Fifa 18 (PS4) | Análise

Fifa 18 já chegou às lojas e promete vender bastante, como sempre. O desporto rei este ano tem grandes representantes nos videojogos e Fifa 18 quer marcar a diferença. A questão é se consegue, ou não.

Nos últimos anos Fifa tem conseguido um grande feito junto dos jogadores, com grandes vendas e capaz de apresentar boas novidades nos modos de jogo. Agora Fifa 18 chega e a questão é se a evolução é significativa. Sendo assim, quais as grandes diferenças em relação a Fifa 17?

Começando pela parte gráfica, Fifa é um peso pesado. Robusto, cheio de vida e cor, capaz de simular movimentos quase na perfeição apesar de poucos jogadores terem movimentos únicos. O ambiente nos estádios estão fantásticos, com o público cheio de vida e estádio fielmente recriados. Os jogadores são facilmente reconhecíveis apesar de alguns movimentos faciais ainda não estarem ao nível que se pede. A isso juntam-se muitas licenças, muitas equipas oficiais e tudo fielmente recriado para dar uma sensação única a quem gostar destes detalhes.

Em termos sonoros, o jogo está ao nível que a série nos habituou. Os comentários fazem sentido e dão um toque de qualidade em alguns modos de jogo, principalmente no modo carreira. Claro que ao fim de algum tempo se tornam repetitivos, mas, principalmente as inglesas, fazem um bom trabalho na maioria do tempo. Destaque ainda para o som produzido pelo público, sendo este o grande trunfo para a criação de ambiente na resposta ao que está a acontecer dentro do campo.

Lê Também:
Jogos a Não Perder | Outubro 2017

No entanto é na jogabilidade que os nossos olhos estão postos. Fifa 18 tem fatores positivos e negativos. Começando pela parte negativa, este ano temos um Fifa muitoofensivo, demasiado espetacular em alguns momentos, levando a que o futebol perca algum peso tático para ser um recital de futebol atacante. Tal nota-se, principalmente, nas movimentações dos nossos companheiros de equipa, que são muito mais inteligentes a atacar do que a defender. No ataque os nossos companheiros criam espaços, momentos de rutura e raramente não temos possibilidade de passe. Na defesa os nossos companheiros não têm a mesma inteligência nem dinâmica.

Na restante jogabilidade as diferenças são mínimas. A física está melhor e a possibilidade de deixarmos substituições definidas para rapidamente as executarmos durante o jogo pode ser uma adição interessante, mas a verdade é que em alguns momentos Fifa 18 não parece evoluir assim tanto dentro do campo.

Nos modos de jogo Fifa continua a ser fantástico, com grande destaque para o Ultimate team, que está cada vez melhor, e para um modo carreira com uma narrativa melhorada, mais opções e maior destaque ao que acontece fora de campo e que pode influenciar a performance do jogador. Existem desafios constantes e alguns diálogos interessantes, apesar de muitas vezes não se notarem mudanças consoante as nossas opções. A verdade é que ficaremos muitas e muitas horas a jogar Ultimate Team e o modo de Carreira com o nosso jogador Hunter. é, claramente, a continuação de uma nova página no mundo do futebol que Fifa 17 criou o ano passado.

Resumidamente, Fifa 18 melhora quase tudo em relação ao jogo anterior. Graficamente brilha, a componente sonora está boa e os modos de jogo estão fantásticos mesmo sem melhorias abismais. Dentro de campo Fifa 18 começa a seguir um caminho mais focado na espetacularidade em relação aos jogos anteriores, perdendo alguma tática mas ganhando a velocidade e intensidade que gostamos de ver. Aqui é um bocado ao gosto de cada um. Mas, uma coisa é certa, Fifa 18 tenta ser mais do que um jogo de futebol, e consegue-o!

Luís Pinto

 

HARDWARE USADO PELA MHD PARA TESTES DE JOGOS

PS4:

  • PlayStation 4 Pro
  • Razer Raiju Controller
  • Razer Leviathan Sound System

PC:

  • Headphones Razer Carcharias
  • Keyboard Razer Epic Chroma
  • Mouse Razer Naga Epic Chroma
  • Monitor AOC U3277PWQU

Mobile:

  • LAIQ Glow

Fifa 18

Game title: Fifa 18

Game description: Fifa 18 já chegou às lojas e promete vender bastante, como sempre. O desporto rei este ano tem grandes representantes nos videojogos e Fifa 18 quer marcar a diferença. A questão é se consegue, ou não.

  • Jogabilidade - 89
  • Gráficos - 93
  • Som - 82
  • Modos de jogo - 87
88

RESUMO

O MELHOR: Modos de jogo tornam Fifa 18 em mais do que um jogo de futebol

O PIOR: Futebol demasiado ofensivo e a precisar de melhorias na inteligência artificial

EDITORA: EA Sports

PLATAFORMA: PlayStation 4

Sending
User Review
5 (1 vote)
Comments Rating 1 (1 review)

Luis Pinto

Developer de videjogos e inteligência artificial - Autor do canal Luís Pinto - Apaixonado por jogos desde o tempo do Spectrum!

One thought on “Fifa 18 (PS4) | Análise

  • este jogo está bem pior!! O 16 e 17 são bem mais comestíveis que este. O ataque é baguejado. Faz lembrar o pes. Credo. Dinheiro mal gasto!

    Did you find this review helpful? Yes No

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Sending