Tim Burton

Devaneios cinemáticos de Tim Burton em exclusivo no Canal Cinemundo

Com a estreia de “Dumbo” nas salas de cinema, o Canal Cinemundo apresenta Tim Burton como o realizador do mês de abril.

O Canal Cinemundo leva mais um realizador a casa dos portugueses e o “convidado” do mês de abril é o realizador americano Tim Burton. Todas as segundas-feiras de abril, entre 8 e 29 de Abril, será possível assistir a um filme realizado pelo excêntrico cineasta, numa viagem que começa nos seus primeiros êxitos.

A retrospetiva vai passar pelos filmes da saga “Batman” que introduziram Tim Burton ao universo dos super-heróis, “Marte Ataca!” uma sátira ao universo dos filmes trash de ficção científica dos anos 50 e “Charlie e a Fábrica de Chocolate”, um remake moderno do clássico com o mesmo nome.

Tim Burton
Programação Cinemundo, especial Tim Burton

O realizador que cresceu em Burbank, ao lado dos grandes estúdios de animação, e que conta no percurso profissional com quase 40 filmes realizados, teve um início de carreira pouco auspicioso quando em 1984 foi afastado da Disney – que o tinha contratado anos antes impressionados com o seu trabalhado na faculdade -, alegadamente por considerarem o seu estilo demasiado escuro e assustador para as crianças.

O momento seria um ponto de viragem na carreira e, mantendo a sua visão, o cineasta conseguiu obter sucesso com filmes de baixo orçamento, o que atraiu a atenção de grandes estúdios que acabariam por lhe oferecer o seu primeiro filme de grande orçamento, “Batman”. Em 1989, com 31 anos, tornar-se-ia o realizador mais jovem a dirigir um filme da saga. Dois anos mais tarde, iria voltar a realizar “Batman Regressa”.

Os filmes de Tim Burton são inconfundíveis, facilmente identificáveis e caracterizados por um estilo visual gótico exageradamente estilizado, quase caricatural: dos personagens, aos adereços, às casas e cidades onde os filmes acontecem, como acontece em “Batman”, onde as ruas sombrias de Gotham estão repletas de detalhes ornamentados. Este filme acabaria por vencer o Óscar de Melhor Direção Artística e filmes como “Batman Regressa” receberiam nomeações para o Óscar de Melhores Efeitos Visuais e Melhor Caracterização, e “Charlie e a Fabrica de Chocolate” para Melhor Guarda-Roupa.

Tim Burton
Os miúdos de “Charlie e a Fábrica de Chocolate”

Todo o talento de Burton deu-lhe oportunidade de trabalhar com alguns dos maiores nomes da indústria cinematográfica, em especial no filme “Marte Ataca!”, onde reuniu um elenco de topo com nomes como Glenn Close, Annette Bening, Pierce Brosnan, Danny DeVito, Jack Black, Sarah Jessica Parker, Michael J. Fox, Tom Jones ou Natalie Portman. No entanto, o realizador gosta de trabalhar regularmente com as mesmas equipas: Danny Elfman criou a banda sonora para quase todos os filmes de Burton; Johnny Depp já participou em oito filmes do realizador; Michael Keaton teve papéis em “Batman”, “Batman Regressa” e “Os Fantasmas Divertem-se”; Danny DeVito em “Batman Regressa” e “Marte Ataca!”; e Jack Nicholson aparece em “Batman” e teve dois papéis em “Marte Ataca!”.

Grande parte dos filmes de Burton são ainda caracterizados pelas suas personagens principais excêntricas, estranhas e excluídas da sociedade (geralmente são excluídos porque ninguém os compreende). Em “Batman”, Bruce Wayne é um rico misterioso que se distancia escondendo a sua identidade secreta. Em “Charlie e a Fábrica de Chocolate”, Willy Wonka é um confeiteiro excêntrico, isolado e muito misterioso.

Tim Burton
“Dumbo”, o novo filme de Tim Burton

A estranheza das personagens de Tim Burton – que o realizador admite ser as que mais aprecia – são tipicamente explicadas através de flashbacks, outra das características dos seus filmes. Tim gosta de usar flashbacks para contar uma história dentro de uma história maior, dando mais profundidade às personagens e ajudando o público a entender o porquê das suas peculiaridades. Em “Charlie e a Fábrica de Chocolate” esta técnica é usada para explicar a razão porque Willy Wonka se quis tornar confeiteiro. Em “Batman”, é a memória da morte dos pais de Bruce Wayne que explica, em última instância, porque o mesmo se decidiu tornar Batman.

Com um estilo excêntrico e peculiar que tornam os filmes de Tim Burton inconfundíveis, o Canal Cinemundo exibe assim quatro filmes que focam alguns dos êxitos do início da carreira de um dos realizadores mais icónicos do cinema atual e que refletem todo o imaginário deste talentoso realizador.

Para conheceres o horário de exibição dos filmes de Tim Burton no Canal Cinemundo podes clicar aqui! Fica também atento à nossa rubrica “Grandes Filmes na TV” divulgada semanalmente aos domingos! Além disso, Tim Burton tem um novo filme nas salas de cinema: “Dumbo”, o live-action da Walt Disney Pictures!

És fã dos filmes do realizador?

Virgílio Jesus

Era uma vez em...Portugal um amante de filmes de Hollywood (e sobre Hollywood). Jornalista e editor de conteúdos digitais em diferentes meios nacionais e internacionais, é um dos especialistas na temporada de prémios da MHD, adepto de todas as formas e loucuras fílmicas, e que está sempre pronto para dois (ou muitos mais!) dedos de conversa com várias personalidades do mundo do entretenimento.

Virgílio Jesus has 1403 posts and counting. See all posts by Virgílio Jesus

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.