Cinco filmes de boxe obrigatórios para os amantes do desporto

[tps_header]

O mundo está a preparar-se para o mega combate de boxe entre o invicto Floyd Mayweather e o artista das artes marciais mistas Connor McGregor. Para celebrar este crossover de desportos, decidimos olhar para o legado que Hollywood nos deixou e nos atirou completamente ao tapete.

[/tps_header]

[tps_start_button label=”CLICA E DESCOBRE OS RESTANTES” style=”text-align: center; color: #ff0000; font-size: 12pt;” class=””]

5. THE FIGHTER – ÚLTIMO ROUND (2010)

O pugilismo é para muitos um escape de vários problemas familiares e traumas de infância como revelado no filme biográfico de “Irish” Micky Ward. O pugilista é interpretado por Mark Wahlberg e Christian Bale sobre a tutela do improvável cineasta David O. Russel.

A longa-metragem foca-se na vida pessoal do pugilista, incluindo os problemas de toxicodependência do irmão, aqui também seu treinador e ídolo. Sete nomeações para Óscares e duas vitórias fazem deste o terceiro mais condecorado filme do género, mas não certamente o mais influente. O destaque está principalmente no balanço entre cenas de treino e acção intensa com momentos de drama pessoal que explicam a dedicação de Micky Ward em se tornar um pugilista de sucesso.

[tps_start_button label=”CLICA E DESCOBRE OS RESTANTES” style=”text-align: center; color: #ff0000; font-size: 12pt;” class=””]


4. MILLION DOLLAR BABY – SONHOS VENCIDOS (2004)

O boxe tem um legado impressionante no cinema, incluindo este clássico instantâneo de Clint Eastwood. “Million Dollar Baby” é até à data o mais condecorado filme do género, com sete nomeações e quatro vitórias de Óscar incluindo o mais importante de Melhor Filme do Ano.

Um fechar de cortinas negro não é certamente o que uma pessoa espera num filme sobre um à priori desfavorecido. Neste caso uma visto que o filme é brilhantemente interpretado por Hilary Swank que ganhou aqui o seu segundo Óscar de Melhor Actriz. No cômputo geral, “Million Dollar Baby” é um filme altamente carregado pelo seu elenco de luxo, incluindo o próprio Clint Eastwood como Frank, o mentor e figura paternal de Maggie Fitzgerald (personagem de Swank), e ainda Morgan Freeman como Eddie, um ex-pugilista que quase perdeu tudo na sua vida devido ao boxe.

Lê Também:   Este papel recusado por Matt Damon acabou com um Óscar para Christian Bale

É uma longa-metragem sobre a dedicação que os atletas têm para com o desporto de combate, onde são capazes de pôr a sua saúde e vida em risco para pisarem o ringue e conquistarem a glória.


3. ALI (2001)

«Float like a butterfly, sting like a bee». As probabilidades ditam que esta expressão não te é estranha dado o valor que recebeu na cultura popular mundial após Muhammad Ali a ter proferido em relação ao seu estilo de combate. Por isso podem imaginar o quão icónico é um filme biográfico sobre o lutador, mais ainda quando é palco para a melhor performance de Will Smith no grande ecrã.

O filme de Michael Mann recebeu duas nomeações para os Óscares e foca-se na vida do lutador enquanto no seu melhor momento. Will Smith recebeu grandes elogios pela crítica pela sua captura perfeita dos maneirismos e atitude do controverso pugilista e ao longo de mais de duas horas o público é educado no impacto social que um homem de raça negra pode ter na luta contra o racismo.


2. CREED: O LEGADO DE ROCKY (2015)

Há poucos filmes com uma história tão rica quanto a de Rocky Balboa (Sylvester Stallonne), e é ainda mais inesperado quando um filme de boxe cria um universo cinematográfico tão cativante quanto as novas modas de acção da Marvel ou de “Velocidade Furiosa”, sem requerer grandes orçamentos e mega produções.

Em “Creed”, o sétimo capítulo da história de Rocky, é Michael B. Jordan quem recebe as luzes do holofote para brilhar no papel de Adonis Johnson. Com as luvas de Rocky aposentadas, é agora, num papel de mentor que Sylvester Stallone realmente recaptura a essência da icónica personagem – um feito que lhe valeu uma segunda nomeação a um Óscar de Performance.

Sobre a alçada e guião maturo e inteligente de Ryan Coogler, renasce um movimento nostálgico do filme original de 1976, com força suficiente para continuar com um novo herói. E se este é o último com Rocky Balboa, o melhor que podemos dizer é que é de longe uma das melhores despedidas/homenagens de sempre a uma figura da cultura popular.

Lê Também:   Este papel recusado por Matt Damon acabou com um Óscar para Christian Bale

O filme destaca-se pela essência de um lutador necessitar de se testar no ringue, e “Creed” carregado por um legado tão forte dá asas para gerar um belíssimo drama fraternal que encontra paz e união no boxe.


1. ROCKY (1976)

Ao final de quarenta anos era necessário viver debaixo da terra para nunca se ter ouvido falar em “Rocky”. O filme que efectivamente lançou a carreira de Sylvester Stallone no grande ecrã é um dos clássicos obrigatórios do cinema e, se por alguma razão apenas apanhaste bocados soltos na tua televisão, é hora de remediares a situação.

A longa metragem é a quinta-essência de filmes de boxe e a principal inspiração de qualquer um dos mencionados na nossa lista. A história do desvalorizado Rocky Balboa, que por altos e baixos, dedicação e sofrimento consegue atingir o seu objectivo de se tornar o campeão do mundo. Mais do que um filme sobre uma conquista desportiva, “Rocky” é uma luta pelo auto-respeito e pelo sentimento de conquista psicológica e emocional.

O filme recebeu dez nomeações aos Óscares da Academia, vencendo três incluindo também “Melhor Filme”. A nomeação mais subvalorizada é a de Melhor Argumento, que não parecendo, nasceu da mente do actor de acção que anos mais tarde iria popularizar outra nova saga como Johnny Rambo.

Para nos prepararmos mentalmente vamos ligar é a nossa soundtrack de “Rocky”, e quer seja Floyd Mayweather ou McGregor, o vencedor será sempre o espectador.

 



Também do teu Interesse:


About The Author


Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *