Persona © MGM

Canais TVCine preparam especial sobre Diálogos de Cinema

De Ingmar Bergman a Orson Welles, os Canais TVCine preparam um especial de filmes para dialogar sobre o cinema. 

Os Canais TVCine preparam um especial sobre documentários que não são mais do que projetos importantes para incentivar aos diálogos de cinema entre os telespectadores. São filmes de Ingmar Bergman, Orson Welles, e até de alguns profissionais portugueses, como o nome de Teresa Villaverde.

O objetivo dos Canais TVCine é dar a conhecer os grandes pensadores atrás das câmaras e como isso influencia o resultado da obra.

Gostar de cinema é também gostar de perceber quem está por detrás de uma obra, como é, e quais as suas motivações. Assim, o Especial Documentários de agosto será dedicado à sétima arte, revisitando a vida de alguns dos realizadores mais consagrados de sempre. Canais TVCine

São filmes em que o legado dos artistas é preservado com entrevistas e testemunhos reais, além do recurso de materiais de arquivo e criações inéditas. A rubrica com o título “Especial de Documentários de Cinema: Diálogos de Cinema” poderá ser conhecida abaixo, e prolonga-se de 6 a 27 de agosto às terças-feiras às 22h, em exclusivo no TVCine 2.

2 de 3

“Os Olhos de Orson Welles” | 13 de agosto às 22h

TVCine
The Eyes of Orson Welles © Creative Scotland

Ao ter acesso exclusivo a centenas de desenhos e pinturas de Orson Welles, o cineasta Mark Cousins, que assina o argumento e a realização deste documentário, mergulha no trabalho visual do mítico realizador e ator para revelar o retrato de um artista como nunca o tínhamos visto — através do seu próprio olhar, desenhado com a sua própria mão, pintado com os seus pincéis. Dá vida às paixões e ao poder deste showman do século XX e explora a forma como o génio de Welles continua a ressoar hoje, na época de Trump, mais de 30 anos depois da sua morte. Produzido por Michael Moore, Os Olhos de Orson Welles recebeu uma Menção Especial na competição L’Œil d’Or do Festival de Cannes.

“Actos de Cinema” (“Acts of Cinema”) | 20 de agosto às 22h

Afetos da vida nas imagens é o mote deste filme que alterna ‘instantâneos’ de rodagens e a memória presente de pessoas com quem o realizador, Jorge Cramez, trabalhou, nomeadamente em filmes de Teresa Villaverde, João Mário Grilo, José Álvaro de Morais, Fernando Lopes ou Miguel Gomes. O documentário conta com os testemunhos de João Botelho, João Mário Grilo, Beatriz Batarda, Ana Moreira, Teresa Villaverde, Miguel Gomes, Vasco Pimentel, Pedro Melo, Marcello Urgeghe, entre outros. 

2 de 3

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *