O papel de Christopher Nolan no final controverso de Joker: Folie a Deux
Afinal, Christopher Nolan teve um papel no final controverso de Joker: Folie a Deux. Aviso: este artigo contém spoilers.
“Joker: Loucura a Dois” tem sido amplamente criticado, tanto pelo público, como pelos jornalistas. O momento mais polémico do filme é, na verdade, o seu final. Em 2008 estreou “Dark Knight”, que trouxe ao grande ecrã a aclamada prestação de Heath Ledger como “Joker”, que lhe valeu o Óscar de Melhor Ator Secundário. Durante a sua carreira, Christopher Nolan colaborou com a Warner Bros em oito filmes, incluindo “Dark Knight”, que foi um grande sucesso de bilheterias, com mais de um bilião de dólares em receitas.
Assim sendo, Christopher Nolan tinha algum poder e era respeitado pela Warner Bros. Em 2019, quando surgiu o novo “Joker” de Joaquin Phoenix, o realizador Todd Phillips planeava que o final do filme tivesse a personagem Arthur Fleck, vestido de “Joker”, a rasgar os cantos da boca, em frente aos seus admiradores. Essa imagem da boca rasgada está muito ligada à versão de Heath Ledger, que várias vezes durante o filme perguntava: “Queres saber como fiz estas cicatrizes?”.
Devido à trágica morte de Heath Ledger, Christopher Nolan pediu à Warner Bros e a Todd Phillips que não incluíssem esse final. A ideia era que a versão de Heath Ledger fosse a única a ter o pormenor das cicatrizes, de forma a não diminuir o impacto do legado do ator. E a Warner fez-lhe esse favor.
Então, o que Christopher Nolan tem que ver com o final de Joker: Folie a Deux?
Em 2020, Christopher Nolan terminou a sua longa relação com a Warner Bros, devido às tensões causadas pelo estúdio ter lançado “Tennet” em simultâneo nos cinemas e no Streaming, filme que se tornou o maior flop de Christopher Nolan. Em 2023, para Oppenheimer, o realizador passou a trabalhar com a Universal Pictures.
Sem Christopher Nolan na Warner, Todd Phillips teve a liberdade para fazer o que quisesse em “Joker: Follie a Deux” e escolheu pegar no final que largou no primeiro filme. O trágico final de Arthur Fleck, morto por um ex-fã da personagem “Joker”, foi odiado pelos espectadores e pela crítica. Em fundo desfocado, vê-se o, também prisioneiro de Arkham, cortar os cantos da boca, formando então o icónico sorriso do “Joker”. Esse final baralhou os fãs, ao deixar no ar se aquela seria, então, a origem do “Joker” que vemos em “Dark Knight”. No entanto, Todd Phillips já comentou que a sua ligação com a DC acabaria por ali.
E tu, o que achaste do final de “Joker: Loucura a dois”?