Luca | Bart van Overbeeke, © Universidade de Tecnologia de Eindhoven

Chama-se Luca e é um carro eléctrico feito a partir de lixo

O Luca é um carro elétrico feito a partir de material reciclado que pretende provar que os resíduos dos oceanos e dos aterros sanitários podem ser reutilizados.

Nos últimos anos, são várias as marcas que têm apostado no lançamento de carros elétricos. Recentemente, alunos da Universidade de Tecnologia de Eindhoven, na Holanda apresentaram o Luca, um veículo elétrico feito a partir de “lixo”. Em cerca de 18 meses, os estudantes construíram o protótipo do carro e provaram que é possível retirar plástico dos oceanos e dar uma vida nova a muitos resíduos, que acabam por ter como destino os aterros sanitários.

De acordo com o responsável pelo projeto, Lisa van Etten, a principal motivação para a construção deste carro é contribuir para a pegada ambiental e demonstrar que é possível reutilizar os milhões de toneladas de resíduos gerados anualmente.

Lê Também:
Google Maps vai mapear zonas com surtos de COVID 19

O Luca é um coupé desportivo, que é feito a partir de “lixo”, desde o seu chassi à carroçaria, tendo, ainda, assentos feitos a partir de casca de coco e crina de cavalo. Com dois motores elétricos, pode atingir uma velocidade máxima de 90 km/h e tem uma autonomia estimada em 220 km.

Após uma intensa utilização, e no seu fim de vida, o Luca também é reciclado.

Cátia Santos

Observadora, comunicadora, crítica, muito curiosa, apaixonada pela escrita criativa e informativa. Devoradora de livros e de música, com um especial gosto por tecnologia.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *