Canal História: o que ver em junho
Em junho o Canal História reabre ficheiros do Vaticano, navega por mares de piratas, explora os maiores mistérios e procura compreender a guerra.
Desde o mítico monstro do Lago Ness e a teoria sobre se existe ou não, passando pelas teorias da conspiração sobre o assassinato do presidente dos EUA John F. Kennedy, o Canal História avizinha um mês bem preenchido para explorar assuntos que ainda hoje marcam a História da humanidade. Investigando os documentos do Vaticano, estará em foco a relação da Igreja com a História, mas também se irá explorar antes o que aconteceu na II Guerra Mundial, ou como é que os piratas realmente existiram nos oceanos dos quatro cantos do mundo, e se foram bem retratados nos cinemas nos últimos anos.
Vem por isso explorar um pouco mais do passado com estas novas séries e documentários, e fica a par de todas as nossas sugestões do que ver e acompanhar em junho na programação do canal.
OS MAIORES MISTÉRIOS DA HISTÓRIA
Estreia na quarta-feira, 7 de junho, às 22h15 ; emissões todas as quartas-feiras (oito episódios de 60min cada)
O Canal HISTÓRIA estreia em exclusivo novos episódios de “Os Maiores Mistérios da História”. Narrada e apresentada por Laurence Fishburne, a série aprofundará um vasto leque de alguns dos mistérios recentes mais importantes em termos históricos que vão desde o monstro de Loch Ness, o lendário animal que supostamente vive no loch, até ao assassinato de John F. Kennedy, o 35o Presidente dos Estados Unidos da América, há 60 anos. Com novos indícios e perspetivas, incluindo diários inéditos e testes de ADN, ‘Os Maiores Mistérios da História’ desvendará novas informações sobre alguns dos capítulos mais famosos e enigmáticos da História.
TÁTICAS DE GUERRA
Estreia na segunda-feira, 12 de junho, às 22h15 ; emissões nas segundas-feiras, 19 e 26 de junho (seis episódios de 60min cada)
Os submarinos da Alemanha nazi colocam a Grã-Bretanha à beira da fome, afundando os seus navios mercantes no Atlântico. As táticas destes U-Boats são um segredo bem guardado, e a Marinha Real tem dificuldade em eliminá-los. Recorre a uma equipa de jovens mulheres – o serviço naval feminino WRNS – que ficaria conhecida por Wrens. Criando jogos de guerra num enorme tabuleiro, estas mulheres decifram as estratégias dos submarinos alemães, e fazem algo que os homens da Marinha Real não conseguiram – arranjam forma de eliminá-los. Esta série combina dramatizações com gráficos computorizados, imagens de arquivo colorizadas e depoimentos de Wrens ainda vivas e historiadores especializados, para dar vida a esta épica história de esforço, sobrevivência e vitória. As suas táticas permitiriam aos Aliados alterar o rumo da guerra e derrotar a Alemanha nazi.
A VERDADEIRA HISTÓRIA DOS PIRATAS
Estreia na terça-feira, 20 de junho, às 22h15
Os piratas fascinam Hollywood e a cultura popular há muito tempo. Há apenas 20 anos atrás, o primeiro filme “Piratas das Caraíbas” foi lançado nos EUA e revolucionou o papel dos corsários, tornando-se um sucesso de bilheteira. O Canal HISTÓRIA apresenta “A Verdadeira Historia dos Piratas” um documentário que questiona o quanto realmente sabemos sobre a verdadeira vida desses heróis tementes ao mar. Graças a novas escavações subaquáticas e terrestres nas Maurícias e Madagáscar, assim como a pesquisas de arquivo e museus em França, Espanha, Inglaterra e Estados Unidos, os arqueólogos podem desenhar um novo retrato do mundo da pirataria no Oceano Índico.
FICHEIROS SECRETOS DO VATICANO
Estreia na terça-feira, 27 de junho às 22h15 ; quatro episódios de 60min cada
‘A Igreja não receia a História’. Foi com estas palavras que, em 2019, o Papa Francisco abriu os arquivos do Vaticano relativos ao Papa Pio XII. Pela primeira vez, milhões de cartas, despachos secretos, telegramas, súplicas e inúmeros outros documentos foram tornados públicos aos académicos do mundo inteiro. Hoje, décadas volvidas, podemos investigar uma das figuras mais controversas da História contemporânea – o Papa do Silêncio. Para uns, foi o Papa que não condenou a loucura criminosa de Hitler, tornando-se quase seu cúmplice. Para outros, o silêncio de Pio XII constituiu uma arma contra o Führer, através de despachantes e intervenções secretas. Décadas de amarga controvérsia quanto às ações do referido Papa podem agora ser sanadas de forma definitiva.
Até onde é que gostas de explorar o passado? Qual a tua temática favorita?