Construir e partilhar objetos com peças Lego virtuais, no Chrome

 

Lembra-se de despejar a caixa de legos para o chão e passar horas a fio a construir os objetos mais incríveis?

E do ruído dos milhares de peças remexidas, em busca daquela peça perfeita e colorida para compor exatamente o que imaginava construir?

Pois a Google e a Lego oferecem uma experiência única de construção com peças LEGO virtuais, que promete levar a sua criatividade além das pequenas peças de plástico.

lego 6

A nova experiênca Chrome + Lego, hoje oficialmente anunciada pela Google, traz aos utilizadores do Chrome a possibilidade de construir online um número ilimitado de objetos em Lego, usando tecnologia online 3D de alta-resolução baseada em WebGL. A nova experiência não se limita a permitir a construção com peças Lego, mas também a partilha das obras com outros utilizadores de todo o mundo, a exploração de novos trabalhos e ainda a reinterpretação de milhares de obras partilhadas online.

lego 1

O que inicialmente surgiu como uma experiência desenvolvida por uma equipa australiana, é agora disponibilizada pela Google a todos os utilizadores, numa solução online que facilita a criação e a exploração de novos mundos Lego – basta usar um normal PC ou dispositivo portátil com o browser Chrome instalado.  E para aqueles que pretendem continuar a usar as mãos em vez do rato do computador, esta experiência foi especialmente concebida para uma interação direta através de ecrãs multitouch.

lego 3

Dos objetos simples… às cidades. A nova experiência Chrome + Lego resulta de uma utilização mista de tecnologias do Chrome, do Google Maps e das ferramentas sociais da Google.  Ao entrar na página inicial do Bild With Chrome, o utilizador é convidado a explorar um mapa da Austrália e da Nova Zelândia (para já os locais disponíveis), procurando construções existentes, pesquisando as obras mais recentes e as mais vistas.

lego 5

Em alternativa, é possível partir diretamente para a construção do(s) seu(s) objeto(s) Lego, escolhendo uma zona do mapa para construir e acedendo a um tabuleiro vazio com mil peças de Lego disponíveis, para reunir conforme a imaginação o ditar – há mais de duas dezenas de peças para usar, incluindo portas e janelas, com 10 cores à escolha.

lego 2

No final da construção os trabalhos podem ser partilhados diretamente com os amigos, através do Google+, permanecendo também neste “Mundo Lego” criado nas páginas do Bild With Chrome, à vista de qualquer visitante.

Para as construções mais originais e criativas a Google promete ampliar a notoriedade, através das suas páginas no Google+.

Rui Ribeiro

Engenheiro, publisher, melómano e audiófilo, daqueles que ainda vão ao cinema, compram vinil, cd's, blu-rays, a Empire e a Stereophile em papel.