Black Adam | Curiosidades do novo filme da DC
[tps_header]
A espera foi longa, mas Black Adam está finalmente nos cinemas! Vem conhecer algumas das principais curiosidades sobre esta obra cinematográfica da DC!
Após uma longa pausa, a DC Comics regressa ao grande ecrã com “Black Adam”, a mais recente obra que promete expandir o canon do DCEU. O filme explora as origens da personagem titular, um guerreiro antigo que, após uma traição violente, conquista poderes mágicos, tornando-se num dos vilões (aqui anti-herói) mais formidáveis do universo de banda desenhada da DC.
A Warner Bros. sonha em trazer Black Adam até ao grande ecrã há diversos anos, mas só agora a personagem faz a sua estreia, numa longa-metragem realizada por Jaume Collet-Serra (“Jungle Cruise“) e com Dwayne Johnson no papel titular.
[/tps_header]
LONGA GESTAÇÃO

O desenvolvimento de “Black Adam” enquanto filme começou no inicio dos anos 2000, altura em que a New Line Cinema, uma divisão da Warner Bros., começou a avançar com a preparação do guião, baseando-se nas obras de “Captain Marvel”, personagem que veio mais tarde a ser rebatizada de Shazam. Em 2006, Peter Segal (“Get Smart – Olho Vivo”) foi o realizador escolhido para trazer o vilão até ao grande ecrã. No enanto, após várias falsas partidas, em 2019, Jaume Collet-Serra foi anunciado como o novo cineasta responsável pela realização.
DWAYNE JOHNSON É, E SEMPRE FOI, BLACK ADAM

Desde o inicio do desenvolvimento de “Black Adam” enquanto filme, que Dwayne Johnson tem estado na conversa de potenciais actores para dar vida à personagem. Inicialmente oferecido o papel de Captain Marvel (Shazam), Johnson sempre se viu mais direcionado para interpretar o vilão da obra. Em 2007 chegou a tão esperada confirmação, sendo essa a altura em que o actor foi contratado para o papel titular. Após 15 anos de espera, e uma longa carreira cinematográfica, Johnson chega agora ao grande ecrã dando vida ao principal vilão de Shazam.
CAMINHOS ALTERNATIVOS

Quando o filme retomou o seu desenvolvimento em meados de 2017, Jordan Peele, o cineasta responsável por “Foge“, “Nós” e “Nope“, foi a primeira escolha do estúdio para trazer o anti-herói até ao grande ecrã. Contudo, apesar do desafio, Peele revelou que não tinha interesse no projecto uma vez que: “Não sou fã de filmes de super-heróis e detestaria tirar essa oportunidade a um realizador apaixonado por eles.
DE VILÃO A ANTI-HERÓI

Desde 1945 que as páginas de banda desenhada apresentam Black Adam/Teth-Adam como um vilão ameaçador e impiedoso, algo que tem vindo a mudar, desde que o desenvolvimento do filme começou a tornar-se numa realidade. Teth-Adam é o predecessor a Captain Marvel (Shazam), um homem desolado a quem o Wizard oferece as habilidades mágicas de Solomon, Hercules, Atlas, Zeus, Achilles, e Mercury. No entanto, a sua sede por poder, levam a que fique corrompido por estas habilidades e se torne no vilão que todos conhecemos da banda desenhada.
PERSONAGENS AUSENTES

Um dos principais antagonistas da jornada da personagem titular é a equipa de heróis conhecida como Sociedade da Justiça, um grupo que no filme é composto por Dr. Fate, Carter Hall/Hawkman, Albert Rothstein/Atom Smasher, e Maxine Hunkel/Cyclone. Todavia, na versão original do guião da longa-metragem, a presença feminina na equipa de heróis tinha uma maior escala, contando com a adição de Hawkgirl e Stargirl. A vilã Eclipso também fez parte do argumento original.
Hawkgirl esteve tão perto de entrar no filme que Eiza González esteve em negociações para dar vida à personagem.
DE REGRESSO AO ECRÃ

Apesar da sua longa história e do seu estatuto de grande importância no universo de banda desenhada da DC Comics, esta marca a primeira vez em que a Sociedade da Justiça marca presença no grande ecrã. No entanto, a equipa de super-heróis já chegou a fazer aparições, por vezes breves, no pequeno ecrã, em séries como “Smallville”, “Legends of Tomorrow” e “Stargirl“.
UM DIA A CELEBRAR

O primeiro trailer da longa-metragem foi revelado ao público no dia 8 de Junho de 2022, a data em que C.C. Beck (“Charles Clarence Beck”), criador de Shazam e Black Adam, celebraria o seu 112º aniversário. O anti-herói titular foi criado em parceria com Otto Binder, marcando presença pela primeira vez na banda desenhada em The Marvel Family #1, lançado em dezembro de 1945.
DA FICÇÃO À REALIDADE

Grande parte do enredo do filme decorre na cidade de Kahndaq, uma região ficcional das páginas de BC, que retira inspiração de várias áreas do Médio Oriente, como o Egipto e Iraque.
CASTING QUE QUASE ACONTECEU

Liam Neeson, actor altamente conceituado, e que já colaborou com Jaume Collet-Serra em diversos projectos, como: “Sem Identidade” (2011), “Non-Stop” (2014), “Noite em Fuga” (2015) e “The Commuter – O Passageiro” (2018), foi a primeira escolha do cineasta para interpretar Kent Nelson/Doctor Fate.
Antes de Aldis Hodge assinar contrato para o papel de Hawkman, o estúdio esteve a ponderar contratar Armie Hammer ou Alexander Skarsgård para interpretar a personagem.
Isabela Merced, Leslie Grace, Thomasin McKenzie, Kathryn Newton, Haley Lu Richardson, Mackenzie Foy, Alexandra Shipp e Odessa Young estiveram entre as opções do estúdio para Cyclone.
Antes de Noah Centineo, Dacre Montgomery, Eli Goree, Jacob Elordi e Matthew Noszka estiveram em mente para assumir o papel de Atom Smasher.
BLACK ADAM VS MAN OF STEEL

Tal como Dwayne Johnson revelou durante a antestreia internacional do filme, o projecto marca a primeira aparição de Henry Cavill como Super-Homem desde 2017, onde se juntou a Batman, Mulher-Maravilha, Aquaman, Flash e Cyborg para formar a “Liga da Justiça“.
[tps_footer]
Já tiveste oportunidade de ver o novo filme da DC? O que pensas de Dwayne Johnson no papel?
[/tps_footer]