Este é melhor filme de 2024, segundo Christopher Nolan
Após o sucesso de “Oppenheimer”, Christopher Nolan revela porque escolheu “Gladiador 2” como o seu filme favorito de 2024.
Sumário:
- Depois do seu triunfo nos Óscares 2024, ao vencer sete prémios da academia por “Oppenheimer”, está na altura de ser Christopher Nolan a nomear o seu filme favorito deste ano;
- O realizador escolheu “Gladiador 2” como o melhor filme de 2024. A sequela de Ridley Scott acompanha Lucius, que regressa a Roma para uma épica vingança;
- Christopher Nolan ressaltou como Ridley Scott equilibrou a ação impressionante com temas profundos e atuais e sublinhou a importância do realizador na evolução da linguagem visual do cinema, destacando inovações que continuam a influenciar a indústria.
Após arrasar com a concorrência nos Óscares 2024, ao levar para casa sete Óscares, incluindo o de Melhor Filme e Melhor Realizador com o seu filme “Oppenheimer”, sobre a invenção da bomba atómica, Christopher Nolan fica de fora da próxima temporada de prémios, mas contribui com a sua opinião sobre qual é o melhor filme deste ano.
O realizador apontou “Gladiador 2”, de Ridley Scott, como o melhor filme de 2024. A esperada sequela, que estreou vinte e quatro anos após o seu antecessor, acompanha Lucius (Paul Mescal), filho de Maximus (Russell Crowe) e sobrinho de Commodus (Joaquin Phoenix), no seu regresso a Roma, para se vingar dos que lhe fizeram mal, a ele e à sua família, e para restabelecer o sonho de Roma, imaginado pelo seu avô, o imperador Marcus Aurelius (Richard Harris).
Christopher Nolan partilha porque escolheu Gladiador 2 como o seu filme favorito de 2024
“No primeiro ‘Gladiador’ de Ridley Scott, Maximus pergunta-nos: ‘Não estão entretidos?’, e somos confrontados com a verdade sobre o porquê de visitarmos o Coliseu através de um filme. Scott sabe que não estamos ali para obter informações sobre a cultura romana. Estamos lá para ver os nossos próprios desejos sombrios de uma forma confortável. Porque existem tubarões no Coliseu? Porque nós o exigimos e Ridley Scott trá-los com mestria até nós. Ao revelar como os jogos são utilizados para manipular a opinião pública, não podemos deixar de ver sombras da nossa própria arena pública projetadas na areia”, Christopher Nolan partilha o porquê de considerar “Gladiador 2” o melhor filme de 2024.
“Scott eleva o jogo com a encenação da sua ação, com sequência após sequência de fazer cair o queixo. Mas o efeito não é apenas entreter, é levar-nos à consciência dos temas do filme. Nos filmes de ‘Blade Runner’ a ‘Thelma e Louise’ e ‘Gladiador 2’, a densidade visual da arte de Scott serve de contraste para a sua clareza temática subjacente”, o realizador elogiou o colega, Ridley Scott durante a sua entrevista com a Variety.
“Apesar de todo o seu sucesso, o contributo de Scott para a evolução da narrativa cinematográfica nunca foi devidamente reconhecido. As inovações visuais que ele e os seus colegas realizadores da publicidade britânica dos anos 70 trouxeram ao cinema foram muitas vezes descartadas como superficiais, mas os críticos da época não compreenderam. A fotografia luxuosa e o design meticuloso trouxeram uma nova profundidade à linguagem visual dos filmes, ao mostrar como poderiam ser os mundos que retratavam. Isso nunca foi tão claro como na magistral cena inicial de ‘Gladiador 2’, onde a mão de Paul Mescal embala suavemente o grão colhido do trigo oscilante do filme original”, Christopher Nolan termina a sua análise, elogiando esta nova sequela e os temas que retrata, enquanto eleva Ridley Scott por toda a inovação e criatividade que trouxe à indústria do cinema.
E para ti, qual é o melhor filme de 2024?