” -, conseguirá ficar qualificado, podendo vir a fazer parte da lista de nomeados dos Grammy, uma vez que foi oficialmente divulgado por Lady Gaga a 27 de setembro.

A música interpretada por Lady Gaga e Bradley Cooper, dependendo da categoria para a qual conseguirá ser nomeada, poderá sair triunfante com o Grammy de “Música do Ano”. De qualquer forma, a ideia sempre foi divulgar o álbum depois da data limite para qualificação nos Grammy. Tal fator devia-se ao facto de, para além das músicas serem, na sua maioria, originais e transportarem letras referentes a diversas cenas do filme, também o álbum continha diversos interlúdios com diálogos do elenco principal do filme, sendo que alguns deles até foram cortados. Dessa forma, divulgar a banda sonora a tempo de ser nomeada para os Grammy iria libertar muitos spoilers.

Não queríamos divulgar a banda sonora antes da estreia do filme porque a banda sonora é, de facto, a história do filme. Há diversos tracks nela que são elementos importantes do filme e então era muito importante as pessoas poderem experienciá-los em simultâneo com o filme e não antes. Para o Bradley era muito importante que o público tivesse a oportunidade de ver primeiro o filme.

Lê Também:
Como teriam os media divulgado os acontecimentos em Assim Nasce Uma Estrela

“Assim Nasce Uma Estrela” é, nos últimos anos, a primeira banda sonora original de um filme a ficar três semanas em primeiro lugar na Billboard, tal não acontecia há mais de uma década. Para além disso, esta é a primeira vez que um álbum de Lady Gaga consegue alcançar este feito.

Apesar de os Grammy 2019 estarem de fora da caderneta de prémios, os Academy Awards serão totalmente diferentes. Cada filme pode sugerir três músicas da banda sonora. Neste caso, “Assim Nasce Uma Estrela” tinha muitas mais músicas para sugerir, o que não será possível. “Shallow” foi a primeira sugestão. Esse é o tema central de “Assim Nasce Uma Estrela” e, como tal, não poderia ficar de fora das sugestões para a corrida à estatueta. Muito possivelmente, este ano veremos “Shallow” sair triunfante no dia 24 de fevereiro.

Para além de “Shallow”, também “I’ll Never Love Again” e “Always Remember Us This Way” poderão ser nomeadas na categoria de “Melhor Música Original”. Claro que muitos outros temas deste remake deveriam ser nomeados e, até mesmo, sair vencedores, devido à sua extrema qualidade. Esta é uma das melhores bandas sonoras dos últimos anos. A maioria das músicas transporta consigo uma mensagem e sentimentos. Elas não são ocas e têm conteúdo.

assim nasce uma estrela

Sem dúvida que “Is that Alright?” – que infelizmente só é ouvido nos créditos do filme -, é um dos melhores e mais bonitos temas do álbum. Contudo, nem sequer terá a possibilidade de ser nomeado. A esta brilhante música, juntam-se mais duas canções que ficarão pelo caminho rumo aos Óscars: “I Don’t Know What Love Is” e “Look What I Found”.

Claro que, se fosse possível, quase todos os temas interpretados por Lady Gaga levariam um prémio para casa. Quase todas, menos as músicas cantadas por Ally durante o seu processo de cantora pop comercializada com música sem conteúdo e reflectora de uma realidade muito presente atualmente. Essas podem permanecer no esquecimento.

Assim, resta-nos aguardar pelo próximo ano e ver como se sairá a banda sonora deste filme na temporada de prémios. Deveremos ter especial atenção a “Shallow”, que já é considerado um dos temas do ano. Sem dúvida que assim nasceu um sucesso musical.

VÍDEO | SHALLOW, UMA OBRA PRIMA QUE VALE A PENA OUVIR

Qual é a tua música favorita desta banda sonora da Warner Bros.? Também tens dificuldade em escolher?

Catarina Novais

Eternamente apaixonada pelo mundo do cinema e por tudo o que está ligado à sétima arte. Seriófila nos tempos livres. A escrita e música também são dois vícios permanentes.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *