As origens de Assim Nasce Uma Estrela

As origens de Assim Nasce Uma Estrela

Assim Nasce Uma Estrela” com Bradley Cooper e Lady Gaga não é a primeira vez que esta história clássica é contada no grande ecrã, sendo que as suas origens remontam aos primeiros anos do cinema sonoro.

1 de 5

assim nasce uma estrela
WHAT PRICE HOLLYWOOD? (1932) com Constance Bennett e Lowell Sherman

“Assim Nasce Uma Estrela” é o filme do momento, com enorme popularidade entre críticos e espectadores, assim como um caminho traçado para o triunfo nos Óscares. No entanto, não obstante a atualidade deste projeto, as suas origens remontam às próprias fundações da mitologia que Hollywood construiu para si mesma. Afinal, a história básica de “Assim Nasce Uma Estrela”, onde a ascensão de uma nova carreira de sucesso é acompanhada pelo definhar de outra, é talvez a lenda mais popular que Hollywood gosta de contar sobre si mesma.

Lê Também:
Assim Nasce Uma Estrela, em análise

Concretamente, existem quatro filmes chamados “Assim Nasce Uma Estrela”, mas a forma básica da narrativa remonta a um filme que dá por outro título. Referimo-nos a “What Price Hollywood?”, um filme realizado por George Cukor em 1932 que conta a história de uma empregada de mesa que cativa um produtor de Hollywood e chega ao estrelato na mesma medida em que o produtor é consumido pelo seu alcoolismo e cai em desgraça.

Há muitos rumores por confirmar que apontam para várias polémicas dos anos 20, nomeadamente a vida escandalosa da cineasta Colleen Moore e o seu marido produtor John McCormick, como base para “What Price Hollywood?”. O que é certo é que esta é uma visão brutalmente cínica da fábrica de sonhos que, sem indulgências em miserabilismo, nos retrata os sacrifícios que têm de ser feitos em nome desse monstro chamado fama.

1 de 5

Cláudio Alves

Licenciado em Teatro, ramo Design de Cena, pela Escola Superior de Teatro e Cinema. Ocasional figurinista, apaixonado por escrita e desenho. Um cinéfilo devoto que participou no Young Critics Workshop do Festival de Cinema de Gante em 2016. Já teve textos publicados também no blogue da FILMIN e na publicação belga Photogénie.

One thought on “As origens de Assim Nasce Uma Estrela

  • Nasce Uma Estrela: 5*

    Vi ontem o de 1976 e foi uma lufada de ar fresco, história tocante e argumento bem conseguido é o que este filme nos oferece.

    Cumprimentos, Frederico Daniel.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *