Joker | © NOS Audiovisuais

Cinema em Portugal bate recordes em 2019

O cinema em Portugal está a ganhar novas dimensões e 2019 foi um ano de sucessos. Das receitas de bilheteira, aos êxitos que estrearam, é um ano que fica na história.

Infelizmente não existe um histórico certo desde o início da história do cinema mas, do que há registo, é certo afirmar que 2019 é capaz de ser o melhor ano de sempre em Portugal. No ano que transitou, os cinemas portugueses bateram recordes tanto a nível de bilheteira como de audiências.

Estima-se que por todo o território nacional tenha havido uma recorde da receita bruta de bilheteira, aproximando-se dos 83 milhões de euros, assim como uma audiência que chegou aos 15,5 milhões de espectadores. Em ambos os campos, os números representam um aumento de 5% face a 2018.

Lê Também:
Joker é um triunfo de bilheteira e banda desenhada

Em Portugal, a liderança na distribuição de filmes continua a pertencer à NOS Audiovisuais. Dos vários filmes que distribuiu em 2019, cerca de 9 títulos obtiveram 31 nomeações para a cerimónia dos Óscares (“Joker”, “1917”, “Star Wars: A Ascensão de Skywalker“, “Toy Story 4“, “Frozen 2: O Reino do Gelo“, “Rocketman“, “O Rei Leão” e “Como Treinares o Teu Dragão”). “1917”, apesar de ainda não ter entrado nas contas de 2019, faz parte do catálogo da NOS Audiovisuais e foi nomeado aos prémios da Academia, sendo um dos filmes que irá arrancar a temporada de 2020 no nosso país, estreando em janeiro.

A NOS Audiovisuais irá continuar a firmar a sua posição e já preparou uma festa especial para o dia 8 de fevereiro, no Amoreiras Shopping Center, onde irá celebrar os Óscares em Portugal. A distribuidora pretende aproximar o público do melhor que se faz no cinema em todo o mundo, mantendo-se sempre a par das tendências do cinema – seja pelas tecnologias ou filmes com histórias impactantes, como “Joker“, um filme que incide sobre a sociedade e espelha um problema com a doença mental em foco.

TRAILER | JOKER FOI UM DOS MAIORES SUCESSOS DE 2019 EM PORTUGAL

Tens por hábito ir ao cinema? 

Marta Kong Nunes

Arquitecta (com um c!) de formação. Coordenadora de profissão. Fanática de cinema e séries por pura paixão.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *