Curiosidades sobre os OBJETOS MÁGICOS em Harry Potter que possivelmente não sabes
Quando pensamos em objetos mágicos, o primeiro que nos vem à cabeça é claro, a varinha. Porém o mundo de Harry Potter está repleto de pequenos e grandes objetos que são uma parte importante da história.
Este é mais um artigo inspirado numa pesquisa levada a cabo por fãs da saga de J.K. Rowling e é bastante curioso ver em que lugar estão os vários objetos presentes na obra. Será que em primeiro se encontra aquele que julgas ser o mais mencionado?
Estes são os objetos mágicos mais mencionados! >
Mais importate, será que o teu objeto mágico preferido faz parte desta lista? A Magazine.HD diz-te!
<< CRIATURAS MÁGICAS | BEM VS. MAL >>
13. PEDRA DA RESSURREIÇÃO
A pedra da ressurreição (mencionada 32 vezes) é uma das três relíquias da morte presentes no “Conto dos Três Irmãos”. Supostamente criada pela própria morte, a pedra é concedida a Cadmus Peverell para que este pudesse “recuperar” entes queridos falecidos. Vindo do além, os “ressuscitados” possuiriam forma mais sólida que a de um fantasma mas não regressariam enquanto humanos vivos. Ela foi passada de geração em geração, até Tom Riddle a roubar. Segundo a lenda, o feiticeiro que conseguisse juntar a pedra com o manto e a varinha de sabugueiro, tornar-se-ia no Mestre da Morte.
12. SALGUEIRO ZURZIDOR & TAÇA DE HELGA HUFFLEPUFF
Vítima da condução de Ron Weasley, o salgueiro zurzidor é uma planta mágica pertencente a uma espécie violenta, podendo ser considerado até mais uma criatura de que um objeto. Os salgueiros zurzidores (mencionados 36 vezes) são conhecidos por atacarem tudo o que se aproxime do seu perímetro. Os seus ramos funcionam como braços que usam para se defender daqueles que os atacam.
Quanto à taça, mencionada igualmente 36 vezes, esta pertence a um dos fundadores de Hogwarts – Helga Hufflepuff. Para além de escolher os seus alunos com base em virtudes como a lealdade e o espírito trabalhador, Helga for também a responsável pela inclusão dos elfos domésticos nas cozinhas da escola, oferecendo um local seguro para puderem trabalhar sem medo de serem mal-tratados. Uma das horcruxes de Voldermort, a taça é o símbolo da casa Hufflepuff e é o único objeto alguma vez roubado de um cofre do banco de Gringotts, nomeadamente do cofre da família Lestrange.
11. DIADEMA DE ROWENA RAVENCLAW
Passamos de Helga Hufflepuff para a sua amiga de longa data e co-fundadora da Hogwarts School of Witchcraft and Wizardry. Rowena Ravenclaw tinha em sua posse um diadema que se dizia oferecer a que o usa-se o dom da sabedoria, qualidade valorizada pela casa da Ravenclaw. O diadema foi roubado de Rowena pela sua filha, Helena, e mais tarde tornou-se numa das horcruxes de Voldemort. O objeto é mencionado 45 vezes.
10. ESPELHO DOS INVISÍVEIS
“Erised stra ehru oyt ube cafru oyt on wohsi” é a frase cravada no espelho que Albus Dumbledore mostra a um jovem e destroçado Harry Potter. Apesar das palavras serem supostamente algo numa língua já morta, a frase pode traduzir-se na realidade por “I show not your face but your heart’s desire” (“Mostro-te não a tua face mas o que mais desejas), escrito ao contrário. O objeto, presente 49 vezes, mostra o que a pessoa mais feliz do mundo veria no espelho. Harry vê-se acompanhado dos seus pais e Ron vê-se como campeão de Quidditch. O que verias no espelho dos invisíveis?
9. RELÍQUIAS DA MORTE & PENSATÓRIO
Mencionado 76 vezes (à semelhança do pensatório), o primeiro “objeto” são na realidade a varinha de sabugueiro, o manto da invisibilidade e a pedra da ressurreição. Os três objetos pertenciam aos irmãos Peverell d’ “O Conto dos Três Irmãos”, incluído no livro “Os Contos de Beedle, o Bardo” do autor homónimo. Antioch (dono da varinha), Cadmus (dono da pedra) e Ignotus (dono do manto) foram visitados pela morte que lhes ofereceu estas três relíquias. Quem conseguisse reunir os três, tornar-se-ia no Mestre da Morte. No mundo da magia, pensava-se que estes eram artefactos fictícios e nunca ninguém até hoje conseguiu a proeza.
O pensatório é um objeto semelhante a uma bacia que permite rever memórias de forma passiva. Muitos feiticeiros e bruxas deixam para trás as suas memórias, que podem ser depois revisitadas. Entre outras coisas, o pensatório de Hogwarts é usado por Harry para ver as memórias de Tom Riddle e em “Príncipe Misterioso”.
8. MEDALHÃO
O medalhão é um dos pertences dos descendentes de Salazar Slytherin tendo parado nas mãos da família Gaunt. Depois de Marvolo e Morfin, o seu filho, serem enviados para Azkaban, o medalhão foi roubado pela filha de Marvolo, Merope, e vendido a Caractacus Burke por dez galeões que, por sua vez, o vendeu a uma bruxa chamada Hepzibah Smith. No século XX, Hepzibah mostra o medalhão a um jovem Tom Riddle. Apercebendo-se de que na realidade é ele o seu verdadeiro dono (não fosse Tom Riddle descendente de Salazar), o jovem feiticeiro assassina a bruxa e rouba-lhe o objeto, transformando-o mais tarde numa das suas horcruxes e escondendo-o numa caverna.
Regulus Black, irmão de Sirius e ex-devorador da morte, rouba o medalhão e entrega-o a Kreacher, o seu elfo doméstico, para que este o destrua, algo que a pequena criatura não consegue fazer. Antes de chegar às mãos de Harry, o medalhão é confiscado de Kreacher por Dolores Umbridge e levado para o Ministério da Magia. O medalhão é mencionado 90 vezes.
7. CHAPÉU SELECIONADOR
Talvez o objeto que todos nós mais gostaríamos de conhecer (ainda estou à espera da carta, nunca de sabe), é o chapéu selecionador. Mencionado 124 vezes, o chapéu é um objeto/ser senciente que determina a qual das quatro casas cada aluno pertence. A sua decisão, sempre correta, é uma mistura das qualidades de cada aluno mas também da sua própria escolha, ainda que esta parte lhes seja desconhecida. O chapéu foi criado por Godric Gryffinfor, co-fundador de Hogwarts e líder da casa homónima, e encontra-se “guardado” no escritório do diretor.
Já agora, como curiosidade, se o tempo de seleção durar mais de cinco minutos, o aluno é considerado um hatstall (um “empatador do chapéu”, na falta de uma tradução oficial). Entre as personagens da saga que sabemos serem hatstalls estão Minerva McGonagall e Peter Pettigrew. Filius Flitwick, Gilderoy Lockhart, Hermione Granger, Neville Longbottom e, claro, Harry Potter, são personagens quase hatstall.
6. VARINHA DE SABUGUEIRO
A segunda relíquia da morte a constar nesta lista é a varinha de sabugueiro, pertence de Antioch Peverell. Acredita-se que esta varinha, mencionada 136 vezes, seja a varinha mais poderosa do mundo, capaz de conjurar feitiços considerados impossíveis até para os feiticeiros mais experientes. Antioch usou-a para derrotar um rival, acabando assassinado em sua casa quando outro feiticeiro quis tomar posse deste objeto. Desde então, a varinha passou por vários donos, sendo conquistada através de métodos violentos. Este último aspecto levou a que muitos acreditem que para poder ser realmente utilizada, o seu mestre terá de matar.
5. MAPA DO SALTEADOR
Todo o mapa de Hogwarts e seus arredores, incluindo passagens secretas, é o que mostra o mapa do salteador. Para além disso, ele localiza e identifica todos os que se encontrarem na escola (até fantasmas), chegando mesmo a não se deixar enganar por animagi, poções polissuco ou mantos da invisibilidade. A sua única fraqueza são locais magicamente escondidos como a sala das necessidades e a câmara dos segredos.
O mapa do salteador foi criado entre 1975 e 1978 por Remus Lupin (Moony), Peter Pettigrew (Wormtail), Sirius Black (Padfoot), e James Potter (Prongs), através de um feitiço de homúnculo. Sirius, Peter e Lupin exploraram os arredores do castelo com a ajuda das suas formas animagi (e Lupin com a capacidade de se transformar em lobisomem), enquanto James mapeou o castelo por dentro, escondido pelo seu manto da invisibilidade. Usado para “fazer o mal” e azucrinar a paciência de Severus Snape, o mapa é eventualmente apanhado por Filch e mantido na sua posse até ser roubado pelos gémeos Weasley durante o seu primeiro ano em Hogwarts. Anos mais tarde, Fred e George oferecem o mapa a Harry, devolvendo-o, sem o perceber, ao filho de um dos seus criadores. O mapa é mencinado 140 vezes.
4. ESPADA DE GRYFFINDOR
Criado por duendes, a espada de Gryffindor pertencia originalmente a Godric Gryffindor, co-fundador de Hogwarts e líder da casa homónima. Em a “Câmara dos Segredos”, a espada materializa-se no chapéu seletor e permite ao jovem Harry salvar Ginny e matar o basilisco, embebendo do seu veneno e possibilitando à espada ser capaz de destruir horcruxes. Quando não está a salvar o dia, a espada de Gryffindor (presente 159 vezes) é guardada no escritório do diretor de Hogwarts.
3. SNITCH
Mencionada 176 vezes, a snitch (ou Golden Snitch) é a terceira bola de Quidditch e a mais pequena. Ela é dourada e possui asas prateadas que lhe permitem voar a grande velocidade ou pairar sobre o campo. A snitch é muito difícil de apanhar mas, quando capturada por um seeker, anuncia o término do jogo e oferece 150 pontos à equipa do seeker que a detém.
2. HORCRUX
Presente em texto 227 vezes, a horcrux poderia ter o objeto mágico mais mencionado na obra mas não o é (consegues adivinhar quem está em primeiro?). A Horcrux pode ser criada apenas por um feiticeiro mestre nas artes negras e consiste num objeto que contem parte da alma de dito feiticeiro, garantindo-lhe vida eterna. A primeira Horcrux foi feita por Herpo the Foul e depois desta, existiram apenas as sete produzidas por Lord Voldermort. O modo terrível com que são feitas, requerendo atos bárbaros incluindo homicídio, leva a que a sua existência seja escondida da maioria dos feiticeiros.
As horcruxes de Lord Voldermort são o diário de Tom Riddle, o anel de Marvolo Gaunt (onde se esconde a pedra da ressurreição), o medalhão de Salazar Slytherin, a taça de Helga Hufflepuff, o diadema de Rowena Ravenclaw, a Nagini, e Harry Potter (criado involuntariamente).
1. MANTO DA INVISIBILIDADE
413 é o número de vezes que o manto da invisibilidade é referido na saga de Harry Potter, tornando-o no objeto mais mencionado da obra. A terceira e última relíquia da morte a aparecer nesta lista, o manto pertencia a Ignotus Peverell e contem a capacidade de durar para sempre, algo que normalmente os mantos da invisibilidade não conseguem. Esta relíquia passou de geração em geração, estando atualmente na posse de Harry Potter.
Estamos a chegar ao fim desta viagem, faltando apenas mais um artigo! Mas diz-nos. Qual objeto mágico gostarias de ter? E porquê?
<< CRIATURAS MÁGICAS | BEM VS. MAL >>
Artigos relacionados:







