Astro Bot, a Crítica | Será este o melhor jogo de plataformas de sempre?
O Astro Bot regressa e é a grande surpresa do ano. E é fantástico para qualquer idade!
Ainda me lembro da primeira vez que peguei num Dualsense da PlayStation 5. Foi para experimentar o Astro Bot Playroom e foi brutal! Foi a melhor experiência que tive até agora em termos do que o Dualsense consegue fazer e na altura mostrou-me o quanto a PlayStation estava a tentar tornar o seu comando com uma grande imagem de marca desta nova geração e o seu maior trunfo. No entanto, o Astro Bot agora regressa e está mesmo muito melhor. A verdade é que a tarefa do Astro Bot não é propriamente fácil e porquê? Porque a grande maioria dos jogadores acha que os grandes jogos de plataformas estão na Nintendo e é verdade, porque o Super Mario é rei! É rei na inovação e em tudo aquilo que traz a este tipo de jogos. Contudo, existem vários jogos de plataformas na PlayStation que têm dado algumas cartas deste Crash Bandicoot ou Ratchet and Clank e muitos outros, mas agora o Astro Bot eleva o estilo de plataformas para um novo nível.
Comecemos pela parte técnica que aquela mais rápida. A componente sonora está muito boa, apesar de não precisar de ter um grande destaque, mas é interessante ver como é que durante o jogo, nos diferentes cenários que existem, a banda sonora vai alterando e vai até tocando em obras primas que já passaram noutros jogos da PlayStation. A seguir, a nível gráfico é um jogo cheio de cores, de vida, sem quebras, com design muito bom mas, acima tudo, que consegue transmitir sempre uma ideia de alegria e de jogo familiar sem nunca ser impeditivo em termos de experiência, Este jogo é feito para nos divertidos e a verdade é que a cada minuto foi uma grande diversão.
Passemos agora para jogabilidade, que é um dos pontos mais fortes. Uma vez mais, o Astro Bot tem aqui a melhor experiência para nós percebermos o que é que realmente pode ser feito num Dualsense. Todo o jogo é claramente pensado para explorar o comando da PlayStation 5 ao máximo e a verdade é que toda a imersão é fantástica do início ao fim. Exploramos aqui várias funcionalidades, várias sensações, que só o Dualsense conseguem oferecer.
Astro Bot revoluciona o mundo das Plataformas
Quer seja a explorar, a resolver enigmas ou até em lutas de boss, a verdade é que o Dualsense é fantástico do início ao fim. Todavia, o grande destaque deste jogo é mesmo o conjunto de cenários e tudo aquilo que nós temos para fazer. Aqui temos centenas e centenas de coisas para explorar, para colecionar e todas elas acabam por de alguma forma tocarem na história da PlayStation. Este é um jogo para celebrar os 30 anos da PlayStation e a verdade é que vocês têm aqui várias referências a muitos jogos, e aqueles que jogam na PlayStation há anos, vão ter aqui toda uma experiência que vai relembrar-vos da vossa infância, adolescência, etc… é um tributo.
Claro que não estamos a dizer que é um jogo apenas para fãs de PlayStation que conheçam a sua histórica, conheçam as centenas de jogos que tornaram PlayStation na grande marca de videojogos. Não, este jogo é para qualquer um, e mais importante, para qualquer idade. Por isso, preparem-se para umas 10 horas de jogo para terminarem a história e provavelmente mais umas 10 para conseguirem explorar e colecionar tudo.
Agora o que torna este Astro Bot tão bom? Primeiro, não há nenhum jogo de plataformas parecido com este na PlayStation 5. A verdade é que o que tu tens aqui é algo que está sempre a inovar, quer seja em plataformas, em puzzles ou até na utilização do Dualsense. Tu estás sempre a ter algo novo, é um jogo que nunca é aborrecido, nunca é repetitivo. Existe sempre algo novo em cada cenário. Quando acaba o jogo e percebes tudo o que tiveste de fazer de diferente, de inovador e com a imersão que o Dualsense te deu, percebes que este Astro Bot é, provavelmente, o melhor jogo plataformas de sempre da PlayStation, ou perto disso. É muito provavelmente a maior surpresa do ano e acredito que o melhor elogio que posso dar é dizer que este menino está ao nível dos melhores jogos de plataformas de sempre.
Trailer | O Dualsense em todo o seu esplendor
Astro Bot, a Crítica
-
Gráficos - 93
-
Jogabilidade - 99
-
Enredo - 81
-
Som - 94