© Culturgest

Ciclo Impérios vai encher a Culturgest de 4 de novembro a 15 de dezembro

O Ciclo Impérios: implicações históricas do passado para compreender o presente e projetar o futuro promete animar a Culturgest em Lisboa até ao dia 15 de dezembro. 

É já a partir desta sexta-feira, dia 4 de novembro que começam as conferências gratuitas no âmbito do “Ciclo Impérios: implicações históricas do passado para compreender o presente e projetar o futuro“. O Ciclo Impérios promete analisar o conceito e as suas implicações um pouco por todo o mundo. Vamos viajar pelo Império Colonial Português, como também pelos maiores impérios do mundo e as influências proporcionadas por países como a China, a Rússia e os Estados Unidos da América.

Lê Também:
Óscares 2023 | Os filmes portugueses na corrida

Segundo a Culturgest:

Os tempos presentes são feitos de muitas camadas históricas que tendem a projetar-se no futuro. Algumas delas, herdadas de passados mais ou menos recentes, marcam a nossa vivência quotidiana, refletindo-se tanto nas conexões que estabelecemos uns com os outros, como nas formas que vão tomando as relações e os conflitos ligados à economia e geopolítica presente – a atual guerra da Ucrânia, é disso exemplo. Neste ciclo olhamos para algumas destas camadas sob o ângulo da história e do conceito de Império, começando com uma perspetiva que aborda as sobrevivências atuais da história ligada ao Império colonial português, passando por outros modos de fazer Império: o americano e o soviético, que tomaram forma no século XX, o passado e o presente da China, e terminamos com um convite para olhar para a história das viagens espaciais à luz da história dos Impérios.

Como não poderia deixar de ser, o ciclo Impérios vai também olhar para o cinema através da conferência “Suave e Irresistível? O Imperialismo de Hollywood“. Será uma oportunidade de entender alguns filmes, as suas repercussões junto do público e o quanto a propaganda sensacionalista ao imperialismo cultural fez-se de uma maneira muito subtil, mas deixou as suas marcas.

os-óscares
©Warner Bros.

Todas as conferências do ciclo Impérios têm entrada livre e decorrerão no Pequeno Auditório da Culturgest. Os bilhetes podem ser levados até 30 minutos antes da sessão, embora sujeitos à lotação da sala. De referir também que a última conferência, que decorre no dia 15 de dezembro será online.

O Ciclo de Conferências Impérios é organizado pela Culturgest em colaboração com o Instituto de História Contemporânea, Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade NOVA de Lisboa / IN2PAST – Laboratório Associado para a Investigação e Inovação em Património, Artes, Sustentabilidade e Território, Instituto de Comunicação da NOVA, ICNOVA- FCSH-UNL. Todas as informações podem ser conhecidas no site oficial da Culturgest.

Lê Também:
Awards Season 2022/2023 | Calendário da temporada de prémios até aos Óscares

Ciclo Impérios: Programa Completo

4 NOV – Descentrar o Império, Reparar o Futuro
Com: Luiz Felipe de Alencastro, Patrícia Martins Marcos, Victor de Barros, Ana Lucia Araujo, Cristina Roldão, Rui Gomes Coelho
Inês Beleza Barreiros, Patrícia Martins Marcos, Pedro Schacht Pereira e Rui Gomes Coelho

15 NOV – EUA: Imperial Way of Life?
Com: Amedeo Policante e Raquel Ribeiro

15 NOV – Suave e Irresistível? O Imperialismo de Hollywood
Com: Rui Lopes

23 NOV – Rússia: Quebras e Continuidades Imperiais
Com: Jochen Hellbeck e Yuri Slezkine

23 NOV – Ecos do Império – Representações Musicais da Rússia
Com: Paulo Ferreira Castro

7 DEZ – China: Ontem e Hoje
Com: Wang Hui

15 DEZ online – Impérios no Espaço
Com Pedro Machado

Virgílio Jesus

Era uma vez em...Portugal um amante de filmes de Hollywood (e sobre Hollywood). Jornalista e editor de conteúdos digitais em diferentes meios nacionais e internacionais, é um dos especialistas na temporada de prémios da MHD, adepto de todas as formas e loucuras fílmicas, e que está sempre pronto para dois (ou muitos mais!) dedos de conversa com várias personalidades do mundo do entretenimento.

Virgílio Jesus has 1423 posts and counting. See all posts by Virgílio Jesus

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.