Projeto Ariana

Chroma, Ariana e o futuro dos setup gaming

O mundo dos videojogos avança a grande velocidade. Realidade virtual, poder de processamento, qualidade de todos os periféricos, etc… um dos aspetos mais importantes é o ambiente. A tecnologia Razer Chroma foi um dos grandes impulsionadores. Mas o que nos reserva o futuro?

Todos aqueles que gostam de sentir o ambiente de um videojogo sabem que existem aspetos essenciais: um bom e grande monitor e excelente sistema de som eram, até há uns anos, o setup necessário para sentirmos os videojogos em todo o seu esplendor, mas agora temos muito mais.

Um dos grandes impulsionadores em termos de ambiente foi a Razer, com a sua tecnologia Chroma. Ao começar a adicionar aos seus periféricos luz e milhões de cores, percebeu-se que aqui estava um novo fator para melhorar ambiente e dar estilo. Estávamos no ano de 2014 e várias empresas foram atrás desta nova tecnologia. E a partir deste momento tudo mudou. A Razer começou parcerias com alguns jogos, por exemplo “Overwatch”, e outras empresas fizeram o mesmo. Estes foram os primeiros passos: tornar os nossos ratos e teclados em periféricos cheios de luz e cor. Com a tecnologia Chroma, era possível escolher entre milhões de cores para cada tecla do nosso teclado, podendo até criar grupos de teclas da mesma cor para nos ajudar nos jogos.

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Mais tarde, ainda em 2015, a Razer lança o Indir Dev Program onde um developer de videojogos poderia usar a tecnologia nos seus produtos, mas o que despertou realmente a curiosidade dos gamers foi o que veio a seguir, o projeto Ariana. Para quem não conhece terei de resumir o conceito como sendo um projetor de alta qualidade que estende à nossa frente o que está a acontecer no nosso jogo, projetando a imagem à vontade do monitor para que tudo o que nos rodeia seja a continuação no mundo em que estamos a jogar.

E, provavelmente, o futuro passar por algo dentro deste conceito, a realidade aumentada que facilmente se alia ao que a Razer e a Philips neste momento fazem juntas: a junção dos videojogos com o produto HUE da Philips, em que é possível controlar a intensidade e as cores das lâmpadas à nossa volta. Vejam o vídeo para perceberem o quando neste momento é possível ser feito com estas tecnologias. É aqui que está o futuro do nosso local de jogo.

Com possibilidades quase infinitas, este é o futuro dos videojogos. Tornar a nossa sala ou quarto no cenário dos jogos. Neste momento várias marcas desenvolvem conceitos parecidos, pois a atenção dos gamers é grande em relação a este conceito. Este artigo foca-se na Razer porque foi quem tornou este conceito conhecido dos gamers. A tecnologia Chroma, que nos permite escolher milhões de cores diferentes para o nosso setup, foi criado pela Razer e é neste momento um conceito essencial para termos um ambiente de sonho. Olhem bem para os setups de muitos dos famosos Youtubers de videojogos e poderão ver como luz e cores é o que está na moda.

Num futuro mais longínquo a realidade virtual será, provavelmente, o conceito mais usado, mas num futuro próximo acredito que uma mistura entre o Arianna e o controlo das lâmpadas/LEDs à nossa volta. O ambiente é fantástico e torna a experiência de jogo num novo mundo do qual depois não queremos sair.

Luís Pinto

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