©Netflix

‘Notícias do Mundo’, em análise

‘Noticias do Mundo’, um western escrito e dirigido por Paul Greengrass e protagonizado por Tom Hanks e Helena Zengel, centrado numa comovente história de afeição, tornou-se uma das grandes estreias do momento na Netflix, apesar de merecer um grande ecrã, até porque valorizava muito mais o seu padrão clássico neste género cinematográfico. 

‘Noticias do Mundo’, do realizador britânico Paul Greengrass (‘Bourne’, ‘United 93’) é uma brilhante adaptação do premiado romance ‘News of the World’, da escritora norte americana Paulette Jiles. E esta é a nova colaboração entre Paul Greengrass e Tom Hanks depois de ‘Captain Phillips’,— nomeado para Óscar de Melhor Filme 2013 — num  filme que condensa um magnífico western, belo, sensível, às vezes violento, mas com uma poderosa mensagem sobre a tolerância, os afectos e sobre o lugar onde na verdade encontramos o nosso lar, independentemente da família biológica. É curioso ver também que 122 anos depois,  ‘Kidnapping by Indians’, (1899) considerado como o primeiro western — uma curta e um filme mudo, claro — da História do Cinema, é curioso como este género cinematográfico continua a ser tão emocionante e, tão surpreendentemente atual, em termos temáticos e narrativos, quanto o primeiro filme do género.

Notícias do Mundo
©Netflix

‘Noticias do Mundo’, o filme protagonizado pelo ilustre veterano Tom Hanks (Um Amigo Extraordinário) e pela miúda alemã Helena Zengel (System Breaker), de 12 anos, — esteve nomeada para Melhor Actriz Europeia 2020 — é mais uma preciosidade dentro do género,— vimo-lo no streaming, mas é daqueles filmes que merecia estar num grande ecrã. Não só pelas suas matrizes clássicas, mas igualmente pela improvável reunião desta dupla de actores de gerações, culturas e nacionalidades diferentes: a jovem Zengel, que é alemã, não diz praticamente uma palavra em inglês, durante o filme todo e duvido que na sua vida tenha visto muitos western. 

VÊ TRAILER DE ‘NOTÍCIAS DO MUNDO’

Cinco anos após, o fim da Guerra Civil Americana, o capitão — apesar de sulista, mas com convicções muito democráticas — Jefferson Kyle Kidd (Tom Hanks), vai ganhando a vida, viajando de cidade em cidade através do Velho Oeste, lendo as notícias dos jornais para a população de cada comunidade, na sua maioria são analfabetos; ele partilha as notícias de presidentes e rainhas, inimizades nacionais e internacionais, gloriosas batalhas, catástrofes devastadoras e aventuras emocionantes dos confins do mundo. No seu caminho pelas planícies do Texas, Kidd cruza-se com Johanna (Helena Zengel), uma menina de 10 anos de origem alemã, que ajuda a resgatar, que foi sequestrada e criada pela tribo indígena Kiowa, como uma das suas. Johanna, hostil a um mundo que praticamente nunca conheceu, porque a família foi dizimada, quando ainda ela era um bebé, tem, dentro da lei, de ser devolvida aos seus tios biológicos, embora contra sua incompreendida vontade. Kidd concorda em entregar a menina, mas durante essa viagem que cobre centenas de quilómetros na selva implacável do Oeste americano, Kyle Kidd e Johanna vão juntos enfrentar enormes desafios contra forças humanas e da natureza, em busca de um lugar que no fundo, cada um deles possa chamar chamar a sua casa e ser amado.

Noticias do Mundo
©Netflix

Paul Greengrass é um cineasta que nos leva de imediato a pensar em acção ou pelo menos, numa linguagem apressada e dinâmica ou seja a utilização da câmera livre e agitada, movimentos constantes, montagens rápidas, que nos mantém quase sempre presos e em suspenso até ao final dos seus filmes. Falamos por exemplo, do esplêndido ‘United 93’, um filme de recriação de acontecimentos reais, ou das suas abordagens de acção explosiva, da saga ficcional de espionagem Bourne. Talvez por isso, a realização de ‘Noticias do Mundo’ torna-se ainda mais surpreendente pela positiva, em relação aos filmes anteriores do realizador. São quase duas horas de filme de um impecável ​​classicismo, tanto na forma como na substância, inspirado nos mais prestigiados western de fronteira — aliás mesmo com muitas piscadelas de olho a alguns filmes como ‘A Desaparecida’ ou ‘A Quadrilha Selvagem’, entre outros — mas tudo, muito bem executado e a um ritmo lento, suave de passagem e com uma notável fotografia — de Dariusz Wolski — que combina os grandes planos da espectacular natureza das pradarias do Oeste, com um tom geral mais íntimo e centrado nos dois actores, como aliás demonstram as fotos que ilustram este texto. Salvo as devidas comparações, mas ‘Notícias do Mundo’, é um filme bem ao estilo do grande John Ford. Bebe do mesmo espírito!

Noticias do Mundo
©Netflix

E depois é um filme que ganha muita força através do carisma e da gentileza única que tem o olhar e a figura de Tom Hanks — mais uma vez fantástico —, bem como e a poderosa interpretação da pequena e maravilhosa Helena Zengel; ‘Noticias do Mundo’, encanta porque vive mesmo da terna relação que se vai estabelecendo pouco a pouco, entre estes dois deliciosos personagens. ‘Noticias do Mundo’ expressa ainda, um discurso com uma forte leitura, que projeta muito dos males endémicos da sociedade americana, desde a colonização, que estão presentes até hoje e talvez mais vivos que nunca nos EUA, principalmente pelas profundas marcas deixadas pela Administração Trump: racismo, tensão e divisão política e um claro partidarismo e posicionamento dos media mais conservadores, em favor da mentira e da  violência. De qualquer modo, apesar deste tremendo cenário negro como metáfora da da sociedade americana da actualidade, Paul Greengrass dá-nos um olhar otimista e sentimental, com esta delicada história que é uma ode ao poder da palavra, à liberdade de expressão e ao amor, independentemente da filiação biológica e, sobretudo um grande hino à valorização artística dos grandes contadores de histórias, sejam eles quais forem em prol da liberdade criativa.

Notícias do Mundo, em análise

Movie title: News of the World

Movie description: ’Noticias do Mundo’, o novo filme do realizador britânico Paul Greengrass é um excelente western protagonizado por Tom Hanks e pela jovem alemã Helena Zengler.

Date published: 15 de February de 2021

Director(s): Paul Greengras

Actor(s): Tom Hanks, Helena Zengel

Genre: Drama, Western, 2021, 119 min

  • José Vieira Mendes - 80
  • Virgílio Jesus - 80
80

CONCLUSÃO:

’Noticias do Mundo’ de Paul Greengrass e com Tom Hanks e Helena Zengel é um excelente filme, sólido e emocionante comparado ao nível de alguns clássicos do western. É também um pequeno recado aos poderes instituídos, de que não importa o quanto a nossa realidade mude e o quão hostil ela possa tornar-se, porque o que nunca conseguirão mudar será a nossa vontade e liberdade de contar e ouvir histórias. Afinal das contas, são belas e pequenas histórias, e as personagens como as deste filme, que nos fazem ainda acreditar na Humanidade e que podemos mudar o Mundo e acordar todos os dias, pelo menos com um sorriso nos lábios.

O MELHOR: As notáveis, ternas e sensíveis interpretações de Hanks e Zengel apesar das muitas barreiras, de idade, linguísticas e culturais.

O PIOR: As muitas mas quase inevitáveis ​​lugares comuns herdados das suas referências cinéfilas, o que não é necessariamente mau.

Sending
User Review
5 (1 vote)
Comments Rating 5 (1 review)

José Vieira Mendes

Jornalista, crítico de cinema e programador. Licenciado em Comunicação Social, e pós-graduado em Produção de Televisão, pelo Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas da Universidade de Lisboa. É actualmente Editor da Magazine.HD (www.magazine-hd.com). Foi Director da ‘Premiere’ (1999 a 2010). Colaborou no blog ‘Imagens de Fundo’, do Final Cut/Visão JL , no Jornal de Letras e na Visão. Foi apresentador das ‘Noites de Cinema’, na RTP Memória e comentador no Bom Dia Portugal, da RTP1.  Realizou os documentários: ‘Gerações Curtas!?’ (2012);  ‘Ó Pai O Que É a Crise?’ (2012); ‘as memórias não se apagam’  (2014) e 'Mar Urbano Lisboa (2019). Foi programador do ciclo ‘Pontes para Istambul’ (2010),‘Turkey: The Missing Star Lisbon’ (2012), Mostras de Cinema da América Latina (2010 e 2011), 'Vamos fazer Rir a Europa', (2014), Mostra de Cinema Dominicano, (2014) e Cine Atlântico, Terceira, Açores desde 2016, até actualidade. Foi Director de Programação do Cine’Eco—Festival de Cinema Ambiental da Serra da Estrela de 2012 a 2019. É membro da FIPRESCI.

José Vieira Mendes has 602 posts and counting. See all posts by José Vieira Mendes

Leave a Reply

Sending