© Warner Bros

“Para mim, acabou-se” garante Joaquim Phoenix após Joker: Folie a Deux

Depois da grande transformação que sofreu para os dois filmes de “Joker”, Joaquin Phoenix confessa: “É a última vez para mim”.

Sumário:

  • Em 2019 estreou “Joker”, interpretado por Joaquin Phoenix que passou por uma dieta onde perdeu vinte e três quilos para interpretar o papel, que lhe valeu um Óscar;
  • Nesta sequela “Joker: Folie a Deux”, o ator confessou que foi mais difícil perder peso, devido à intensidade dos ensaios de dança, e que não fará novamente uma dieta destas;
  • Vários outros atores já passaram por transformações e dietas rígidas para interpretar papéis icónicos, como é o caso de Natalie Portman, Christian Bale, Matthew McConaughey e Cillian Murphy.
Lê Também:   Festival de Veneza 2024 | Joker: Loucura a Dois, o espetáculo continua no cinema

Em 2019, para interpretar oJoker”, que lhe valeu o Óscar de melhor ator, Joaquin Phoenix perdeu vinte e três quilos. No processo para atingir o visual de “Joker”, o ator passou por uma dieta em que comia, maioritariamente, vegetais cozidos e alface. Nesta edição do Festival de Cinema de Veneza, numa conferência de imprensa, o ator foi questionado sobre o processo de emagrecimento para Joker: Folie a Deux, onde vai atuar ao lado de Lady Gaga, a nova Harley Quinn. O ator revelou que desta vez foi mais complicado perder peso, devido à exigência das gravações, uma vez que a sequela é um musical. “Foram muitos ensaios de dança, o que eu não tive da última vez. Agora tenho 49 anos, provavelmente não devia fazer isto novamente. Provavelmente é a última vez para mim”, confessou Joaquin Phoenix.

O ator também disse à imprensa que não queria discutir muito sobre as especificidades da dieta e explorar muito o assunto da perda de peso e revelou: “Eu sei que fui o responsável por falar sobre isso da última vez, mas é algo difícil de fazer, então torna-se a tua obsessão porque trabalhas todos os dias para atingir aquele peso e acabas por falar sobre isso, mas no final já estava tão farto e zangado comigo por fazer um grande alarido sobre o assunto, porque tu simplesmente fazes aquilo que tens de fazer”.Joker: Folie a Deuxestreia em Portugal no dia 3 de outubro, mas enquanto espera pelo novo filme, pode ver ou rever o primeiro na Netflix ou na Max Portugal.

Outros atores que sofreram grandes transformações para papéis

Oppenheimer
Photo by Melinda Sue Gordon/Universal Pic/Melinda Sue Gordon – © Universal Pictures. All Rights Reserved.

Muitos atores transformam os seus corpos para interpretar um papel, às vezes para se adequar à personalidade da personagem, como é o caso de Joaquin Phoenix em “Joker”, outras vezes porque estão a interpretar alguém que existiu na realidade.

Alguns dos casos mais extremos foram Natalie Portman, que perdeu dez quilos para interpretar uma bailarina no thriller “Black Swan” (Disponível na Disney+). Para além da exigência dos ensaios de dança, a atriz ainda tinha uma dieta à base de cenouras e amêndoas. Christian Bale já é conhecido pelas suas transformações corporais, mas o seu limite foi para “The Machinist”, onde perdeu cinquenta e cinco quilos. O ator corria, tomava vitaminas e comia uma maçã e uma lata de atum por dia. Em cinco meses, Christian Bale voltou a ganhar quarenta e cinco quilos, para “Batman Begins”. Matthew McConaughey surgiu irreconhecível em “Dallas Buyers Club”, com uma dieta que o fez perder três quilos por semana e beber muita coca cola. O ator perdeu mais de vinte quilos para interpretar uma personagem real que tinha sida, quando ainda se sabia pouco sobre a doença.

Lê Também:   Festival de Veneza 2024: Daniel Craig regressa ao cinema Queer

O caso mais recente de transformação foi de Cillian Murphy, para interpretarOppenheimer” (Disponível na SkyShowtime em Portugal). O ator não quis revelar quanto peso perdeu, mas para se parecer com o inventor da bomba atómica, o ator recorreu ao Method Acting. Isto é, Cillian Murphy entrou completamente na vida da personagem e começou a imitar as suas rotinas. “Passei para um estado onde já não me preocupava com a comida nem nada. Estava tão imerso nisso, mas foi bom porque a personagem era assim. Ele nunca comia, vivia de cigarros e cachimbos”, revelou Murphy ao The Guardian. Todos os atores que passam por estes processos referem o quanto é perigoso fazê-lo, para a saúde, mas esta dedicação completa a uma personagem valeu, a quase todos, nomeações e prémios da Academia.

Conheces mais transformações de atores para papéis icónicos?



Também do teu Interesse:


About The Author


Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *