Far Cry 5

Far Cry 5 (PS4) | em análise

Chegou às lojas um dos jogos mais esperados do ano. “Far Cry 5” promete ser polémico, violento e com muito para se explorar. Estará na lista dos melhores do ano de 2018 quando chegarmos a dezembro?

“Far Cry 5” é um daqueles jogos que é divertido de jogar. É verdade que de imediato existe a tentação de fazermos comparações com os jogos anteriores e rapidamente percebemos que não estamos perante um mundo tão exótico como foram “Far Cry 3” e 4. Mas será isso um problema? Na realidade, não. Os cenários estão cheios de vida, quer humana, quer animal, há sempre algo a acontecer que nos chama a atenção e a diversidade de cenários é enorme. Montanhas, florestas, pântanos, cidades, grutas, estradas, desertos… “Far Cry 5” tenta oferecer um mundo aberto completo, e apesar de não ser dos melhores que já vimos, consegue oferecer tudo o que é preciso para este jogo.

Graficamente não é um portento, ficando ligeiramente abaixo de outros jogos lançados nos últimos meses, mas o facto de existir tanta vida e diversidade, compensa. E é com esta diversidade que o jogo se torna interessante, porque existe sempre uma novidade e a influência dos cenários na jogabilidade leva-nos a que não existam muitos momentos repetitivos.

Lê Também:
Razer Blackshark V2 X Green Edition, em análise

Ainda na jogabilidade, destaque para os muitos momentos de ação aérea e também aplausos para um enredo que muitas vezes nós possibilidade jogarmos acompanhados de outros personagens controlados pela consola. Podemos contratar especialistas para nos ajudarem em certas missões, aumentando a estratégia na forma de avançar. é uma adição que me agrada, porque aumenta bastante o número de possibilidades para avançarmos.

“Far Cry 5” tenta dar um passo em frente em várias vertentes. o facto de podermos costumizar o nosso personagem e escolher entre homem e mulher é uma opção interessante. Mas, provavelmente, o aspeto mais interessante será o facto de podermos fazer toda a história com outro jogador, em co-op. Portanto, jogar “Far Cry 5” com um jogador de qualquer parte do mundo é uma nova forma de vermos este jogo e, uma vez mais, o leque de possibilidades aumenta. Existe ainda um novo modo, chamado Arcade, em que podemos construir os nosso cenários e jogá-los online. A ideia é bastante boa mas facilmente perdemos muito e muito tempo nas construções, para depois não jogarmos assim tanto nesta primeira fase. Acredito que dentro de meses existam muitos cenários, e muitos deles brutalmente bem construídos, sendo esta uma forma inteligente de prolongar a longevidade do jogo.

Num jogo com grandes momentos de ação, também é preciso uma boa história para que tudo seja mais completo. “Far Cry 5” oferece um enredo com altos e baixos. Os vilões são bons, mas novamente acabamos por fazer a comparação com jogos anteriores, e este “FC5” não consegue oferecer vilões tão carismáticos como “FC3” e “FC4” conseguiram. No entanto, gostei do enredo, apesar de sentir que podia ter sido melhor. Fiquei com a sensação de que esteve aqui uma oportunidade de fazer algo mesmo fantástico, porque a base do enredo, religião, racismo, discrepâncias sociais, etc… está muito bem pensada. Contudo, o final, muito bom, compensa alguma da sensação de que o enredo teve demasiados altos e baixos.

Gostei deste “Far Cry 5”. As alterações na jogabilidade melhoraram o jogo em mundo aberto. Melhor exploração, sem estarmos “agarrados” às já famosas torres, com vários vilões e com muitos companheiros ao nosso lado durante boa parte do jogo. É um “Far Cry” que dá um passo em frente e apenas sofre por não conseguir ter vilões tão bons como os anteriores. Tem, obviamente, falhas, mas consegue ser um jogo consistente, divertido e cheio de ação. Se são fãs da série, então este será mais uma boa adição à vossa prateleira.

Luís Pinto

 

HARDWARE USADO PELA MHD PARA TESTES DE JOGOS

PS4:

  • PlayStation 4 Pro
  • Razer Raiju Controller
  • Razer Leviathan Sound System

PC:

  • Headphones Razer Carcharias
  • Keyboard Razer Epic Chroma
  • Mouse Razer Naga Epic Chroma
  • Monitor AOC U3277PWQU

Mobile:

  • LAIQ Glow

Far Cry 5
Far Cry 5

Game title: Far Cry 5

Game description: Chegou às lojas um dos jogos mais esperados do ano. Far Cry 5 promete ser polémico, violento e com muito para se explorar. Estará na lista dos melhores do ano de 2018 quando chegarmos a dezembro?

  • Jogabilidade - 85
  • Gráficos - 83
  • Som - 82
  • Enredo - 80
81

RESUMO

O MELHOR: Muito para se fazer. Mundo aberto com muita vida. Modo co-op muito divertido.

O PIOR: Enredo com altos e baixos.

EDITORA: Ubisoft

PLATAFORMA: PlayStation 4

Sending
User Review
3 (1 vote)
Comments Rating 1 (1 review)

Luis Pinto

Developer de videjogos e inteligência artificial - Autor do canal Luís Pinto - Apaixonado por jogos desde o tempo do Spectrum!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Sending