Do Livro à Tela | Se eu ficar

se eu ficar

Do Livro à Tela

*

Se eu ficar

*

“Se eu ficar” foi um dos últimos romances a dar o salto das páginas para o grande ecrã. Dono de enorme sucesso, o pequeno livro tornou-se um bestseller mundial e o seu trailer deixou curiosos todos os que apreciam o género. Neste artigo vamos, uma vez mais, analisar as diferenças e o porquê dessas diferenças. Para todos aqueles que não leram e/ou não viram o filme, vamos tentar não oferecer muitos spoilers, mas a verdade é que eles existem, por isso ficam avisados. Se não querem ter algumas surpresas reveladas, parem agora a leitura.

“Se eu ficar” é um livro forte que nos tenta oferecer uma visão bem explorada e sentimental do que é um possível momento em que recordamos a nossa vida, tanto os momentos bons, que tentamos não esquecer, como os momentos maus, que teimam em não desaparecer mas que sempre nos ensinam algo.

Se Eu Ficar - 7

Esta obra tem como base uma verosímil hipótese de uma pessoa em coma ter, de forma consciente ou não, a possibilidade de escolha sobre se quer viver ou não. Claro que podemos olhar para esta hipótese como uma metáfora para a nossa vontade de viver e quanto essa vontade por vezes nos salva nos mais variados momentos, como por exemplo uma doença complicada… mas deixemos possíveis metáforas de lado e vamos analisar tudo de forma direta.

Sendo um livro pequeno, não existe aqui grande necessidade de cortar no filme, mas os cortes existem sempre, para o bem ou para o mal, e as diferenças existem sem termos de fazer grande esforço para as detetar. Aqui vamos analisar algumas que, de alguma forma, condicionam a forma como vemos e recebemos esta história, culminando em duas experiência bem diferentes.

Se Eu Ficar - 8

A base das diferenças está no foco que o filme dá ao romance entre o casal amoroso, Adam e Mia. A cena em que Adam pinta uma réplica do tecto em que Mia vai atuar é a demonstração que o filme quer mostrar o quanto Adam se preocupa e apoia Mia. Tal cena não existe no livro. A juntar a esta cena está o foco que o filme dá a Adam. No livro apenas temos o olhar de Mia (existe uma sequela mais focada em Adam), que se recorda de bons e maus momentos juntos, mas nunca temos a visão de Adam, não sabemos os seus medos e o que é a sua vida para lá da relação. No filme nota-se o objetivo de tornar Adam numa personagem muito importante, focando os seus problemas familiares e dando a importância necessária para um final de filme mais sentimental em alguns aspetos.

Se o espectador ainda não percebeu o foco que Adam recebe durante o filme, no fim Adam leva a preciosa carta a Mia e tal facto não acontece no livro. Novamente existe a tentativa de tornar Adam na personagem que se preocupa com Mia, aumentando o laço entre os dois. Este aumentar do foco no casal tem como expoente máximo a canção que Adam escreve para Mia, algo que não faz no livro, e que aqui se torna no grande peso da decisão final.

Se Eu Ficar - 2

Mas este foco no casal também se nota no que outras personagens perdem, pois a família e amigos de Mia perdem bastante “peso” na adaptação para o cinema, visto que no filme Mia recorda muito menos a sua família e muito mais a sua relação com Adam, mas não só nas recordações vemos esta tendência, pois na própria cena do acidente se consegue reparar que o filme não é tão forte em relação à perda dos pais. No livro somos esmagados pelas fortes descrições e pelo sentimento de pânico e impotência de Mia ao ver os seus pais mortos. No filme toda a cena é muito mais soft e rapidamente somos canalizados para outros locais e outros temas.

Resumindo, e sem querer aprofundar ainda mais as diferenças, o que se nota é que o filme é sobre um casal e o livro é sobre uma vida. O livro é mais completo porque nos mostra tudo o que nos leva a querer viver… abraçar um irmão, brincar com o nosso animal, partilhar momentos de felicidade ou dor com os nossos pais. O livro leva-nos para a plenitude de acontecimentos que a vida de um adolescente pode ter. A decisão de Mia está aí, em fugir à dor da perda ou enfrentá-la e tentar repetir momentos com a sua futura família, acreditando que é a partilha de experiência o melhor que temos na vida, e vale a pena viver por esses momentos.

Se Eu Ficar - 5

Outros leitores e espectadores poderão encontrar uma forma diferente de ver estas alterações, mas para nós, a diferença reside no facto de que o filme nos tenta passar a ideia que grande parte da base da decisão de Mia é a sua relação com Adam, mas o livro mostra-nos que é muito mais do que isso. São todas as pessoas que nos rodeiam e que nos fazem sorrir. São os momentos que estão para vir, os sonhos por concretizar, os sorrisos a alcançar. E por isso tudo dizemos que o livro é melhor, mais completo, mais forte, mais próximo do que é a realidade em que cada segundo pode ser um momento de felicidade. É verdade que gostámos do filme, sabemos que é uma adaptação interessante e competente, mas o livro consegue ser melhor.

E vocês, o que acharam desta adaptação?

LP

 Para saberem mais sobre o livro, cliquem aqui.

Para lerem a crítica ao livro no blog Ler y Criticar, cliquem aqui.

3 thoughts on “Do Livro à Tela | Se eu ficar

  • Provavelmente o melhor artigo que li até hoje sobre o livro vs filme. Parabéns! 🙂

  • Obrigado pelo seu comentário e elogio, Verinha. É sempre gratificante sentir que os nossos artigos são apreciados e isso dá-nos motivação para continuar. Aproveitamos para deixar o convite para que continue a comentar os nossos artigos, sejam eles “Do livro à tela”, ou quaisquer outros, porque todos os comentários são uma forma de sabermos a opinião dos nossos leitores.

  • Se Eu Ficar: 5*

    O filme não é 100% fiel ao livro, contudo o argumento consegue ser bastante leal ao filme e isso é sem dúvida uma mais-valia.
    Li o segundo livro recentemente e já está na hora de fazerem um filme baseado em Espera por Mim, eu iria ver.
    Apenas não gostei de uma coisa na adaptação cinematográfica de “Se Eu Ficar”, a mudança no nome da banda de Adam de Shooting Star para Willamette Stone.

    Cumprimentos, Frederico Daniel.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *