© NOS Audiovisuais

Bruce Willis abandona carreira de ator

Devido a questões de saúde, Bruce Willis deixará o trabalho de ator. Apesar de o seu fim prematuro, a filmografia de Willis é rica, um tesouro de grandes desempenhos e enormes sucessos de bilheteira. Neste dia triste, honramos a estrela de Hollywood.

A estreia de Bruce Willis foi feita aos poucos, uma gradual ascendência sem aquela explosão do estrelato imediato. Seu trabalho como extra levou-o a muitos plateaus de cinema e TV no início dos anos 80 e, lá para o meio da década, o ator conquistou o papel de uma vida. Como David Addison Jr. em “Modelo e Detective,” Willis tornou-se famoso e viu inúmeras portas abrir-se na indústria. Quando a série acabou, em 1989, já o ator tinha ganho dois Emmys pela performance e, pelo caminho, havia também assegurado o seu lugar entre as estrelas do grande ecrã.

Die Hard – Assalto ao Arranha-Céus” foi a faísca que acendeu a bomba da fama, precipitando o ator para os píncaros da indústria. Naquele thriller de John McTiernan, Willis deu vida ao polícia John McClane que, em tempo de Natal, se vê no meio de uma crise de reféns no Nakatomi Plaza de Los Angeles. Além de ser um símbolo de masculinidade violenta, o ator também iluminou as facetas mais suaves da personagem, esboçando vulnerabilidade física e emocional. É essa componente visceral que tornou a personagem num ícone e assim ajudou a criar um muito amado franchise de ação.

die hard top franchises metacritic
“Assalto ao Arranha-Céus” | ©20th Century Fox

Queremos com isto dizer que, o talento de Bruce Willis em filmes de ação, vai muito para lá do físico e do estilo. Ele é um grande ator que, como muitos outros na mesma situação, ganhou fama em trabalhos de género onde as proezas interpretativas são subvalorizadas. Transcendendo a ação pura e dura, também apareceu numa série de fantásticas comédias, aventuras de ficção-científica e pesadelos do terror. Em todos esses géneros díspares, Willis mostrou-se um mestre. Até no panorama híper-verboso de Quentin Tarantino, ele triunfou.

Lê Também:   20 filmes odiados pelas razões erradas (Parte I)

Mesmo que a crítica o tenha ignorado e que os prémios nunca se tenham materializado, Bruce Willis jamais vacilou. Muitas das suas fitas se contam entre os filmes com mais sucesso de sempre nas bilheteiras. Veja-se o “Armageddon,” “O Quinto Elemento,” “O Sexto Sentido” e as muitas sequelas de “Die Hard.” No século XXI, ele até fez um esforço para entrar em alguns projetos mais desafiadores e igualmente bem-sucedidos, como a comédia estilizada de “Moonrise Kingdom” e o drama temporalmente distorcido de “Looper”.

Bill Murray, Frances McDormand, Edward Norton e Bruce Willis | ©Focus Features

Em suma, desde o início da carreira até este fim desolador, Bruce Willis nunca desistiu. As más línguas podem gozar com a sua mega produtividade nos últimos anos, mas quiçá o ator sentiu que o tempo estava a acabar. Hoje, quarta-feira dia 30 de Março de 2022, a família de Willis anunciou que ele não voltaria a atuar. A causa é uma perda de funções cognitivas depois de um diagnóstico de Afasia. A condição leva a graves alterações no foro da linguagem, tanto seu entendimento como a fala. Causas comuns incluem tumores, traumatismos e AVCs.

Segundo as palavras dos seus entes queridos, a decisão não foi fácil. Contudo, no fim, não havia alternativa. Aos 67 anos, Bruce Willis abandona o trabalho de ator para desgosto de todo o mundo. Nestas horas desconsoladas, unem-se os fãs nas redes sociais e todos desejam o melhor para a estrela. A melhor maneira de o honrar é ver o seu trabalho, celebrar os filmes que ele fez e o entretenimento que nos proporcionou ao longo das últimas décadas.

Dos seus muitos filmes, qual é a tua personagem preferida de Bruce Willis?

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *