Esta desconhecida música dos U2 salvou a voz de Bono
Levar a voz até ao limite? Bono passou dificuldades mais foi esta desconhecida música dos U2 que salvou a sua voz.
Sumário:
- Os U2, composto por Bono, The Edge, Adam Clayton e Larry Mullen Jr, contam com vários sucessos e mais de 150 milhões de álbuns vendidos;
- O vocalista Bono Vox é a figura principal da banda, conhecido pelo seu lado humanitário;
- Bono revelou como a desconhecida música “Kite” salvou a sua voz.
Há quase 50 anos, surgiu na Irlanda uma banda que marcou a música internacional para sempre: os U2, fundados por Bono, The Edge, Adam Clayton e Larry Mullen Jr. Com sucessos como “40”, “Numb”, “Acrobat”, “Sunday Bloody Sunday”, e muitos outros, os U2 conquistaram 22 Grammy Awards e venderam mais de 150 milhões de álbuns.
A figura mais conhecida da banda é Bono, famoso tanto pela sua música como pelo ativismo filantrópico. Recentemente, Bono revelou que, para ele, a banda mais “porreira” da história são os Clash, do punk britânico, que ele considera terem mudado a sua vida e influenciado os U2 ao mostrar que o ativismo podia ser “sexy e perigoso”. Além disso, Bono partilhou também quais são as suas letras favoritas de músicas: “I Saw Her Standing There” dos Beatles, “Short People” de Randy Newman, e “What’s Going On” de Marvin Gaye.
Claro que, um artista como Bono, com uma vasta carreira internacional e de grande sucesso, tem de levar a sua voz ao limite. O icónico vocalista revelou como a música “Kite” salvou a sua voz.
Bono teve de ter cuidado para não levar a sua voz até ao limite
Depois do álbum “Pop”, que teve uma sonoridade mais eletrónica e distante do som clássico da banda, havia a expectativa de um regresso ao estilo de músicas como “Where The Streets Have No Name”. No álbum “All That You Can’t Leave Behind”, que inclui êxitos como “Beautiful Day” e “Elevation”, Bono esforçou-se para encontrar a sua voz, especialmente em “Kite“, uma música que inicialmente o desafiou vocalmente. Durante as gravações, ele perdeu a voz, mas conseguiu recuperá-la ao fim de várias tentativas. Acabou por sentir que as suas cordas vocais foram “reacendidas” ao gravar a música “Kite”.
Bono afirmou, no seu livro biográfico “Surrender: 40 Songs, One Story” que, ao cantar o verso “I’m a man, I’m not a child”, todos no estúdio ficaram impressionados, comparando o momento a alguém que recupera a visão – “a minha voz regressou nesse momento. Quando cantei, toda a gente no estúdio quase caiu. Eu disse: “Uau!” Foi como o cego quando lhe caem as escamas dos olhos. Foi quase cómico. De onde é que isso veio? Quero mais disso!”
No ano passado os U2 lançaram um novo álbum – “Songs of Surrender“, que reuniu cerca de 40 músicas antigas em novas versões, totalmente alteradas.
Qual é a tua música favorita dos U2?