Audible: Vidas em Jogo, em análise
“Audible: Vidas em Jogo” da Netflix é um dos nomeados ao Óscar 2022 para Melhor Curta-Metragem Documental. A simplicidade e o envolvimento com que conseguem passar as suas mensagens justificam por si só esta nomeação.
“Just because…”
Só por ser dado um rótulo a uma pessoa não quer dizer que ela não seja capaz de tanto quanto os outros. Porém, às vezes esses rótulos levam à discriminação, ao bullying e a desnecessárias e injustas perdas de vida.
É impressionante a quantidade de temas que conseguem ser abordados e as chamadas de atenção que conseguem ser feitas em apenas 39 minutos. Mas é exatamente isso que “Audible” consegue fazer e que justifica em grande parte a nomeação da curta-metragem aos Óscares.
Esta curta-metragem americana feita para a Netflix pela Film 45, teve estreia a 1 de Julho de 2021 e a realização esteve ao encargo de Matthew Ogens. Ogens possui créditos em documentários anteriores elogiados como “Confessions of a Superhero” de 2007 e mais recentemente “Home + Away” de 2018. O documentário teve a produção de Geoff McLean e Jackson Greenberg tratou da banda sonora.
Os elogios ao documentário não se ficam por Ogens, que conseguiu aqui o seu trabalho mais relevante. Há ainda que referir os excelentes trabalhos de Billy Pena na cinematografia e Darrin Roberts na edição, pois estes permitiram dar ao filme uma qualidade e um ritmo que para além de uma peça informativa a tornam também uma agradável peça de entretenimento.
Em “Audible” seguimos a inspiradora história da equipa de futebol americano da Maryland School for the Deaf (Escola para Surdos de Maryland) e a jornada do atleta sénior Amaree McKenstry-Hall, assim como dos seus companheiros de equipa, para defender a sua série de vitórias, ao mesmo tempo em que lidam com a trágica perda de um amigo próximo por suicídio.
Boa imagem, um ritmo acelerado e envolvente, personagens facilmente relacionáveis, mensagens simples e efetivas, temáticas variadas (desporto, surdez, discriminação, suicídio, abandono familiar, festas, namoro)… como já referido, é impressionante como esta curta-metragem alcança tanto em tão pouco tempo. Ficamos com a vontade de que o documentário pudesse ter sido mais extenso e que aprofundasse muito mais. Por outro lado, se calhar a magia de “Audible” está mesmo na sua capacidade de síntese. No jogo final damos por nós a torcer fervorosamente por uma equipa que acabámos de conhecer.
Mas “Audible” não é só para quem seguiu a série, também da Netflix e nomeada aos Emmys, “Last Chance U” – que nos permite um olhar dentro do mundo do futebol universitário júnior, é também mais um exemplo de inclusão e de produções que temos vindo a acompanhar e que dão palco a pessoas com deficiência, em particular a surdos.
Só este ano para o Óscar de Melhor Filme temos “CODA” e “Conduz o Meu Carro” que incluem estrelas surdas. Em 2016 o aclamado anime “A Silent Voice” trouxe grande visibilidade para a discriminação de pessoas surdas na escola e no ano passado o vencedor de 2 Óscares, “Sound of Metal”, também contribuiu para a sensibilização desta temática. A sensibilização faz-se muitas vezes através da normalização, provando que é possível o que até ali não tinha sido feito, e que existe muito mundo para além das nossas bolhas.
“Audible: Vidas em Jogo” é uma surpresa bem-vinda e que tem muito mais a oferecer do que aparenta à primeira vista.
TRAILER | “ESTA PERDA NÃO NOS VAI DEFINIR COMO EQUIPA!”
Já conseguiste dar uma vista de olhos a todos os documentários nomeados aos Óscares?
Audible: Vidas em Jogo, em análise
Movie title: Audible: Vidas em Jogo
Movie description: Abalado pelo suicídio de um amigo, o aluno de uma escola para surdos lida com a família e as relações enquanto se prepara para um derradeiro jogo de futebol americano.
Date published: 1 de July de 2021
Country: EUA
Duration: 39 minutos
Director(s): Matthew Ogens
Genre: Documentário, Curta, Desporto
-
Emanuel Candeias - 80
CONCLUSÃO
“Audible” da Netflix é o documentário de desporto escolar que te vai tirar da tua zona de conforto, dá-nos consciência de outros mundos e dificuldades, que parecendo extremas às vezes só o são na nossa cabeça e se o deixarmos. Tudo isto ao mesmo tempo que mantém toda a excitação e drama de um filme de adolescentes.
Overall
80User Review
( votes)Pros
- Mensagens fortes e relevantes expostas de forma simples e sintética
- Ritmo entusiasmado e envolvente
- Equilíbrio entre documentário e drama
Cons
- Vontade de que o documentário fosse mais extenso