"Cobra Kai" T4 ©CURTIS BONDS BAKER/Netflix

Cobra Kai, terceira e quarta temporadas em análise

“Cobra Kai” mantém-se como uma das melhores sequelas e passagens do grande para o pequeno ecrã. As novas temporadas na Netflix oferecem-nos um crescimento na qualidade dos seus atores, um verdadeiro aprofundamento dos filmes da saga “Karate Kid” e ainda das melhores cenas de ação na televisão.

“If we’re just gonna rehash the past, history will repeat itself all over again.”

Longe vão os tempos em que a série quase-indie estreada no YouTube Premium em 2018 cresceu ao ponto de ter sido nomeada para 6 Primetime Emmys, ingressar na lista de programas de TV mais bem avaliados do IMDB e tornou-se uma das imagens de marca da gigante do streaming, a Netflix. “Cobra Kai” foi criada por Jon Hurwitz, Hayden Schlossberg e Josh Heald como uma sequela direta da trilogia de filmes “Karate Kid”.

Depois de bater diversos recordes no YouTube – 5,4 milhões de visualizações, nos primeiros dois episódios, da primeira temporada, em 24 horas; tanto a 1ª como a 2ª temporadas foram o programa de televisão digital mais procurado do mundo, em Maio de 2018 e Abril de 2019, respetivamente; em setembro de 2020, a estreia da 1ª temporada contava com mais de 90 milhões de visualizações, e a estreia da 2ª temporada teve mais de 86 milhões de visualizações – e após a conclusão da produção da 3ª temporada, o YouTube decidiu parar de produzir novo argumento original, deixando o programa sem casa. E foi assim que a Netflix decidiu adquirir a série em Junho de 2020, lançando a 3ª temporada no 1º de janeiro de 2021.

Lê Também:   Cobra Kai, segunda temporada em análise

Com a mudança para a Netflix as temporadas 1 e 2 de “Cobra Kai” tornaram-se nas séries mais assistidas na plataforma. Após a estreia da 3ª temporada, a série foi uma das séries originais mais vistas em uma plataforma de streaming, nos primeiros dias de Janeiro de 2021, ficando apenas atrás de “Bridgerton” da Netflix, sendo que atingiu o primeiro lugar na segunda semana do primeiro mês do ano passado. Sem surpresas, a série foi assim renovada para uma 4ª temporada lançada a 31 de Dezembro de 2021.

As novas temporada mantêm a maioria dos papéis principais, adicionando ao elenco principal algumas das estrelas recorrentes em temporadas anteriores: Ralph Macchio e William Zabka regressam ao protagonismo nos papéis de Daniel LaRusso e Johnny Lawrence, respetivamente; temos ainda Xolo Maridueña como Miguel Diaz, Tanner Buchanan como Robby Keene e Mary Mouser como Samantha LaRusso, assim como o retorno de Courtney Henggeler no papel de Amanda LaRusso, Gianni DeCenzo no papel de Demetri Alexopoulos, Peyton List no papel de Tory Nichols, Vanessa Rubio no papel de Carmen Diaz e Jacob Bertrand no papel de Eli “Hawk” Moskowitz. O convidado da 2ª temporada, Martin Kove, volta como regular, a interpretar John Kreese.

Cobra Kai
“Cobra Kai” T4 ©Netflix

Por um lado a 3ª temporada aprofundou alguns enredos de “The Karate Kid Part II”, introduzindo assim na série atores como Ron Thomas, Tamlyn Tomita, Traci Toguchi e Yuji Okumoto, regressando aos seus papéis como Bobby, Kumiko, Yuna e Chozen Toguchi, respetivamente. Tivemos ainda Elisabeth Shue como atriz convidada a voltar a dar vida ao papel de Ali Mills. Já a 4ª temporada traz-nos uma redenção do terceiro filme da saga “Karate Kid Part III” e Thomas Ian Griffith é adicionado ao elenco, sendo um novato na série, mas repetindo o seu papel de Terry Silver do filme. Outro destaque da última temporada estreada foi o da personagem de Kenny Payne, interpretado por Dallas Dupree Young, que consegue pôr em paralelo tanto a jornada de Robby Keene, mas também do jovem Daniel LaRusso.

A receção das duas temporadas de “Cobra Kai” estreadas na Netflix foi mais do que positiva, recebendo uma aprovação de 90% com a 3ª temporada e 100% na 4ª temporada, no Rotten Tomatoes. Já o Metacritic pontuou as temporadas em 71/100 e 70/100, respetivamente para a 3ª e 4ª temporada. A série continua a ser elogiada pelo apelo à nostalgia, honrando as suas raízes, ao mesmo tempo que consegue não só aprofundar e corrigir narrativas da saga original de “Karate Kid”, mas também tecer por si novas histórias. Os pontos positivos mais relevados são o do equilíbrio entre um drama lamechas com verdadeiros momentos emotivos, a faceta de comédia que entrega um entretenimento realmente divertido e as cada vez mais cativantes e complexas coreografias de ação.

Cobra Kai
“Cobra Kai” T3 ©Netflix

“Sometimes The Scars You Can’t See Are The Ones That Hurt The Most”

A expansão para os limites fora de West Valley e um leque de estrelas convidadas trouxe uma brisa fresca à 3ª temporada, juntamente com uma panóplia de temas que não se esgotaram apenas com o karaté. Miguel e Robby passam ambos por arcos de história relevantes, onde estas personagens cada vez mais adquirem um estatuto de importância semelhante aos dos seus sensei. O fortalecimento da relação entre Miguel e Lawrence, com os métodos bastante alternativos do mestre para ajudar o seu aluno a voltar a andar, entregam-nos das cenas mais emocionantes da temporada. Outro destaque desta temporada foi a alteração do dojo Cobra Kai sob a liderança de Kreese, e o impacto visível nos seus alunos, assim como o explorar do passado do vilão, que contribuiu bastante para enriquecer a narrativa. Nota-se que a equipa produtora aprendeu com as temporadas anteriores e afinou algumas arestas tanto a nível dramático como a nível de comédia, conseguindo esta temporada superar as anteriores em ambos os campos. O final da temporada consegue entregar o melhor episódio de toda a série até ao momento, onde não só acompanhamos um virar do enredo – da rivalidade eterna entre LaRusso e Lawrence para uma cooperação capaz de vencer os cada vez mais ferozes Cobra Kai -, e ainda assistimos a um confronto lendário entre os alunos dos três dojos, com lutas de nos prender ao ecrã durante toda a cena.

Martin Kove e Thomas Ian Griffith na 4ª temporada de “Cobra Kai” ©Netflix

“Begin a new era. Many of us used to be enemies. But rivalries don’t need to last forever.”

Se na temporada anterior os subenredos divagaram para outras áreas, na 4ª temporada o foco é o All-Valley, e os vencedores do campeonato moldarão o futuro das artes marciais em todo o West Valley. Há um foco no desenvolvimento da personagem de Tory Nichols, com um claro progresso nas capacidades de atuação tanto de Peyton List, mas também de Tanner Buchanan. A polaridade de Robby e a sua desconfiança para com todos, ao mesmo tempo que tenta ser fiel a ideais próprios, que já não sabe bem quais são, é outro interessante ponto da história. A série mantém-se dinâmica, circulando pelo desenvolvimento das suas várias personagens e tocando em temas tão diversos e relevantes como o bullying, o impacto social, a possibilidade de crescimento pessoal para todos (mesmo para Kreese) e ainda uma nota no feminismo – onde os holofotes brilharam mais na rivalidade entre Tory e Samantha. A remodelação do papel de Terry Silver, que foi bastante criticada na saga, foi brilhantemente conseguida, abrindo as portas para estimulantes futuros. E quem não sentiu uma pontada no seu coração naquela fatídica cena entre Miguel e Johnny? Mais uma vez a série consegue subir a barra no seu season finale, desta feita entregando dois episódios finais de puro entretenimento, onde assistimos a combates no All-Valley completamente envolventes e um exemplo do que há de melhor em coreografia de ação na televisão.

Mary Mouser e Peyton List na 4ª temporada de “Cobra Kai” ©Netflix

Cobra Kai” continua a ser uma das grandes séries tanto de 2021 com a sua 3ª temporada, como de 2022 com a 4ª temporada. E as boas notícias continuam, pois sabemos que a 5ª temporada concluiu já as filmagens e a 6ª temporada está neste momento a ser escrita. Apesar de ainda não haver data confirmada para a estreia da continuação da série, as especulações apontam para fim de Dezembro de 2022 ou início de Janeiro de 2023.

TRAILER | RIVALIDADE, LEGADO… EM JOGO ESTÁ A HONRA DO WEST VALLEY!

Qual o teu dojo favorito: Miyagi-Do, Eagle Fang ou Cobra Kai?

Cobra Kai, quarta temporada em análise
Cobra Kai

Name: Cobra Kai

Description: Após décadas de competição, conseguirão Daniel LaRusso e Johnny Lawrence trabalhar em conjunto para salvar o West Valley do Cobra Kai de John Kreese e de Terry Silver?

Author: Emanuel Candeias

  • Emanuel Candeias - 89
  • Inês Serra - 87
88

CONCLUSÃO

“Cobra Kai” consegue honrar a saga original de “Karate Kid”, corrigindo alguns erros no passado da saga e expandindo as raízes para novas histórias. As temporadas estreadas exclusivamente na Netflix demonstram um crescimento da ambição e do equilíbrio da série, revelando melhorias no drama, na comédia, nas performances dos atores e nas épicas cenas de ação. Esta continua a ser sem dúvida uma das grandes apostas da Netflix!

Pros

  • Crescimento geral da série
  • Complemento enriquecedor dos filmes
  • Coreografias robustas e ambiciosas
  • Forte e diverso elenco principal

Cons

  • Exagero pontual do ridículo
  • Expectativa de avanço na 5ª temporada de enredos, como a rivalidade entre LaRusso e Lawrence, sob a pena de se tornarem repetitivos
Sending
User Review
0 (0 votes)

Leave a Reply