“Não estavam preparados”, Denzel Washington revela a cena de Gladiador 2 censurada por Hollywood
Quem diria que no Império Romano, um amor proibido abalaria as bases de Gladiador II? A revelação de Denzel Washington promete surpreender o mundo do entretenimento.
Sumário:
- Denzel Washington revelou que uma cena de beijo gay foi cortada de Gladiador II;
- Outros atores, como Paul Mescal, também tiveram cenas de afeto removidas;
- Hollywood ainda demonstra resistência em mostrar relacionamentos LGBTQ+ em filmes épicos.
Não é todos os dias que uma estrela do calibre de Denzel Washington vem a público confessar que uma cena de beijo gay foi cortada de um filme. Mas foi exatamente isso que o aclamado ator revelou numa entrevista recente à Gayety, deixando os fãs de Gladiador 2 boquiabertos. Afinal, quem diria que o Império Romano de Ridley Scott escondia um romance proibido, destinado a ser apagado dos ecrãs?
A ousadia de Denzel Washington
Na sua entrevista, Washington foi enfático ao afirmar que “Beijei um homem na boca, mas acho que ainda não estavam preparados para isso. Matei-o cerca de cinco minutos depois.” Esta declaração expõe as ainda persistentes barreiras que a comunidade LGBTQ+ enfrenta para ver-se representada de forma natural e autêntica nas grandes produções cinematográficas como Gladiador 2.
Curiosamente, Washington não foi o único ator a ter uma cena de beijo cortada de Gladiador 2. “Houve um momento em que estávamos a ensaiar a minha cena de luta com o Pedro, e tive a ideia de, no final da cena, beijar o Pedro na testa,” contou Paul Mescal à Entertainment Weekly. “Fiz isso num dos takes, e depois recebemos as mensagens de rádio de volta para o Ridley (Scott, o realizador do filme), e eu perguntei: ‘Ridley: beijo na testa, gostaste? Sim ou não?’ Houve um momento de silêncio no rádio. Depois, o rádio dele voltou a crepitar, e ele respondeu: ‘Receio que sim.’” Infelizmente, removeram também esta cena.
Ridley Scott, a censura e Gladiador 2
Mesmo com realizadores como Ridley Scott a tentar retratar a história de forma mais inclusiva, a indústria cinematográfica ainda parece hesitar em representar abertamente relacionamentos LGBTQ+ em produções épicas. Será que um dia veremos cenas de beijos e romances homoafetivos retratados com a mesma naturalidade? Não sei, mas, felizmente, a coragem de atores como Denzel Washington em abordar abertamente estes temas pode ser o primeiro passo rumo a uma indústria cinematográfica mais inclusiva e representativa.
Se achavas que Gladiador 2 seria apenas uma sequela grandiosa da aclamada saga, estás enganado. Graças ás revelações bombásticas de Denzel Washington, agora sabemos que por trás dos combates espetaculares e da narrativa épica, havia também um beijo silenciado. Mas talvez, quem sabe, num futuro não muito distante, o Império Romano possa finalmente render-se aos encantos do amor na sua gloria.
Agora queremos saber: o que achas destas revelações? Achas que chegou a hora de Hollywood abraçar o amor em todas as suas formas, até mesmo nas suas produções mais épicas? Deixa a tua opinião nos comentários.