Stefano Chiacchiarini '74 via Shutterstock.com, ID 1944872923

Quando Jimi Hendrix prestou uma surpreendente homenagem aos Beatles

Quando Jimi Hendrix ainda era uma “novidade” no cenário musical de Londres, o guitarrista abriu um concerto (com Paul McCartney e George Harrison no público) com uma música dos Beatles que tinha acabado de ser lançada.

Sumário:

  • Pouco tempo depois de ter lar lançado o seu primeiro álbum, Are You Experienced, Jimi Hendrix fez um tributo à música Sgt. Pepper’s Lonely Hearts Club Band, dos Beatles, usando-a para abrir um dos seus concertos;
  • Na audiência encontravam-se Paul McCartney e George Harrison;
  • Esta rendição da canção dos Beatles foi uma grande surpresa por uma simples razão: o disco de onde consta a faixa tinha acabado de ser lançado.
Lê Também:   A música dos Nirvana sobre os tempos de Kurt Cobain como sem abrigo

Jimi Hendrix, considerado o melhor guitarrista de todos os tempos pela revista Rolling Stone, surgiu no cenário musical de Londres (uma das capitais da música na altura) por volta de 1966. Com a sua forma tão própria e diferente de ver a guitarra elétrica e as suas composições absolutamente inovadoras, o músico americano marcou a música daí para a frente, e teve um grande papel na revolução cultural dos anos 60.

Jimi Hendrix não demorou a conquistar o público londrino, e há uma história interessante que mostra bem isso. Ao que parece, quando Jimi ainda não era conhecido, foi ver Eric Clapton tocar ao vivo com os Cream, que eram uma banda recém formada. Apesar de o conjunto ser recente, Clapton já tinha uma reputação como guitarrista bastante solidificada por ter feito parte de outros conjuntos de sucesso, tais como os Yardbirds. Tanto que foi feita uma graffiti numa parede de Londres que se tornou icónica devido a uma fotografia que lhe tiraram e que lia o seguinte: “Clapton is God”. Portanto, naquela altura, Eric Clapton era mesmo considerado o melhor guitarrista do mundo.

Ora, nesse mesmo concerto que Jimi foi assistir, Chas Chandler (baixista dos Animals) apareceu no backstage com Hendrix e desafiou os Cream a deixarem-no subir ao palco com a sua guitarra para mostrar o que valia. Assim foi, e ao que parece Eric Clapton ficou tão impressionado com o talento do jovem guitarrista que abandonou o palco e foi encontrado na casa de banho a fumar um cigarro de maneira nervosa e a comentar: “nunca me disseram que ele era assim tão bom”. Eric tinha percebido que já não era o melhor guitarrista do mundo, e que essa fama seria rapidamente atribuída a outro.


Jimi Hendrix e os Beatles

Os 4 Beatles paul mccartney george harrison
© Robert Hale via Shutterstock.com, ID 2345980253

Pouco tempo depois de o primeiro disco de Jimi Hendrix ter sido lançado, os Jimi Hendrix Experience deram um concerto no Saville Theatre em Londres, e abriram-no com um cover de Sgt. Pepper’s Lonely Hearts Club Band do disco com este mesmo nome, dos Beatles.

Lê Também:  

O que torna esta história incrível é o facto de esse disco ter sido lançado apenas três dias antes da atuação e de, no público, se encontrarem Paul McCartney e George Harrison. Foi, como é expectável, uma autêntica surpresa para os dois membros dos Beatles. E o que foi surpreendente não foi só o pouco tempo que a banda teve para aprender a música, mas também a forma como Jimi Hendrix a interpretou.

Sendo o guitarrista tão original que era, Hendrix agarrou na música e transformou-a à sua maneira, preparando o público para o que aí vinha. Assim, antes de começar a tocar, avisou através do microfone: “cuidado com os vossos ouvidos, cuidado com os vossos ouvidos”. O que se seguiu foi uma rendição bastante “hendrixiana” da canção, com solos violentos e cheios de alma.

“Sgt. Pepper’s Lonely Hearts Club Band” Cover | Jimi Hendrix

Deixamos aqui o vídeo do momento. Consideramo-lo uma das maiores relíquias musicais do Youtube.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *