© Teatro do Silêncio

Avieiras, Viagem de Lamas em cena até 26 de novembro

Com o objetivo de preservar as histórias das mulheres pertencentes às Comunidades Avieiras, a nova peça de Maria Gil, “Avieiras, Viagem de Lamas”, ficará em cena até 26 de novembro.

Em 2018, Maria Gil deu início ao projeto de etnografia artística ‘Mulheres em Terra, Homens no Mar‘, com o objetivo de dar a conhecer histórias das comunidades piscatórias do bacalhau, nas quais os maridos se ausentam durante seis meses, enquanto as esposas prosseguem com a governação dos lares. Quatro anos depois, o trabalho de preservação das memórias das Comunidades Avieiras prossegue com a encenação da peça “Avieiras, Viagem de Lamas“. O espetáculo teve a estreia a 21 de outubro, no Cartaxo, seguindo para a Casa de Teatro de Sintra/Chão de Oliva, onde ficará em cena até 6 de novembro. Depois dessa data, será possível assistir à peça no dia 26 de novembro, no Centro Cultural de Escaroupim, Salvaterra de Magos.

Lê Também:   Outubro no Teatro: Lisboa

Foi na Praia da Vieira de Leiria que se desenvolveram as primeiras Comunidades Vieiras, caracterizadas por famílias de pescadores que se deslocavam ao Tejo para arranjarem sustento através do que o mar tinha para oferecer. Se numa primeira fase esta gente vivia dentro das embarcações, posteriormente desenvolveram aldeias com casas de madeira fixadas junto às margens do rio. Enquanto aos homens cabia a tarefa de apanhar o pescado, as mulheres eram quem fazia tudo o resto, desde coser as redes a transportar o peixe à cabeça para que este fosse vendido de porta em porta.

Além da dramaturgia, cabe também a Maria Gil a interpretação, sendo esta uma produção executiva do Teatro do Silêncio. Os bilhetes para os espetáculos em Sintra, nos dias 30 de outubro e 4, 5 e 6 de novembro, podem ser reservados através do e-mail teatrodosilencio@gmail.com. Um bilhete normal terá o custo de 7,50€, havendo vários descontos.

TEASER | AVIEIRAS, VIAGEM DE LAMAS É UM PROJETO DE MARIA GIL

Já tiveste oportunidade de assistir a “Avieiras, Viagem de Lamas”?

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *