6 conselhos para proteger o seu comércio
Conhecer os pontos frágeis de uma empresa é o primeiro passo para manter a segurança da mesma. Planear e arranjar soluções é o segundo passo.
As janelas, os corredores e algumas salas mais vulneráveis são locais aos quais deve prestar especial atenção se quiser prevenir assaltos. Já a nível de segurança para os colaboradores, temos outras dicas que podem ajudar.
Se ainda não o fez, use este conteúdo como um sinal de que deve investir na segurança da sua empresa. E por onde começar? As nossas dicas dão-lhe um excelente ponto de partida.
Os 6 melhores conselhos para manter a segurança do seu comércio
1. Invista em câmaras e alarmes
As câmaras são uma boa forma de manter os assaltantes afastados do seu estabelecimento e os alarmes são a última linha de defesa e que, por vezes, protegem a empresa de prejuízos maiores. Outra opção de segurança eletrónica é a instalação de fechaduras inteligentes, mas também pode optar pela contratação de seguranças.
Existem vários tipos de câmaras no mercado atualmente, desde as mais simples, que apenas captam a imagem, até às que armazenam todas as imagens capturadas. Se investir numa câmara que guarda as imagens captadas, será mais fácil contactar a polícia em caso de assalto ou outros.
Mas e onde comprar artigos para proteger o seu comércio? Os produtos de segurança eletrónica podem ser comprados na loja online Buitanda e recebidos no seu estabelecimento em apenas 48 horas. A loja tem um catálogo diversificado de câmaras de segurança, ideal para quem tem uma estratégia de segurança que exija diferentes câmaras.
2. Controle as entradas e saídas da empresa
Ao controlar a entrada e saída de pessoas do estabelecimento pode conseguir identificar potenciais suspeitos em caso de roubo ou mesmo evitar possíveis tentativas. Essa identificação pode ser feita por um segurança contratado pela empresa.
O uso de cartões ou crachás é uma forma de identificação muito boa para quem não quer que os funcionários percam muito tempo todas as manhãs. Para uma melhor segurança, qualquer entrada ou saída do estabelecimento pode passar pelo segurança contratado.t
3. Melhore a iluminação do estabelecimento
Os estabelecimentos pouco iluminados ficam mais vulneráveis do que os estabelecimentos bem iluminados. E não estamos a falar de uma iluminação muito complexa, pois uma lâmpada simples nos corredores já faz toda a diferença.
A falta de iluminação também influencia as imagens captadas pelas câmaras de segurança. Se a luz não for suficiente, a polícia pode não conseguir identificar um possível suspeito.
4. Dê especial atenção à organização da loja
Neste momento pode estar a perguntar o que a organização da loja tem a ver com a segurança da mesma. A verdade é que uma organização estratégica do espaço pode melhorar imenso a proteção do estabelecimento, por outro lado uma boa exposição dos produtos poderá aumentar as suas vendas.
Por exemplo, evite a exposição de produtos valiosos. Sempre que possível, esses produtos devem estar afastados da entrada da loja, mas devem ser mantidos numa zona de boa visibilidade para quem está a trabalhar. Esta dica é ainda mais importante se o estabelecimento estiver localizado numa região menos segura.
Pode, ainda, guardar o stock da loja numa zona de acesso não autorizado e onde seja necessária a apresentação de identificação.
5. Treine os colaboradores
Os seus colaboradores têm conhecimento de todas as medidas de segurança? Se não, o seu estabelecimento e mesmo os seus colaboradores podem não estar protegidos.
A melhor forma de manter os colaboradores em segurança é criando momentos para promover atividades de treino, palestras sobre as medidas de segurança ou mesmo os equipamentos de segurança (se for o caso), informação sobre a sinalização que existe dentro da empresa, entre outros.
As várias atividades promovidas pela empresa terão como objetivo evitar a falta de informação dos colaboradores, o que irá resultar numa maior segurança.
6. E, claro, faça manutenções com frequência
Por último, lembre-se que a manutenção tem como objetivo manter o bom funcionamento dos equipamentos, o que, de certo modo, irá manter a segurança do estabelecimento e de todos os colaboradores.
E não estamos a falar apenas do bom funcionamento dos equipamentos, mas também de garantir que todos se encontram dentro da data de validade.
Para que tal seja possível, deve manter uma boa organização do estabelecimento e os seus colaboradores devem estar atentos a estes prazos quando usarem os produtos (algo que deve ser partilhado nas sessões de informação).
Mesmo com toda a proteção, nem sempre é possível garantir a segurança do estabelecimento. Para evitar prejuízos elevados, contrate um seguro para a sua empresa. Lembre-se: mais vale prevenir do que remediar.