Batman: The Telltale Series – Episódio 3 (PS4) | Análise

New World Order, o novo episódio de Batman: The Telltale Series, marca a série ao mudar radicalmente tudo o que o jogador conhece até ao momento, mostrando que nada será como antes.

(contém spoilers)

batman telltale series  

  • Editora: Telltale Games
  • Produtora: Telltale Games
  • Plataformas: PS3, PS4, Xbox 360, Xbox One, PC

Classificação  [starreviewmulti id=8 tpl=20 style=’oxygen_gif’ average_stars=’oxygen_gif’]

 

 O título “Nova Ordem Mudial” não poderia ter sido melhor escolhido para este novo episódio. Na sinopse pode ler-se:

“Com Gotham à beira da destruição e Bruce Wayne sob fogo mediático, uma nova geração de super vilões ergue-se proeminentemente com o objetivo de substituir as instituições de poder tradicionais”.

Se até agora protagonista e jogador tinham a ideia de que qualquer problema poderia ser resolvido rápida e eficazmente, New World Order vem provar o contrário.

BATMAN: THE TELLTALE SERIES | NEW WORLD ORDER

O melhor amigo de Bruce, e agora Presidente de Gotham, Harvey Dent começa a mostrar os primeiros sinais de que algo está prestes a mudar. Após o ataque no segundo episódio o personagem sente que está completamente sozinho e dependente dos outros para sobreviver, culminando nos primeiros vestígios da existência de Two Faces. Irá Bruce conseguir salvar o amigo ou irá ele perder mais um aliado numa altura onde estes escasseiam?

Em contrapartida, o jogador pode contrabalançar esta perda eminente com uma relação mais profunda e intima com Selina Kyle, especialmente durante a sequência na qual para variar é Catwoman que salva Batman de uma morte certa.

Lê também: Top Jogos | Os 10 melhores jogos inspirados em filmes

Isto acontece em consequência de uma investigação que leva Batman até ao esconderijo das Children of Arkham, local onde residem os meios para um novo ataque do grupo, capaz de afetar milhares de pessoas.

Depois de um duelo com o líder das Children of Arkham, que deixa Batman ferido, a anti heroína leva o protagonista para o seu apartamento onde pode ser desencadeado, se o jogador assim desejar, um momento romântico entre os dois.

Conforme os heróis reforçam laços, as Children of Arkham vão alastrando a sua influência e apesar do ataque à cidade ser agora impossível, o poder permanece nas mãos da revolução.

batman telltale series episodio 3

Todo o drama e indignação sentidos pela população desde que a verdade sobre Thomas Wayne foi revelada, levam a Wayne Enterprise a perder dinheiro, deixando os administradores sem outra saída senão pedir a Bruce que se resigne da função de CEO, pelo menos até situação se acalmar.

Sem grande surpresa, heis que Oswald Cobblepot aparece como pretendente ao posto do seu antigo amigo de infância, querendo para si tudo aquilo a que foi negado – a sua família perdera tudo por causa dos Wayne e agora é a vez de Bruce. O Penguin é um personagem meticuloso e silencioso, e apesar de pouco aparecer a sua presença significa sempre que algo grande está prestes a acontecer.

Lê ainda: Top Jogos – As frases mais famosas

O episódio termina com a revelação de quem é o verdadeiro líder das Children of Arkham, personagem ironicamente indicado anteriormente numa cena que me provocou curiosidade e alguma desconfiança.

A primeira vez que vemos Cobblepot é no parque da sua família, agora em ruínas, espaço onde refere que uma revolução estaria prestes a acontecer em Gotham. Ora é em New World Order que Batman se encontra com Vicki Vale precisamente no mesmo lugar.

Momentos antes tinha reparado também que Vicki, presença assídua do Gotham Media Feed, tinha deixado de escrever novas notícias o que vindo de uma repórter ambiciosa é de estranhar.

Contudo, a revelação de Vale como a líder das Children of Arkham é tão misteriosa quanto as suas razões.

batman telltale series episodio 3

A preview do próximo episódio deixa vários elementos em aberto, especialmente o que acontecerá ao protagonista após ter sido levado a atacar Cobblepot. Poderá Bruce continuar a existir ou terá ele de desaparecer para dar lugar a um Batman mais focado?

Lê também: Top Remasters | 10 – Resident Evil HD Remaster

Outra questão pertinente é a de quais serão as mazelas que Arkham deixarão no personagem, uma vez que, duvido que a sua fuga seja rápida. Thomas torturou a mãe de Oz naquela instituição e o internamento de Bruce no mesmo lugar não foi coincidente – o vilão quer a sua vingança.

A ausência do herói deixa ainda outras personagens em risco. Lucius Fox, a quem é dada mais importância neste episódio, deixa de ter um protetor e a sua sala (repleta de gadgets e novos designs) poderá cair nas mãos de Penguin. E é visível que a mansão dos Wayne será atacada por Dent, deixando a defesa não apenas da casa mas da Batcave nas mãos de Alfred Pennyworth. Contudo é possível que o tutor de Bruce não esteja sozinho, especialmente caso Bruce tenha convidado Selina para viver na mansão.

batman telltale series episodio 3

Para finalizar, os pontos fortes são o regresso da investigação feita através da ligação de indícios (à semelhança do que acontece no primeiro episódio) e o grande desenvolvimento narrativo que aproxima cada vez mais a história do seu climax. Quanto aos pontos fracos estes incluem algumas pequenas quedas do frame rate.

HARDWARE USADO PELA MHD PARA TESTES DE JOGOS

PS4:

  • PlayStation 4 Glacier White
  • DualShock 4 White
  • Razer Leviathan Sound System

PC:

  • Headphones Razer Carcharias
  • Keyboard Razer Epic Chroma
  • Mouse Razer Naga Epic Chroma

Lançado no passado dia 27 de Outubro, New World Order, impulsionará a verdadeira história do jogo, podendo-se esperar que os próximos episódios sejam carregados de acção e emoção.

Ângela Costa


 

Lê Também:
Far Cry 6 é a nova aposta da Ubisoft

Ângela Costa

Mestre em Cinema pela Universidade da Beira-Interior, sou apaixonada pelo cinema japonês e toda a cultura que o envolve. Adoro igualmente fotografia e se tiveres curiosidade passa no meu Instagram ;) Música e videojogos são dois outros grandes interesses.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *