The Terror, em análise | Primeiras Impressões

The Terror” é a série de suspense e terror que não vais querer perder este ano! Tens dúvidas? Então lê já as nossas primeiras impressões! 

“The Terror” é a grande aposta do canal AMC para 2018. Olhando apenas para os nomes envolvidos na série, percebemos logo que estamos perante uma aposta de peso. Como produtor temos, nada mais nada menos que, Ridley Scott. Este senhor dispensa apresentações, mas relembramos que foi responsável por filmes como “Alien”, “Blade Runner” e “Gladiador”. No elenco encontramos rostos bastante conhecidos e talentosos de outras séries. É o caso de Jared Harris (“The Crown“, “Mad Men“), Tobias Menzies (“Outlander“) e Ciarán Hinds (“Game of Thrones“).

Posto isto, a grande questão que provavelmente têm é: de que trata a série “The Terror”? A série baseia-se na obra literária homónima e best-seller da autoria de Dan Simmons. A história começa em 1845, quando os tripulantes da marinha britânica, a bordo dos navios Erebus e Terror, tentam explorar território desconhecido no Ártico. O objetivo daquela expedição era, na verdade, de fazer a travessia da Passagem do Noroeste. Contudo os planos da tripulação são alterados no momento em que as embarcações ficam encalhadas no gelo.

The Terror

The Terror” é daquelas séries que no momento em que começam, já sabemos como vai acabar. Ou porque a série nos revela de imediato essa informação, ou porque podemos encontrar essa resposta nos livros de História. Mas nos casos como este, o final é completamente irrelevante. O que interessa realmente, é descobrirmos o que é que aconteceu, como e porquê. À primeira vista, e tendo como base apenas o primeiro episódio, parece-nos que “The Terror” será interessante como estudo do comportamento humano quando este se encontra perante circunstâncias extremas.

Lê Também:
Mapa das Séries: Todas as estreias nacionais de abril 2018

“Go For Broke”, o episódio que dá o pontapé de saída da série, é um capítulo essencialmente introdutório. Como acontece com quase todos os episódios piloto. O espectador tem acesso a todas as informações essenciais da série. Ficamos a conhecer as figuras principais do drama, somos situados no tempo e espaço da história e percebemos o contexto que liga todos estes elementos da série.

Como é óbvio, se o episódio se limitasse apenas a fazer esta introdução ao drama, o espectador não teria grande vontade de continuar a seguir a série. Por isso, enquanto nos familiarizamos calmamente com o universo de “The Terror”, a série começa a dar-nos pequenas pistas daquilo que podemos encontrar em futuros capítulos. E o que podemos esperar de “The Terror” (caso o título da série não fosse indicador suficiente) é uma série com muito suspense, terror psicológico e um pouco de sobrenatural à mistura.

The Terror

A aposta do canal AMC é particularmente competente na criação de um ambiente e de uma atmosfera de grande inquietação. Mesmo quando as coisas parecem estar normais, consegue-se pressentir que existe algo à espreita. Não sabemos bem o quê. E também não sabemos em que momento vai surgir. Mas percebemos que está lá. Isto deixa-nos em alerta permanente. Quando damos por isso, estamos agarrados ao nosso sofá ou cadeira, sem conseguir desviar os olhos do ecrã.  

Lê Também:
As 30 melhores séries para assistires nesta Primavera

Antes de começarem a ver “The Terror”, convém fazer o seguinte aviso. A série poderá ferir a susceptibilidade de alguns espectadores. Se estivermos a falar única e exclusivamente do capítulo “Go For Broke”, não há muito para apontar. É um episódio relativamente calmo, sem cenas muito violentas ou intensas. Mas tudo nos leva a crer que isto não se vai manter nos próximos episódios. “The Terror” vai estar constantemente a jogar e brincar com as emoções e expectativas do espectador. Por isso, se vocês não gostam dessa sensação contínua de incerteza e ânsia, aliada ao género de terror, talvez seja melhor não acompanharem a série. Porém, se forem aficionados do género, diríamos que “The Terror” é uma série cujo visionamento é obrigatório!

Não percas a grande estreia de “The Terror”, no AMC Portugal, dia 3 de abril, às 22h10!

The Terror | Primeiras Impressões

Name: The Terror

Description: Inspirada em factos reais, ‘The Terror’ retrata a perigosa viagem em território inexplorado de uma tripulação em busca da passagem do Noroeste. Cercados por condições extremas, a lidar com recursos limitados, falta de esperança e medo ao desconhecido, a tripulação encontra-se constantemente a lutar pela sobrevivência. Enregelados, presos e isolados nos confins da terra, ‘The Terror’ mostra tudo o que pode correr mal quando um grupo de homens, desesperados por sobreviver, lutam não só contra elementos externos, mas também entre si próprios. (Fonte: AMC Portugal)

  • Filipa Machado - 75
75

CONCLUSÃO

O MELHOR:O ambiente de suspense e mistério que a série consegue criar, brincando com as emoções do espectador.

O PIOR:O ritmo lento do primeiro episódio que poderá fazer com que alguns espectadores não queiram acompanhar a série.

Sending
User Rating 4.25 (4 votes)
Comments Rating 0 (0 reviews)

Filipa Machado

Licenciada em Estudos Artísticos e uma grande apaixonada (e viciada) por Literatura, Televisão, Cinema e, em especial, por Animação Japonesa.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Sending