Há uma musica dos Beatles com Eric Clapton na guitarra
Contemporâneos no cenário do rock dos anos 60, Eric Clapton e os Beatles tiveram uma parceria interessante em 1968.
Sumário
- George Harrison era o Beatle que se ocupava das guitarras elétricas na banda;
- No entanto, reconhecendo as suas limitações enquanto guitarrista, George convidou Eric Clapton para uma das suas composições;
- “While My Guitar Gently Weeps” tem, assim, a participação de Eric Clapton.
Os Beatles foram das bandas mais marcantes da história da música e revolucionaram a indústria musical nos anos 60.
Do conjunto faziam parte Paul McCartney, John Lennon, Ringo Starr e George Harrison, sendo que este último era o beatle que explorava a guitarra elétrica nas composições da banda.
Ora, George Harrison fazia, indubitavelmente, um bom trabalho. Os solos de “Let It Be”, “Something” e “Old Brown Shoe”, bem como arranjos e riffs em diversas outras obras, são bons exemplos disso.
Os Beatles com Eric Clapton
Mas quando George Harrison compôs a icónica música “While My Guitar Gently Weeps”, que depois veio a integrar o tão conhecido “White Album”, Eric Clapton já tinha muito destaque no cenário musical de Londres. O guitarrista britânico já se tinha destacado em bandas como os Yardbirds e os Cream, e tinha sido apelidado (até à chegada do Jimi Hendrix, obviamente), de “Deus”: “Clapton is God” é a famosa graffiti feita numa parede de Londres por volta dessa altura, e que é conhecida até aos dias de hoje devido a uma fotografia que lhe tiraram.
Ora, havendo uma relação de amizade entre Eric Clapton e George Harrison, o beatle decidiu convidar Clapton para fazer parte da sua composição, “While My Guitar Gently Weeps”. Clapton acedeu ao pedido, e fez um solo que se tornou uma parte fundamental da música, e que até aos dias de hoje marca os fãs dos Beatles.
A razão para o convite feito por George deve ser simples: Eric Clapton era um guitarrista mais versátil e com capacidades (técnicas, pelo menos) superiores às de George, e provavelmente George achou que a canção ficaria mais bem conseguida se fosse explorada pelo amigo na guitarra. E assim foi.
Com linhas que vão acompanhando a voz de George, Eric constrói uma guitarra crua e que toma completamente conta do “palco” num solo lamentoso e cheio de emoção.
Foi uma colaboração espetacular que juntou dois contemporâneos da década de 60 numa canção que, até aos dias de hoje, é das mais conhecidas dos Beatles.
Concert For George | While My Guitar Gently Weeps
Deixamos a canção a ser tocada ao vivo num concerto de homenagem ao George Harrison, em 2002. Nele, Eric Clapton cantou a música e, tal como na gravação original, tomou conta da parte da guitarra.